Salário para o cargo de Baiuqueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Baiuqueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Baiuqueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • exercer liderança;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • cooperar na definição de projetos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • delegar atribuições;
  • designar equipe para projeto;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • examinar currículos;
  • medir resultados de treinamento;
  • definir perfil do consumidor final;
  • expressar-se oralmente;
  • resolver reclamações de clientes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • participar de reuniões;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerir custos;
  • fazer orçamentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • entrevistar candidatos;
  • gerir estoques;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir compras;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar remanejamentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • remanejar leiaute;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • recepcionar mercadorias;
  • orientar clientes;
  • buscar atualização profissional;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • definir estratégias de terceirização;
  • determinar perfis profissionais;
  • formular incentivos de produtividade;
  • operar equipamentos de informática;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • qualificar fornecedores;
  • agir com dinamismo;
  • expressar-se gestualmente;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • atender agentes de fiscalização;
  • planejar compras e locações;
  • instruir subordinados;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • cobrar resultados;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • transferir numerário para o banco;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • implantar técnicas de vendas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • elaborar normas e instruções;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • demonstrar motivação;
  • gerir investimentos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • manter apresentação pessoal;
  • providenciar integração de funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • captar recursos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • promover funcionários;
  • representar a empresa;
  • avaliar desempenho;
  • contratar serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • propor compra de novos itens;
  • exercitar a autonomia;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;


Setores que mais contratam Baiuqueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: