Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Locador de patins para lazer
- Joalheiro (comércio varejista)
- Carniceiro
- Charuteiro - no comércio - empregador
- Baleiro (exclusive no comércio ambulante)
- Peixeiro (comércio varejista)
- Peleteiro (comércio varejista)
- Gerente de editora
- Proprietário de lavanderia
- Locador de móveis
- Charcuteiro - no comércio - conta própria
- Proprietário de casa funerária (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Arrombador - no comércio de gado - empregador
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- providenciar integração de funcionários;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- expressar-se gestualmente;
- estimular a motivação das equipes;
- monitorar o andamento de projetos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- acompanhar a execução orçamentária;
- liberar mercadorias para entrega;
- divulgar mercadorias e serviços;
- prestar assistência social aos funcionários;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- administrar remanejamentos;
- gerir investimentos;
- gerir estoques;
- expressar-se oralmente;
- buscar atualização profissional;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- realizar reuniões com a equipe;
- promover funcionários;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- demonstrar motivação;
- avaliar desempenho;
- apreciar inovações organizacionais;
- contratar serviços;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- cooperar na definição de projetos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- captar recursos;
- orientar clientes;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- formular incentivos de produtividade;
- representar a empresa;
- participar de reuniões;
- promover programas prevencionistas;
- elaborar normas e instruções;
- colaborar na definição de epi e epc;
- manter apresentação pessoal;
- cobrar resultados;
- acompanhar rotinas administrativas;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- controlar o cumprimento de normas;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- planejar compras e locações;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- atender agentes de fiscalização;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- exercer liderança;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- remanejar leiaute;
- determinar perfis profissionais;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- revisar manuais de procedimentos;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- implementar reciclagem de funcionários;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- recepcionar mercadorias;
- administrar conflitos entre funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- recomendar promoção de funcionários;
- gerir custos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- resolver reclamações de clientes;
- prover ações de preservação ambiental;
- transferir numerário para o banco;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- implantar técnicas de vendas;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- delegar atribuições;
- instruir subordinados;
- exercitar a autonomia;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- definir estratégias de terceirização;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- elaborar plano de investimentos;
- fazer orçamentos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- analisar tendências do mercado;
- definir perfil do consumidor final;
- medir resultados de treinamento;
- agir com dinamismo;
- entrevistar candidatos;
- examinar currículos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- negociar preços e condições de pagamento;
- gerir compras;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- gerenciar contratos de serviços;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- operar equipamentos de informática;
- propor compra de novos itens;
- designar equipe para projeto;
Setores que mais contratam Arrombador - no comércio de gado - empregador no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial