Salário para o cargo de Auxiliar de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Auxiliar de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de cobrança

Cobradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;
  • atualizar cadastro;

Atividades

  • identificar-se ao devedor;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • demonstrar postura profissional;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar disciplina;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • anexar documentos;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • notificar débito através de carta;
  • contatar fiador ou avalista;
  • registrar informações da negociação;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • emitir recibos;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • demonstrar perseverança;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • informar locais de pagamento;
  • transmitir confiança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • informar devedor sobre o débito;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • analisar razões da inadimplência;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar desinibição;
  • operar sistema de telefonia;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar objetividade;
  • definir estratégias de cobrança;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • localizar pagamento efetuado;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • fechar negociações com devedor;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar paciência;
  • operar meios eletrônicos;
  • definir data de promessa de pagamento;


Setores que mais contratam Auxiliar de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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