Salário para o cargo de Auxiliar de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Auxiliar de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de cobrança

Cobradores devem:

  • atualizar cadastro;
  • comunicar-se com devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • registrar histórico da ação de cobrança;

Atividades

  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • definir estratégias de cobrança;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • registrar informações da negociação;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar paciência;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • informar devedor sobre o débito;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • informar locais de pagamento;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar polidez;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar ambição;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • fechar negociações com devedor;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • notificar débito através de carta;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar objetividade;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar segurança;
  • anexar documentos;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • operar sistema de telefonia;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar perseverança;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • contatar fiador ou avalista;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar postura profissional;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • emitir recibos;
  • analisar razões da inadimplência;
  • demonstrar desinibição;
  • transmitir confiança;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • localizar pagamento efetuado;
  • operar meios eletrônicos;


Setores que mais contratam Auxiliar de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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