Salário para o cargo de Baiuqueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Baiuqueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Baiuqueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • implantar técnicas de vendas;
  • propor compra de novos itens;
  • contratar serviços;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • elaborar normas e instruções;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • fazer orçamentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • designar equipe para projeto;
  • instruir subordinados;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • examinar currículos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • cobrar resultados;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • recepcionar mercadorias;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • captar recursos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • providenciar integração de funcionários;
  • definir perfil do consumidor final;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • entrevistar candidatos;
  • remanejar leiaute;
  • gerir compras;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • operar equipamentos de informática;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • qualificar fornecedores;
  • formular incentivos de produtividade;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • delegar atribuições;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir estoques;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerir investimentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • analisar tendências do mercado;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • administrar remanejamentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • determinar perfis profissionais;
  • manter apresentação pessoal;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • avaliar desempenho;
  • medir resultados de treinamento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • orientar clientes;
  • participar de reuniões;
  • buscar atualização profissional;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • exercer liderança;
  • expressar-se gestualmente;
  • promover funcionários;
  • representar a empresa;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • gerir custos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar compras e locações;
  • cooperar na definição de projetos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • expressar-se oralmente;
  • transferir numerário para o banco;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • exercitar a autonomia;
  • agir com dinamismo;
  • estimular a motivação das equipes;
  • demonstrar motivação;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);


Setores que mais contratam Baiuqueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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