Salário para o cargo de Alheiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alheiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alheiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • acompanhar a execução orçamentária;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir custos;
  • qualificar fornecedores;
  • entrevistar candidatos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • delegar atribuições;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • estimular a motivação das equipes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • expressar-se oralmente;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • buscar atualização profissional;
  • demonstrar motivação;
  • promover programas prevencionistas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • expressar-se gestualmente;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir compras;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • manter apresentação pessoal;
  • exercitar a autonomia;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • contratar serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • recepcionar mercadorias;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • representar a empresa;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • formular incentivos de produtividade;
  • administrar remanejamentos;
  • elaborar normas e instruções;
  • participar de reuniões;
  • resolver reclamações de clientes;
  • orientar clientes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • agir com dinamismo;
  • planejar compras e locações;
  • promover funcionários;
  • captar recursos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • operar equipamentos de informática;
  • examinar currículos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • definir perfil do consumidor final;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • cobrar resultados;
  • remanejar leiaute;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • transferir numerário para o banco;
  • determinar perfis profissionais;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir investimentos;
  • fazer orçamentos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • designar equipe para projeto;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • medir resultados de treinamento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerir estoques;
  • definir estratégias de terceirização;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • avaliar desempenho;
  • cooperar na definição de projetos;
  • exercer liderança;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • implantar técnicas de vendas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • analisar tendências do mercado;


Setores que mais contratam Alheiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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