Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais de espetáculos e das artes
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Bailarino criador
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:
- ensinar dança;
- pesquisar movimentos, gestos e dança;
- realizar apresentação pública de dança;
- preparar o corpo para dança;
- concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
- demonstrar competências pessoais;
- conceber projeto cênico em dança;
- ensaiar coreografia;
Atividades
- interpretar ideias e sensações por meio da dança;
- construir qualidade dramática do e pelo movimento;
- memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- desenvolver consciência cinesiológica;
- desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
- improvisar movimentos;
- preparar corpo para realização das propostas estéticas;
- aperfeiçoar técnicas de dança;
- demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
- memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- investigar linguagens;
- conhecer seus limites psicofísicos;
- desenvolver sensibilidade artística;
- memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
- avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
- criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
- transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
- reelaborar gestos, passos e sequências;
- elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
- recriar passos codificados;
- liderar equipes;
- ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
- dançar;
- fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
- desenvolver experimentação e improvisos;
- experimentar o uso de objetos na dança;
- aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
- registrar gestos, passos e sequências;
- trabalhar em equipe;
- participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
- aquecer-se por meio de exercícios específicos;
- estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
- experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
- manter corpo preparado;
- registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
- apreender proposta coreográfica;
- expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
- levantar material sobre o tema;
- adotar medidas profiláticas de preservação física;
- interpretar narrativas por meio da dança;
- memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- interpretar imagens por meio da dança;
- fixar sequência de movimentos;
- adaptar-se a situações imprevistas;
- concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
- participar de ensaios gerais;
- aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
- interagir com parceiros de dança;
- memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
- conceber soluções cênicas;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
- participar de sessões de registro e gravação de imagens;
- configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
- fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
- explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
- experimentar movimentos, sequências de movimento;
- expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
- desenvolver capacidade de observação e percepção;
- ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;
Setores que mais contratam Bailarino criador no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Atividades de televisão aberta
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de dança
- Produção de espetáculos de dança
- Hotéis
- Parques de diversão e parques temáticos
- Produção musical