Salário para o cargo de Agente de segurança socioeducativa
CBO 5153-25 > Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Agente de segurança socioeducativa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Visam garantir a atenção, defesa e proteção a pessoas em situações de risco pessoal,social e a adolescentes em conflito com a lei. Procuram assegurar seus direitos, abordando-as, sensibilizando-as e identificando suas necessidades e demandas. Controlam o acesso de pessoas e veículos em unidade penal e Conduzem presos ou internados para desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras,.

Quanto ganha um Agente de segurança socioeducativa

Um Agente de segurança socioeducativa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.703,63 e R$ 3.751,00, com a média salarial de R$ 2.157,91 e o salário mediana em R$ 2.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de segurança socioeducativa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.157,91 25.894,95 539,48 10,51
1º Quartil 1.703,63 20.443,54 425,91 8,30
Salário Mediana 2.100,00 25.200,00 525,00 10,23
3º Quartil 2.860,67 34.328,06 715,17 13,94
Teto Salarial 3.751,00 45.011,99 937,75 18,28


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de saúde
        • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.609 - 4.731 2.461,10 1.608,90 2.173,00 3.905,71 4.730,72
Niterói - RJ 1.804 - 2.544 2.025,93 1.803,71 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Rio de Janeiro - RJ 1.430 - 3.075 1.899,33 1.430,10 1.796,00 2.538,77 3.075,03
Belo Horizonte - MG 1.893 - 3.398 2.278,73 1.892,90 2.189,00 2.805,07 3.397,58
Santo André - SP 1.721 - 2.551 1.871,58 1.721,28 1.827,00 2.106,08 2.550,95
Divinésia - MG 1.419 - 2.284 1.596,64 1.419,04 1.562,00 1.885,68 2.283,99
Juiz de Fora - MG 1.900 - 3.854 2.442,65 1.900,00 1.900,00 3.182,00 3.854,13
Porto Alegre - RS 1.591 - 3.044 1.951,15 1.591,40 1.861,00 2.513,01 3.043,83
Manaus - AM 1.412 - 1.789 1.428,24 1.412,00 1.412,00 1.476,95 1.788,92
Uberaba - MG 1.421 - 3.465 2.058,79 1.421,28 1.900,00 2.861,00 3.465,33
Ribeirão das Neves - MG 1.687 - 2.162 1.732,88 1.686,97 1.700,00 1.785,00 2.162,05
Canoas - RS 1.426 - 2.048 1.521,74 1.426,12 1.487,00 1.690,94 2.048,12
Uberlândia - MG 1.900 - 3.465 2.212,46 1.900,00 1.900,00 2.861,00 3.465,33
Governador Valadares - MG 1.900 - 6.713 3.322,79 1.900,00 3.182,00 5.542,00 6.712,64
Gravatai - RS 1.412 - 2.211 1.619,05 1.412,00 1.567,50 1.825,58 2.211,20
Salvador - BA 1.412 - 3.162 1.701,58 1.412,00 1.412,00 2.610,85 3.162,34
Patos de Minas - MG 1.883 - 3.465 2.311,82 1.883,33 1.900,00 2.861,00 3.465,33
Ipatinga - MG 1.819 - 3.854 2.370,53 1.819,27 1.900,00 3.182,00 3.854,13
Muriaé - MG 1.873 - 3.854 2.460,22 1.872,73 1.900,00 3.182,00 3.854,13
Patrocínio - MG 1.900 - 3.465 2.321,11 1.900,00 1.900,00 2.861,00 3.465,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.447 - 2.815 1.959,92 1.447,38 2.100,00 2.324,07 2.814,99
Minas Gerais 1.679 - 3.895 2.269,56 1.678,63 2.120,00 3.215,67 3.894,92
São Paulo 1.620 - 4.574 2.426,46 1.619,89 2.173,00 3.776,38 4.574,06
Rio Grande do Sul 1.439 - 2.623 1.738,03 1.439,29 1.724,00 2.165,82 2.623,30
Paraná 1.413 - 2.885 1.872,08 1.413,28 1.861,00 2.381,64 2.884,71
Bahia 1.412 - 3.313 1.744,24 1.412,00 1.412,00 2.735,29 3.313,06
Amazonas 1.412 - 1.789 1.428,24 1.412,00 1.412,00 1.476,95 1.788,92
Ceará 1.523 - 5.661 2.346,46 1.523,08 1.586,20 4.673,69 5.660,92
Goiás 1.795 - 2.538 1.939,08 1.794,92 1.933,00 2.095,38 2.537,99
Espírito Santo 1.561 - 3.229 1.982,91 1.561,37 1.955,00 2.666,00 3.229,14
Rio Grande do Norte 1.530 - 2.690 1.726,99 1.530,00 1.530,00 2.220,86 2.689,97
Distrito Federal 1.586 - 3.246 1.846,75 1.586,40 1.608,00 2.679,60 3.245,61
Roraima 1.773 - 3.067 2.231,99 1.773,00 2.293,00 2.532,00 3.066,83
Mato Grosso 1.412 - 2.846 1.736,71 1.412,00 1.412,00 2.350,00 2.846,39
Santa Catarina 2.371 - 4.413 3.388,65 2.371,24 3.643,00 3.643,00 4.412,51
Pernambuco 1.412 - 2.226 1.527,93 1.412,00 1.457,00 1.838,00 2.226,24
Maranhão 2.163 - 2.659 2.171,08 2.163,00 2.163,00 2.195,33 2.659,05
Rondônia 2.100 - 3.028 2.276,80 2.100,00 2.184,00 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de segurança socioeducativa

Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei devem:

  • desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos;
  • identificar necessidades/demandas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho;
  • comunicar-se;
  • abordar assistidos/usuários/educandos/ internos;
  • desenvolver atividades socioeducativas;
  • sensibilizar assistidos/usuários/ internos;
  • avaliar processo de trabalho;

  • Atividades

    • participar da elaboração das normas;
    • demonstrar coragem;
    • verificar o conteúdo das correspondências dos internos ( recebidas e enviadas);
    • demonstrar entusiasmo;
    • agir sob pressão;
    • definir metas;
    • revistar as celas;
    • resgatar assistidos/usuários/ internos;
    • avaliar adesão ao tratamento;
    • mapear perímetros ou áreas;
    • revistar o interno e visitantes;
    • realizar atividades pedagógicas lúdicas;
    • receber demanda espontânea;
    • aconselhar mudanças de comportamento;
    • contornar situações adversas;
    • respeitar diferenças;
    • realizar acompanhamento pedagógico;
    • realizar atividades de laborterapia;
    • trocar experiências;
    • estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas;
    • desenvolver oficinas;
    • participar da elaboração de questionários;
    • mapear público-alvo;
    • buscar identificação e empatia;
    • participar de equipes multidisciplinares;
    • identificar se os internos estão sendo atendidos;
    • servir de exemplo;
    • fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos;
    • verificar a ocorrência de violação de direitos;
    • receber pedidos de ajuda da família;
    • planejar eventos;
    • fiscalizar entidades de atendimento a crianças e adolescentes;
    • acompanhar educando nas atividades socioeducativas;
    • realizar visitas domiciliares;
    • avaliar a adesão a medida socioeducativa;
    • fazer devolutiva;
    • acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos;
    • avaliar o comportamento dos internos;
    • administrar conflitos;
    • registrar ocorrências;
    • definir objetivos;
    • passar o plantão;
    • encaminhar documentação oficial;
    • dialogar com assistidos/usuários/educandos;
    • aproximar-se dos assistidos/usuários;
    • orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres;
    • acompanhar a rotina diária do educando/ interno;
    • acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares;
    • notificar pessoas e entidades;
    • desenvolver dinâmica de grupo;
    • realizar rondas;
    • analisar práticas;
    • realizar reuniões para avaliação dos assistidos/usuários;
    • demonstrar autocontrole;
    • avaliar ações;
    • aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • permanecer em estado de alerta;
    • alterar estratégias;
    • demonstrar criatividade;
    • percorrer perímetros e áreas;
    • acolher educando;
    • resgatar autoestima;
    • conferir o número de internos nas celas;
    • realizar atividades de lazer e cultura;
    • definir estratégias;
    • identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos;
    • verificar denúncias;
    • informar sobre a violação das regras pelos internos;
    • realizar atividades utilizando cão;
    • monitorar comportamento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • conduzir internos para as atividades pedagógicas, laboral e de lazer;
    • estabelecer cronograma;
    • encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços;
    • avaliar a produtividade dos internos;
    • solicitar encaminhamento de educandos/ internos;
    • informar ministério público e/ou poder judiciário os direitos violados;
    • participar do planejamento de revista geral (surpresa);
    • acompanhar visitantes ( familiares, advogados);
    • participar do planejamento do trabalho (ppp, pia, etc);
    • definir rotina administrativa;
    • demonstrar pró atividade;
    • abrir procedimento de atendimento;
    • conscientizar sobre regras e normas;
    • realizar terapias em grupo;
    • despertar aptidões, habilidades;
    • pesquisar histórico familiar;
    • realizar atividades artísticas;
    • subsidiar as equipes técnicas com informações sobre os internos;
    • receber informações sobre violação de direitos;
    • participar da elaboração do diagnóstico polidimensional;
    • identificar público-alvo;
    • levantar dados estatísticos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • recepcionar educando/ interno;
    • conscientizar sobre riscos;
    • demonstrar persistência;
    • criar vínculos;
    • receber denúncias;
    • realizar procedimentos de segurança;
    • convidar assistidos/usuários para participar de atividade socioeducativa;
    • atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • trabalhar em equipe;
    • identificar internos em situação de risco;
    • observar necessidades de assistidos/usuários/educandos;
    • despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida;
    • denunciar situação de risco;
    • apontar alternativas;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • inspirar confiança;
    • construir hábitos;
    • elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento;
    • definir metodologia de trabalho;
    • realizar atividades voltadas para a espiritualidade;
    • acompanhar reuniões socioeducativas;
    • analisar casos;
    • demonstrar capacidade de compreensão;
    • preencher documentos;
    • avaliar reinserção dos assistidos/usuários;
    • assumir riscos;
    • agendar visitas;
    • realizar atividades recreativas e esportivas;
    • dialogar com familiares e/ou vizinhança;
    • requisitar serviços;
    • exercitar atividade de escuta;
    • observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos;
    • acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários;
    • assessorar poder público na implantação de programas e projetos;
    • despertar esperança;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • analisar resultados;
    • tomar decisões;
    • avistar assistidos/usuários;


    Setores que mais contratam Agente de segurança socioeducativa no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Instalação e manutenção elétrica
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de limpeza
    • Educação infantil - creche
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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