Salário para o cargo de Charuteiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Charuteiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Charuteiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • gerir custos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • exercitar a autonomia;
  • estimular a motivação das equipes;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • instruir subordinados;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • transferir numerário para o banco;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • participar de reuniões;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • administrar remanejamentos;
  • avaliar desempenho;
  • planejar compras e locações;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • buscar atualização profissional;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • resolver reclamações de clientes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • expressar-se oralmente;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • propor compra de novos itens;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • recepcionar mercadorias;
  • operar equipamentos de informática;
  • contratar serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • demonstrar motivação;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • manter apresentação pessoal;
  • orientar clientes;
  • expressar-se gestualmente;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • remanejar leiaute;
  • implantar técnicas de vendas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • providenciar integração de funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • agir com dinamismo;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • delegar atribuições;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • gerir compras;
  • cobrar resultados;
  • gerir estoques;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • captar recursos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • formular incentivos de produtividade;
  • exercer liderança;
  • examinar currículos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • promover programas prevencionistas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • promover funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerir investimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir estratégias de terceirização;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • qualificar fornecedores;
  • entrevistar candidatos;
  • designar equipe para projeto;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • representar a empresa;


Setores que mais contratam Charuteiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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