Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de recepção
Recepcionistas devem:
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
Atividades
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar paciência;
- verificar cadastro e reserva;
- acolher o cliente e passageiro;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- solicitar o serviço de manobrista;
- demonstrar entusiasmo;
- fornecer serviço de cofre;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- pré-cadastrar o cliente;
- anotar telefonemas e recados;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar pró atividade;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- organizar malotes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- distribuir malotes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- registrar acompanhantes;
- internar o paciente;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- ouvir com atenção;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar empatia;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- identificar o espaço físico da empresa;
- circular informações internas;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar autonomia;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- receber pagamentos;
- demonstrar espírito de equipe;
- agir com bom senso;
- demonstrar iniciativa;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar interesse;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- imprimir relatórios de controle;
- oferecer transporte ao cliente;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- coordenar equipe;
- bloquear apartamento;
- acionar serviço de higienização;
- demonstrar respeito mútuo;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- verificar o pedido de internação;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- planejar o dia seguinte;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- anunciar a chegada do cliente;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar eficiência;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
Setores que mais contratam Auxiliar de recepção no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia