Quanto ganha um Agente de segurança socioeducativa
Um Agente de segurança socioeducativa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.703,63 e R$ 3.751,00, com a média salarial de R$ 2.157,91 e o salário mediana em R$ 2.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.157,91 | 25.894,95 | 539,48 | 10,51 |
1º Quartil | 1.703,63 | 20.443,54 | 425,91 | 8,30 |
Salário Mediana | 2.100,00 | 25.200,00 | 525,00 | 10,23 |
3º Quartil | 2.860,67 | 34.328,06 | 715,17 | 13,94 |
Teto Salarial | 3.751,00 | 45.011,99 | 937,75 | 18,28 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de saúde
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.609 - 4.731 | 2.461,10 | 1.608,90 | 2.173,00 | 3.905,71 | 4.730,72 |
Niterói - RJ | 1.804 - 2.544 | 2.025,93 | 1.803,71 | 2.100,00 | 2.100,00 | 2.543,58 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.430 - 3.075 | 1.899,33 | 1.430,10 | 1.796,00 | 2.538,77 | 3.075,03 |
Belo Horizonte - MG | 1.893 - 3.398 | 2.278,73 | 1.892,90 | 2.189,00 | 2.805,07 | 3.397,58 |
Santo André - SP | 1.721 - 2.551 | 1.871,58 | 1.721,28 | 1.827,00 | 2.106,08 | 2.550,95 |
Divinésia - MG | 1.419 - 2.284 | 1.596,64 | 1.419,04 | 1.562,00 | 1.885,68 | 2.283,99 |
Juiz de Fora - MG | 1.900 - 3.854 | 2.442,65 | 1.900,00 | 1.900,00 | 3.182,00 | 3.854,13 |
Porto Alegre - RS | 1.591 - 3.044 | 1.951,15 | 1.591,40 | 1.861,00 | 2.513,01 | 3.043,83 |
Manaus - AM | 1.412 - 1.789 | 1.428,24 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.476,95 | 1.788,92 |
Uberaba - MG | 1.421 - 3.465 | 2.058,79 | 1.421,28 | 1.900,00 | 2.861,00 | 3.465,33 |
Ribeirão das Neves - MG | 1.687 - 2.162 | 1.732,88 | 1.686,97 | 1.700,00 | 1.785,00 | 2.162,05 |
Canoas - RS | 1.426 - 2.048 | 1.521,74 | 1.426,12 | 1.487,00 | 1.690,94 | 2.048,12 |
Uberlândia - MG | 1.900 - 3.465 | 2.212,46 | 1.900,00 | 1.900,00 | 2.861,00 | 3.465,33 |
Governador Valadares - MG | 1.900 - 6.713 | 3.322,79 | 1.900,00 | 3.182,00 | 5.542,00 | 6.712,64 |
Gravatai - RS | 1.412 - 2.211 | 1.619,05 | 1.412,00 | 1.567,50 | 1.825,58 | 2.211,20 |
Salvador - BA | 1.412 - 3.162 | 1.701,58 | 1.412,00 | 1.412,00 | 2.610,85 | 3.162,34 |
Patos de Minas - MG | 1.883 - 3.465 | 2.311,82 | 1.883,33 | 1.900,00 | 2.861,00 | 3.465,33 |
Ipatinga - MG | 1.819 - 3.854 | 2.370,53 | 1.819,27 | 1.900,00 | 3.182,00 | 3.854,13 |
Muriaé - MG | 1.873 - 3.854 | 2.460,22 | 1.872,73 | 1.900,00 | 3.182,00 | 3.854,13 |
Patrocínio - MG | 1.900 - 3.465 | 2.321,11 | 1.900,00 | 1.900,00 | 2.861,00 | 3.465,33 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 1.447 - 2.815 | 1.959,92 | 1.447,38 | 2.100,00 | 2.324,07 | 2.814,99 |
Minas Gerais | 1.679 - 3.895 | 2.269,56 | 1.678,63 | 2.120,00 | 3.215,67 | 3.894,92 |
São Paulo | 1.620 - 4.574 | 2.426,46 | 1.619,89 | 2.173,00 | 3.776,38 | 4.574,06 |
Rio Grande do Sul | 1.439 - 2.623 | 1.738,03 | 1.439,29 | 1.724,00 | 2.165,82 | 2.623,30 |
Paraná | 1.413 - 2.885 | 1.872,08 | 1.413,28 | 1.861,00 | 2.381,64 | 2.884,71 |
Bahia | 1.412 - 3.313 | 1.744,24 | 1.412,00 | 1.412,00 | 2.735,29 | 3.313,06 |
Amazonas | 1.412 - 1.789 | 1.428,24 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.476,95 | 1.788,92 |
Ceará | 1.523 - 5.661 | 2.346,46 | 1.523,08 | 1.586,20 | 4.673,69 | 5.660,92 |
Goiás | 1.795 - 2.538 | 1.939,08 | 1.794,92 | 1.933,00 | 2.095,38 | 2.537,99 |
Espírito Santo | 1.561 - 3.229 | 1.982,91 | 1.561,37 | 1.955,00 | 2.666,00 | 3.229,14 |
Rio Grande do Norte | 1.530 - 2.690 | 1.726,99 | 1.530,00 | 1.530,00 | 2.220,86 | 2.689,97 |
Distrito Federal | 1.586 - 3.246 | 1.846,75 | 1.586,40 | 1.608,00 | 2.679,60 | 3.245,61 |
Roraima | 1.773 - 3.067 | 2.231,99 | 1.773,00 | 2.293,00 | 2.532,00 | 3.066,83 |
Mato Grosso | 1.412 - 2.846 | 1.736,71 | 1.412,00 | 1.412,00 | 2.350,00 | 2.846,39 |
Santa Catarina | 2.371 - 4.413 | 3.388,65 | 2.371,24 | 3.643,00 | 3.643,00 | 4.412,51 |
Pernambuco | 1.412 - 2.226 | 1.527,93 | 1.412,00 | 1.457,00 | 1.838,00 | 2.226,24 |
Maranhão | 2.163 - 2.659 | 2.171,08 | 2.163,00 | 2.163,00 | 2.195,33 | 2.659,05 |
Rondônia | 2.100 - 3.028 | 2.276,80 | 2.100,00 | 2.184,00 | 2.500,00 | 3.028,08 |
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Agente de segurança socioeducativa
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:
Atividades
- participar da elaboração das normas;
- demonstrar coragem;
- verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
- demonstrar entusiasmo;
- agir sob pressão;
- definir metas;
- revistar as celas;
- resgatar assistidos/usuários/ internos;
- avaliar adesão ao tratamento;
- mapear perímetros ou áreas;
- revistar o interno e visitantes;
- realizar atividades pedagógicas lúdicas;
- receber demanda espontânea;
- aconselhar mudanças de comportamento;
- contornar situações adversas;
- respeitar diferenças;
- realizar acompanhamento pedagógico;
- realizar atividades de laborterapia;
- trocar experiências;
- estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
- desenvolver oficinas;
- participar da elaboração de questionários;
- mapear público-alvo;
- buscar identificação e empatia;
- participar de equipes multidisciplinares;
- identificar se os internos estão sendo atendidos;
- servir de exemplo;
- fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
- verificar a ocorrência de violação de direitos;
- receber pedidos de ajuda da família;
- planejar eventos;
- fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
- acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
- realizar visitas domiciliares;
- avaliar a adesão a medida socioeducativa;
- fazer devolutiva;
- acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
- avaliar o comportamento dos internos;
- administrar conflitos;
- registrar ocorrências;
- definir objetivos;
- passar o plantão;
- encaminhar documentação oficial;
- dialogar com assistidos/usuários/educandos;
- aproximar-se dos assistidos/usuários;
- orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
- acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
- acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
- notificar pessoas e entidades;
- desenvolver dinâmica de grupo;
- realizar rondas;
- analisar práticas;
- realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
- demonstrar autocontrole;
- avaliar ações;
- aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- permanecer em estado de alerta;
- alterar estratégias;
- demonstrar criatividade;
- percorrer perímetros e áreas;
- acolher educando;
- resgatar autoestima;
- conferir o número de internos nas celas;
- realizar atividades de lazer e cultura;
- definir estratégias;
- identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
- verificar denúncias;
- informar sobre a violação das regras pelos internos;
- realizar atividades utilizando cão;
- monitorar comportamento;
- demonstrar capacidade de negociação;
- conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
- estabelecer cronograma;
- encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
- avaliar a produtividade dos internos;
- solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
- informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
- participar do planejamento de revista geral (surpresa);
- acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
- participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
- definir rotina administrativa;
- demonstrar pró atividade;
- abrir procedimento de atendimento;
- conscientizar sobre regras e normas;
- realizar terapias em grupo;
- despertar aptidões, habilidades;
- pesquisar histórico familiar;
- realizar atividades artísticas;
- subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
- receber informações sobre violação de direitos;
- participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
- identificar público-alvo;
- levantar dados estatísticos;
- demonstrar flexibilidade;
- recepcionar educando/ interno;
- conscientizar sobre riscos;
- demonstrar persistência;
- criar vínculos;
- receber denúncias;
- realizar procedimentos de segurança;
- convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
- atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
- cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
- trabalhar em equipe;
- identificar internos em situação de risco;
- observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
- despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
- denunciar situação de risco;
- apontar alternativas;
- estabelecer roteiro de visitas;
- inspirar confiança;
- construir hábitos;
- elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
- definir metodologia de trabalho;
- realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
- acompanhar reuniões socioeducativas;
- analisar casos;
- demonstrar capacidade de compreensão;
- preencher documentos;
- avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
- assumir riscos;
- agendar visitas;
- realizar atividades recreativas e esportivas;
- dialogar com familiares e/ou vizinhança;
- requisitar serviços;
- exercitar atividade de escuta;
- observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
- acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
- assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
- despertar esperança;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- analisar resultados;
- tomar decisões;
- avistar assistidos/usuários;
Setores que mais contratam Agente de segurança socioeducativa no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Instalação e manutenção elétrica
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de limpeza
- Educação infantil - creche
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Atividades associativas
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br