Salário para o cargo de Auxiliar de recepção
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Auxiliar de recepção - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de recepção

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar senso de organização;
  • imprimir relatórios de controle;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • demonstrar eficiência;
  • acionar serviço de higienização;
  • organizar materiais de trabalho;
  • circular informações internas;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • planejar o dia seguinte;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar pró atividade;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • registrar acompanhantes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar interesse;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • fornecer serviço de cofre;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar paciência;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • agir com bom senso;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • organizar malotes;
  • demonstrar iniciativa;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar empatia;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • verificar cadastro e reserva;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • bloquear apartamento;
  • distribuir malotes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • coordenar equipe;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • ouvir com atenção;
  • internar o paciente;
  • interagir com os outros departamentos;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar autonomia;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • verificar o pedido de internação;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;


Setores que mais contratam Auxiliar de recepção no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Tradutor
Filólogos, tradutores ,intérpretes

Tradutor