Salário para o cargo de Cacaulista
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cacaulista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Cacaulista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • formular incentivos de produtividade;
  • examinar currículos;
  • exercer liderança;
  • gerir compras;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • elaborar plano de investimentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • elaborar normas e instruções;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • cobrar resultados;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • recepcionar mercadorias;
  • implantar técnicas de vendas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerir estoques;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • fazer orçamentos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • gerir investimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • providenciar integração de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • participar de reuniões;
  • planejar compras e locações;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • contratar serviços;
  • designar equipe para projeto;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • orientar clientes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerir custos;
  • exercitar a autonomia;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • manter apresentação pessoal;
  • definir estratégias de terceirização;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • cooperar na definição de projetos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • transferir numerário para o banco;
  • agir com dinamismo;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • delegar atribuições;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • operar equipamentos de informática;
  • promover funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • atender agentes de fiscalização;
  • qualificar fornecedores;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • expressar-se oralmente;
  • determinar perfis profissionais;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • captar recursos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • remanejar leiaute;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar remanejamentos;
  • avaliar desempenho;
  • representar a empresa;
  • propor compra de novos itens;
  • buscar atualização profissional;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • promover programas prevencionistas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir perfil do consumidor final;


Setores que mais contratam Cacaulista no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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