Salário para o cargo de Baiuqueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Baiuqueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Baiuqueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • colaborar na definição de epi e epc;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • formular incentivos de produtividade;
  • buscar atualização profissional;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • examinar currículos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • demonstrar motivação;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • cooperar na definição de projetos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • recepcionar mercadorias;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • remanejar leiaute;
  • determinar perfis profissionais;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • administrar remanejamentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercitar a autonomia;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • gerir investimentos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • propor compra de novos itens;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • operar equipamentos de informática;
  • delegar atribuições;
  • estimular a motivação das equipes;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • captar recursos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • entrevistar candidatos;
  • qualificar fornecedores;
  • analisar tendências do mercado;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • designar equipe para projeto;
  • expressar-se gestualmente;
  • contratar serviços;
  • cobrar resultados;
  • expressar-se oralmente;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir compras;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • agir com dinamismo;
  • atender agentes de fiscalização;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • fazer orçamentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • orientar clientes;
  • gerir estoques;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • representar a empresa;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • participar de reuniões;
  • gerir custos;
  • medir resultados de treinamento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar compras e locações;
  • definir estratégias de terceirização;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • avaliar desempenho;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover funcionários;
  • instruir subordinados;
  • exercer liderança;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • elaborar plano de investimentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • promover programas prevencionistas;


Setores que mais contratam Baiuqueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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