Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de banco
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista
- Recepcionista bilíngüe
- Atendente de consultório veterinário
- Guest relations
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de seguro saúde
- Concierge
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Funcionário de setor de informação
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de recepção
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- planejar o cotidiano;
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- averiguar agenda semanal de eventos;
- oferecer transporte ao cliente;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- distribuir malotes;
- demonstrar senso de organização;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar empatia;
- ouvir com atenção;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- acionar serviço de higienização;
- organizar materiais de trabalho;
- registrar acompanhantes;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- acolher o cliente e passageiro;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- avisar a enfermagem da chegada do paciente;
- verificar mapa de internação cirúrgico;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- fornecer serviço de cofre;
- imprimir listagem de pacientes internados;
- bloquear apartamento;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar paciência;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar iniciativa;
- anunciar a chegada do cliente;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- internar o paciente;
- demonstrar interesse;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar espírito de equipe;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- verificar o pedido de internação;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- imprimir relatórios de controle;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- planejar o dia seguinte;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- demonstrar entusiasmo;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- coordenar equipe;
- demonstrar eficiência;
- identificar o espaço físico da empresa;
- interagir com os outros departamentos;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- emitir notas fiscais e recibos;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- agir com bom senso;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar respeito mútuo;
- receber pagamentos;
- verificar cadastro e reserva;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- transmitir recados e fax;
- organizar malotes;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- circular informações internas;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- solicitar o serviço de manobrista;
Setores que mais contratam Auxiliar de recepção no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Laboratórios clínicos
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Planos de saúde
- Atividades de fisioterapia
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de profissionais da área de saúde
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de fonoaudiologia