Salário para o cargo de Bailarino criador
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) > CBO 2628-10

Bailarino criador - Descrição, atividades e funções do cargo

Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas, executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Bailarino criador

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) devem:

  • ensinar dança;
  • pesquisar movimentos, gestos e dança;
  • realizar apresentação pública de dança;
  • preparar o corpo para dança;
  • concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conceber projeto cênico em dança;
  • ensaiar coreografia;

Atividades

  • interpretar ideias e sensações por meio da dança;
  • construir qualidade dramática do e pelo movimento;
  • memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
  • desenvolver consciência cinesiológica;
  • desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços;
  • improvisar movimentos;
  • preparar corpo para realização das propostas estéticas;
  • aperfeiçoar técnicas de dança;
  • demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo (espaço cênico, luzes);
  • memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
  • investigar linguagens;
  • conhecer seus limites psicofísicos;
  • desenvolver sensibilidade artística;
  • memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
  • executar movimentos (gestos, ações, passos codificados);
  • avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos;
  • criar movimentos nas variadas linguagens de dança;
  • transpor ideias, imagens, sensações em linguagem coreográfica;
  • reelaborar gestos, passos e sequências;
  • elaborar ações físicas no espaço e no tempo;
  • recriar passos codificados;
  • liderar equipes;
  • ensinar técnicas de dança (balé clássico, moderno, contemporâneo, sapateado, etc);
  • dançar;
  • fazer marcações de luz, som, cena, espaço;
  • desenvolver experimentação e improvisos;
  • experimentar o uso de objetos na dança;
  • aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas;
  • registrar gestos, passos e sequências;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de provas de figurino, maquiagem e adereços;
  • aquecer-se por meio de exercícios específicos;
  • estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos;
  • experimentar ações, passos, gestos e movimentos;
  • manter corpo preparado;
  • registrar processo de pesquisa desenvolvido por meio gráfico, audiovisual etc;
  • apreender proposta coreográfica;
  • expressar sentimentos e sensações na obra coreográfica;
  • levantar material sobre o tema;
  • adotar medidas profiláticas de preservação física;
  • interpretar narrativas por meio da dança;
  • memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
  • interpretar imagens por meio da dança;
  • fixar sequência de movimentos;
  • adaptar-se a situações imprevistas;
  • concentrar-se por meio de atividades individuais e coletivas;
  • participar de ensaios gerais;
  • aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos;
  • interagir com parceiros de dança;
  • memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos;
  • conceber soluções cênicas;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • levantar elementos sobre o tema a partir de vários meios (literatura, documentação etc);
  • participar de sessões de registro e gravação de imagens;
  • configurar elementos da dança (espaço, tempo, formas, movimento, etc);
  • fazer aulas de diferentes técnicas corporais;
  • explorar material coletado (objetos, elementos coreográficos, música etc);
  • experimentar movimentos, sequências de movimento;
  • expressar imagens, ideias, narrativas na obra coreográfica;
  • desenvolver capacidade de observação e percepção;
  • ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança;


Setores que mais contratam Bailarino criador no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de televisão aberta
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de dança
  • Produção de espetáculos de dança
  • Hotéis
  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Produção musical




Profissões em Destaque: