Salário para o cargo de Auxiliar de recepção
CBO 4221-10 > Recepcionistas

Auxiliar de recepção - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de recepção

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;

Atividades

  • pré-cadastrar o cliente;
  • imprimir listagem de pacientes internados;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • registrar acompanhantes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • verificar o pedido de internação;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • demonstrar senso de organização;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • organizar materiais de trabalho;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • agir com bom senso;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar iniciativa;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar entusiasmo;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • anotar telefonemas e recados;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • planejar o dia seguinte;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • acionar serviço de higienização;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar paciência;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • verificar cadastro e reserva;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar eficiência;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • fornecer serviço de cofre;
  • bloquear apartamento;
  • organizar malotes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • internar o paciente;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • distribuir malotes;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • interagir com os outros departamentos;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • transmitir recados e fax;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • verificar mapa de internação cirúrgico;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • circular informações internas;
  • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar pró atividade;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;


Setores que mais contratam Auxiliar de recepção no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Laboratórios clínicos
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Planos de saúde
  • Atividades de fisioterapia
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
  • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Atividades de profissionais da área de saúde
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de atenção ambulatorial
  • Atividades de fonoaudiologia




Profissões em Destaque: