Salário para o cargo de Ajudante de maquinista de trem
CBO 7826-25 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Ajudante de maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Ajudante de maquinista de trem

Um Ajudante de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.703,11 e R$ 2.913,81, com a média salarial de R$ 1.899,06 e o salário mediana em R$ 1.844,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ajudante de maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.899,06 22.788,68 474,76 8,80
1º Quartil 1.703,11 20.437,28 425,78 7,89
Salário Mediana 1.844,00 22.128,00 461,00 8,54
3º Quartil 2.222,20 26.666,37 555,55 10,29
Teto Salarial 2.913,81 34.965,75 728,45 13,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Juiz de Fora - MG 1.768 - 2.234 1.821,54 1.768,00 1.844,00 1.844,00 2.233,51
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.234 1.653,52 1.412,00 1.768,00 1.844,00 2.233,51
São Paulo - SP 1.784 - 2.330 1.848,39 1.783,52 1.844,00 1.923,29 2.329,54
Belo Horizonte - MG 1.656 - 2.665 2.043,55 1.655,60 2.168,00 2.200,00 2.664,71
Campinas - SP 1.742 - 2.429 1.941,71 1.742,00 2.005,00 2.005,00 2.428,52
Paulínia - SP 1.893 - 2.665 2.122,90 1.893,00 2.169,50 2.200,00 2.664,71
Curitiba - PR 2.699 - 3.269 2.699,00 2.699,00 2.699,00 2.699,00 3.269,11
Piracicaba - SP 2.230 - 2.835 2.293,48 2.230,00 2.341,00 2.341,00 2.835,49
Vitoria - ES 2.170 - 4.511 2.957,83 2.170,00 3.016,00 3.724,00 4.510,62
Bento Goncalves - RS 2.417 - 3.414 2.596,67 2.417,00 2.610,00 2.819,00 3.414,46
São Luís - MA 1.452 - 3.646 1.810,99 1.452,36 1.544,00 3.009,94 3.645,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.732 - 2.473 1.861,86 1.732,11 1.844,00 2.041,44 2.472,66
São Paulo 1.784 - 2.734 1.976,37 1.783,60 1.907,00 2.257,08 2.733,85
Rio de Janeiro 1.412 - 2.234 1.649,36 1.412,00 1.768,00 1.844,00 2.233,51
Espírito Santo 1.810 - 4.410 2.780,38 1.810,00 2.976,50 3.641,00 4.410,09
Paraná 2.100 - 3.269 2.549,13 2.099,50 2.699,00 2.699,00 3.269,11
Goiás 1.412 - 2.665 1.896,33 1.412,00 2.094,50 2.200,00 2.664,71
Rio Grande do Sul 2.417 - 3.414 2.596,67 2.417,00 2.610,00 2.819,00 3.414,46
Maranhão 1.452 - 3.646 1.810,99 1.452,36 1.544,00 3.009,94 3.645,73


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ajudante de maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • vistoriar teleférico;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • trabalhar com segurança;
  • transportar passageiros;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • operar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • preparar trem para reboque;
    • cumprir tempo de percurso;
    • testar sistema de portas;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • treinar funcionários;
    • informar posicionamento;
    • informar nome das estações;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • demonstrar responsabilidade;
    • solicitar manutenção;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • preencher livro de bordo;
    • prestar informações ao usuário;
    • ligar o veículo;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • demonstrar acuidade visual;
    • comunicar entrada na via;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • estacionar em local predeterminado;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • testar sistema de comunicação;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • vistoriar cadeiras;
    • demonstrar iniciativa;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • manobrar para testes operacionais;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • testar freio de reversão e automático;
    • acionar gerador de energia;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • acionar buzina;
    • anunciar energização do veículo;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • solicitar equipe de segurança;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • vistoriar freio manual;
    • obedecer sinalização de via;
    • verificar condições de limpeza;
    • vistoriar embuchamento;
    • efetuar reboque;
    • monitorar painel de controle;
    • manter farol aceso;
    • cumprir tempo de parada;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • evacuar veículo;
    • conferir limite de tração;
    • inspecionar alavanca;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • trabalhar em equipe;
    • desligar o veículo;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • solicitar reboque;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • verificar controle de falhas;
    • conferir documentação da carga;
    • comunicar-se com clareza;
    • recolher veículo;
    • repor equipamento de segurança;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • cumprir horários;
    • anunciar mensagens;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • vistoriar morsas;
    • observar condições de via;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • acatar instruções via rádio;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • vistoriar roldanas;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • solicitar prefixo do trem;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • estacionar para limpeza;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • prestar primeiros-socorros;
    • remover vagões avariados;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • aperfeiçoar-se;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • conferir acondicionamento da carga;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • demonstrar percepção;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • demonstrar assiduidade;
    • acionar teleférico;
    • vistoriar fio de curso;
    • observar perfil de via;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • solucionar pequenas falhas;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • demonstrar autocontrole;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • manobrar para manutenção;
    • uniformizar-se;
    • obedecer sinais de manobra;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • solicitar desenergização da via;
    • verificar vazamentos de carga;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • confirmar destino;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • cumprir paradas programadas;
    • liberar o freio;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • separar vagões por destino;
    • vistoriar contra-pino;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • conferir a formação da composição;
    • vistoriar cabos de aço;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • preencher relatório de quilometragem;
    • solicitar interdição da via;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • preencher relatório de viagem;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • manobrar para lavagem;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • demonstrar segurança;
    • verificar livro de bordo;


    Setores que mais contratam Ajudante de maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Marketing direto
    • Fabricação de outros produtos de metal não especificados anteriormente
    • Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira
    • Agências de viagens
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Serviços de engenharia
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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