Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
 - Trabalhadores de atendimento ao público
 
- Trabalhadores de informações ao público
 
- Recepcionistas
 
Cargos relacionados:
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
 - Atendente de seguro saúde
 - Atendente de consultório médico
 - Atendente de consultório veterinário
 - Recepcionista de empresa de navegação aérea
 - Encarregado da recepção
 - Recepcionista de banco
 - Recepcionista de hospital
 - Recepcionista de crediário
 - Concierge
 - Funcionário de setor de informação
 - Recepcionista telefonista
 
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de recepção
Recepcionistas devem:
- comunicar-se;
 - planejar o cotidiano;
 - prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
 - observar normas internas de segurança;
 - responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
 - organizar informações a serem prestadas;
 - recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
 - demonstrar competências pessoais;
 - fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
 - agendar serviços;
 
Atividades
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
 - comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
 - entregar o crachá de visitante na entrada;
 - demonstrar iniciativa;
 - notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
 - distribuir malotes;
 - receber pagamentos;
 - organizar materiais de trabalho;
 - cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
 - ouvir com atenção;
 - demonstrar interesse;
 - auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
 - oferecer auxílio para a bagagem;
 - demonstrar espírito de equipe;
 - pedir forma de garantia de pagamento;
 - acionar alarme de segurança em caso de assalto;
 - consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
 - agir com bom senso;
 - acolher o cliente e passageiro;
 - demonstrar eficiência;
 - encaminhar o cliente para os diversos setores;
 - identificar o espaço físico da empresa;
 - interagir com os outros departamentos;
 - oferecer transporte ao cliente;
 - guardar volumes de prestadores de serviços;
 - transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
 - internar o paciente;
 - demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
 - demonstrar conhecimentos de informática;
 - verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
 - planejar o dia seguinte;
 - anotar telefonemas e recados;
 - organizar malotes;
 - demonstrar autonomia;
 - atender o cliente com informações precisas;
 - distribuir jornais, revistas, flores etc.;
 - emitir notas fiscais e recibos;
 - coordenar equipe;
 - cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
 - demonstrar respeito mútuo;
 - verificar cadastro e reserva;
 - providenciar solicitações de reservas especiais;
 - transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
 - anunciar a chegada do cliente;
 - auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
 - cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
 - verificar mapa de internação cirúrgico;
 - fornecer serviço de cofre;
 - imprimir listagem de pacientes internados;
 - transmitir recados e fax;
 - fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
 - fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
 - demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
 - imprimir relatórios de controle;
 - bloquear apartamento;
 - demonstrar pró atividade;
 - agendar reservas / consultas dos clientes;
 - intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
 - participar de reuniões na troca de turnos;
 - demonstrar entusiasmo;
 - verificar o pedido de internação;
 - auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
 - consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
 - demonstrar empatia;
 - demonstrar paciência;
 - demonstrar senso de organização;
 - averiguar agenda semanal de eventos;
 - avisar a enfermagem da chegada do paciente;
 - acionar serviço de higienização;
 - registrar acompanhantes;
 - retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
 - solicitar o serviço de manobrista;
 - fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
 - consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
 - circular informações internas;
 - pré-cadastrar o cliente;
 
Setores que mais contratam Auxiliar de recepção no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
 - Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
 - Atividades de atendimento hospitalar
 - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
 - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
 - Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
 - Laboratórios clínicos
 - Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
 - Planos de saúde
 - Atividades de fisioterapia
 - Atividades de psicologia e psicanálise
 - Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
 - Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
 - Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
 - Atividades de apoio à gestão de saúde
 - Atividades de profissionais da área de saúde
 - Outras atividades de atenção à saúde humana
 - Atividades de atenção ambulatorial
 - Atividades de fonoaudiologia