Salário para o cargo de Auxiliar de orientação educacional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de orientação educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de orientação educacional

Um Auxiliar de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de orientação educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de orientação educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • definir estratégias de ensino;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • divulgar deliberações;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • definir mídias;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • observar o desempenho das classes;
    • estimular a solidariedade;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • descrever atividades;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • auto avaliar-se;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • selecionar bibliografia;
    • compreender o contexto;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • estimular a cooperação;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • dominar a língua portuguesa;
    • formar equipes de trabalho;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • elaborar objetivos;
    • estimular valores estéticos;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • validar material revisado;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • estimular o respeito mútuo;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • traçar metas educacionais;
    • formar-se continuamente;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • promover trocas de experiências;
    • dimensionar carga horária;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • interagir com os pais;
    • administrar tempo;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • participar das avaliações externas;
    • respeitar a alteridade;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • respeitar a autoria do educador;
    • organizar grupos de estudos;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • orientar equipe de produção;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • selecionar referencial teórico;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • elaborar atividades;
    • expressar-se com clareza;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • estimular a criatividade;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • definir abordagem de comunicação;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • avaliar os planos diretores;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • validar produto final;
    • administrar recursos de trabalho;
    • definir processos de avaliação;
    • roteirizar material;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • analisar o desempenho das classes;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • atualizar-se continuamente;
    • socializar informações;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estimular o senso crítico;
    • mapear conteúdo;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • elaborar relatórios;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • demonstrar proatividade;
    • dimensionar os problemas;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estudar continuamente;
    • traçar objetivos educacionais;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • planejar ações de operacionalização;
    • acompanhar processo de revisão;
    • definir escopo;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • mapear competências;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • emitir pareceres;
    • pesquisar práticas educativas;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • coordenar reuniões;
    • promover estudos de caso;
    • equalizar informações;
    • demonstrar flexibilidade;
    • desenvolver a autoestima;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • elaborar textos de orientação;
    • administrar conflitos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • construir sistema de avaliação;
    • demonstrar versatilidade;
    • trabalhar em equipe;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • assessorar o trabalho docente;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • garantir a integridade instrucional;
    • avaliar a instituição escolar;
    • analisar resultados das avaliações;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • identificar público alvo;
    • entrevistar;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • organizar encontro de educandos;
    • respeitar as diversidades;
    • criar espaços de participação/interação;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • traçar cronograma de execução;
    • acompanhar equipe de produção;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • realizar controle de qualidade;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • estimular o senso de justiça;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • demonstrar criatividade;


    Setores que mais contratam Auxiliar de orientação educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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