Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de banco
- Recepcionista caixa
- Atendente de consultório médico
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista telefonista
- Agente de tráfego
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista de hospital
- Atendente de clínica veterinária
- Concierge
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de recepção
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- acionar serviço de higienização;
- demonstrar interesse;
- identificar o espaço físico da empresa;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- oferecer transporte ao cliente;
- distribuir malotes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- receber pagamentos;
- organizar malotes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- imprimir relatórios de controle;
- pré-cadastrar o cliente;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar espírito de equipe;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar empatia;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- planejar o dia seguinte;
- internar o paciente;
- emitir notas fiscais e recibos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- agir com bom senso;
- demonstrar senso de organização;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar paciência;
- registrar acompanhantes;
- acolher o cliente e passageiro;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- interagir com os outros departamentos;
- circular informações internas;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- ouvir com atenção;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar entusiasmo;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- bloquear apartamento;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar eficiência;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- fornecer serviço de cofre;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- solicitar o serviço de manobrista;
- demonstrar iniciativa;
- verificar o pedido de internação;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar pró atividade;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- coordenar equipe;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar autonomia;
Setores que mais contratam Auxiliar de recepção no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia