Salário para o cargo de Analista de informações de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de informações de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de informações de mercado

Um Analista de informações de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.485,08 e R$ 10.116,05, com a média salarial de R$ 4.494,93 e o salário mediana em R$ 3.535,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de informações de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,93 53.939,22 1.123,73 21,06
1º Quartil 2.485,08 29.820,98 621,27 11,64
Salário Mediana 3.535,85 42.430,14 883,96 16,57
3º Quartil 7.714,93 92.579,18 1.928,73 36,14
Teto Salarial 10.116,05 121.392,60 2.529,01 47,39


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.455 - 12.913 5.775,95 2.455,33 4.968,00 10.660,73 12.912,59
Rio de Janeiro - RJ 2.229 - 11.526 5.083,43 2.228,67 4.200,00 9.515,85 11.525,88
Belo Horizonte - MG 1.997 - 8.926 4.161,69 1.997,02 3.500,00 7.369,09 8.925,67
Curitiba - PR 2.191 - 9.779 4.424,23 2.190,77 3.603,00 8.073,87 9.779,31
Barueri - SP 2.419 - 12.513 5.585,41 2.418,88 4.685,50 10.330,70 12.512,85
Porto Alegre - RS 2.273 - 9.931 4.566,60 2.273,31 3.894,00 8.199,23 9.931,15
Goiânia - GO 1.835 - 6.726 3.307,86 1.834,91 2.892,00 5.553,30 6.726,33
Brasília - DF 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Campinas - SP 2.241 - 10.595 4.745,88 2.241,11 3.969,00 8.747,10 10.594,75
Fortaleza - CE 1.749 - 6.661 3.276,88 1.748,83 2.993,00 5.499,29 6.660,91
Florianópolis - SC 2.256 - 9.900 4.514,68 2.255,64 3.712,00 8.173,88 9.900,44
Recife - PE 1.740 - 6.255 3.104,90 1.740,36 2.687,50 5.164,39 6.255,27
Osasco - SP 2.750 - 16.171 7.097,84 2.750,43 5.721,00 13.350,53 16.170,56
Joinville - SC 2.135 - 8.758 4.106,75 2.135,14 3.494,50 7.230,78 8.758,14
Maringá - PR 1.797 - 6.186 3.070,12 1.796,58 2.600,00 5.107,52 6.186,38
Ribeirão Preto - SP 2.057 - 7.636 3.784,80 2.057,44 3.294,50 6.304,52 7.636,22
Londrina - PR 1.843 - 5.654 2.912,69 1.842,66 2.500,00 4.668,00 5.654,02
Blumenau - SC 2.030 - 7.739 3.782,05 2.029,65 3.328,00 6.389,69 7.739,38
Guarulhos - SP 2.189 - 8.459 4.146,04 2.188,88 3.600,00 6.983,74 8.458,92
Salvador - BA 1.777 - 7.271 3.476,71 1.776,71 3.000,00 6.002,76 7.270,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.179 - 11.995 5.217,46 2.178,93 4.273,00 9.903,21 11.995,06
Minas Gerais 1.733 - 8.056 3.643,40 1.733,28 3.000,00 6.650,92 8.055,79
Paraná 1.920 - 8.391 3.804,87 1.920,05 3.087,00 6.927,56 8.390,87
Santa Catarina 1.959 - 7.731 3.696,35 1.958,96 3.200,00 6.382,70 7.730,92
Rio de Janeiro 2.003 - 10.815 4.688,20 2.003,11 3.841,50 8.928,97 10.815,04
Rio Grande do Sul 1.925 - 8.209 3.857,21 1.924,64 3.300,00 6.777,81 8.209,49
Goiás 1.787 - 6.787 3.305,90 1.787,09 2.884,00 5.603,79 6.787,48
Ceará 1.717 - 6.941 3.319,59 1.716,92 2.895,50 5.730,46 6.940,91
Pernambuco 1.683 - 6.086 3.027,70 1.682,92 2.628,50 5.024,87 6.086,27
Distrito Federal 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Espírito Santo 1.833 - 6.902 3.380,61 1.833,22 3.000,00 5.697,96 6.901,54
Bahia 1.625 - 6.639 3.154,58 1.625,37 2.800,00 5.480,80 6.638,51
Mato Grosso 1.742 - 9.451 4.040,70 1.742,49 3.200,00 7.802,79 9.450,97
Pará 1.611 - 5.788 2.905,86 1.611,34 2.640,00 4.778,40 5.787,74
Mato Grosso do Sul 1.623 - 5.672 2.893,97 1.622,52 2.500,00 4.683,19 5.672,42
Amazonas 1.720 - 5.719 3.005,70 1.719,68 2.780,00 4.721,41 5.718,71
Paraíba 1.477 - 4.680 2.402,84 1.476,89 2.050,50 3.863,58 4.679,69
Rio Grande do Norte 1.577 - 4.692 2.547,10 1.576,77 2.500,00 3.873,68 4.691,92
Alagoas 1.639 - 6.587 3.256,95 1.639,06 2.824,00 5.438,17 6.586,88
Rondônia 1.495 - 4.522 2.345,86 1.494,77 2.000,00 3.733,14 4.521,69
Maranhão 1.519 - 7.235 3.110,48 1.519,47 2.500,00 5.972,91 7.234,56
Sergipe 1.562 - 6.273 3.001,94 1.561,82 2.660,00 5.179,03 6.273,00
Piauí 1.621 - 5.194 2.699,04 1.621,16 2.500,00 4.288,29 5.194,11
Tocantins 1.626 - 5.737 3.025,36 1.626,25 2.941,00 4.736,88 5.737,45
Amapá 1.412 - 3.835 2.016,20 1.412,00 1.800,00 3.166,33 3.835,16
Acre 1.412 - 5.807 2.743,18 1.412,00 2.500,00 4.794,25 5.806,94
Roraima 1.437 - 8.689 3.279,20 1.437,14 2.023,00 7.174,11 8.689,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de informações de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • atender a auditoria interna e externa;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • checar informações para divulgação;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar demanda do cliente;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • mapear processo de decisão;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • cobrar ações;
    • monitorar mídias;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • administrar conflitos entre partes;
    • negociar com clientes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • pensar estrategicamente;
    • realizar campanhas de vendas;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar relatórios;
    • examinar currículos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • representar empresa publicamente;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • autorizar pagamentos;
    • mediar conflitos;
    • monitorar contratos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • identificar necessidade de recursos;
    • formular plano de incentivos;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • administrar orçamentos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • cobrar resultados da equipe;
    • gerir lucratividade;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • avaliar desempenho;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • saber ouvir;
    • analisar impacto normativo;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • agir com empatia;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar contexto;
    • analisar cenários;
    • elaborar orçamentos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • realizar escuta ativa;
    • revisar planos;
    • tomar decisões;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • analisar tendências do mercado;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar campanhas de vendas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • analisar demanda reclamatória;
    • pesquisar mercado;
    • captar recursos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • liderar pessoas;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • gerenciar remanejamentos;
    • negociar com partes interessadas;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • definir perfis profissionais;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer diálogo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • estabelecer política comercial;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • gerenciar equipes;
    • entrevistar candidatos;
    • otimizar custos e recursos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;


    Setores que mais contratam Analista de informações de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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