Salário para o cargo de Alheiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Alheiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Alheiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • expressar-se oralmente;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • cobrar resultados;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • demonstrar motivação;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir custos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir estoques;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • participar de reuniões;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • medir resultados de treinamento;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • propor compra de novos itens;
  • orientar clientes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • implantar técnicas de vendas;
  • exercitar a autonomia;
  • formular incentivos de produtividade;
  • entrevistar candidatos;
  • recepcionar mercadorias;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • manter apresentação pessoal;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • delegar atribuições;
  • analisar tendências do mercado;
  • designar equipe para projeto;
  • exercer liderança;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • remanejar leiaute;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover programas prevencionistas;
  • examinar currículos;
  • captar recursos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • elaborar normas e instruções;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • qualificar fornecedores;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • operar equipamentos de informática;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • administrar remanejamentos;
  • contratar serviços;
  • fazer orçamentos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • planejar compras e locações;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • buscar atualização profissional;
  • transferir numerário para o banco;
  • providenciar integração de funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • gerir compras;
  • agir com dinamismo;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • elaborar plano de investimentos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • expressar-se gestualmente;
  • promover funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • representar a empresa;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estimular a motivação das equipes;
  • instruir subordinados;
  • gerir investimentos;


Setores que mais contratam Alheiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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