Salário para o cargo de Baiuqueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Baiuqueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Baiuqueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • elaborar normas e instruções;
  • definir estratégias de terceirização;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • exercitar a autonomia;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • remanejar leiaute;
  • implantar técnicas de vendas;
  • instruir subordinados;
  • planejar compras e locações;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • analisar tendências do mercado;
  • agir com dinamismo;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • captar recursos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • fazer orçamentos;
  • administrar remanejamentos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • designar equipe para projeto;
  • participar de reuniões;
  • estimular a motivação das equipes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • qualificar fornecedores;
  • exercer liderança;
  • operar equipamentos de informática;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • cobrar resultados;
  • representar a empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir perfil do consumidor final;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • examinar currículos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • orientar clientes;
  • contratar serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • entrevistar candidatos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • manter apresentação pessoal;
  • resolver reclamações de clientes;
  • demonstrar motivação;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • gerir compras;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • gerir investimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • delegar atribuições;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • medir resultados de treinamento;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • promover programas prevencionistas;
  • gerir estoques;
  • gerir custos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • avaliar desempenho;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • buscar atualização profissional;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • administrar conflitos entre funcionários;


Setores que mais contratam Baiuqueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Diretor de leasing
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de leasing