Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Baiuqueiro
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- transferir numerário para o banco;
- avaliar desempenho;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- expressar-se oralmente;
- operar equipamentos de informática;
- representar a empresa;
- instruir subordinados;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- entrevistar candidatos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- designar equipe para projeto;
- gerir estoques;
- apreciar inovações organizacionais;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- delegar atribuições;
- estimular a motivação das equipes;
- negociar preços e condições de pagamento;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- cobrar resultados;
- providenciar integração de funcionários;
- gerenciar contratos de serviços;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- realizar reuniões com a equipe;
- recomendar promoção de funcionários;
- gerir investimentos;
- liberar mercadorias para entrega;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- remanejar leiaute;
- agir com dinamismo;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- captar recursos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- propor compra de novos itens;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- acompanhar a execução orçamentária;
- resolver reclamações de clientes;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- controlar o cumprimento de normas;
- administrar conflitos entre funcionários;
- promover programas prevencionistas;
- prestar assistência social aos funcionários;
- determinar perfis profissionais;
- colaborar na definição de epi e epc;
- atender agentes de fiscalização;
- manter apresentação pessoal;
- divulgar mercadorias e serviços;
- exercitar a autonomia;
- analisar tendências do mercado;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- cooperar na definição de projetos;
- monitorar o andamento de projetos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- participar de reuniões;
- promover funcionários;
- qualificar fornecedores;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- exercer liderança;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- administrar remanejamentos;
- prover ações de preservação ambiental;
- orientar clientes;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- elaborar plano de investimentos;
- medir resultados de treinamento;
- implementar reciclagem de funcionários;
- buscar atualização profissional;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- gerir compras;
- planejar compras e locações;
- demonstrar motivação;
- expressar-se gestualmente;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- contratar serviços;
- implantar técnicas de vendas;
- fazer orçamentos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- gerir custos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- argumentar com convicção (persuasão);
- elaborar normas e instruções;
- examinar currículos;
- formular incentivos de produtividade;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- recepcionar mercadorias;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- definir perfil do consumidor final;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- definir estratégias de terceirização;
Setores que mais contratam Baiuqueiro no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos