Salário para o cargo de Administrador de edifícios
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Administrador de edifícios - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Administrador de edifícios

Um Administrador de edifícios trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.880,61 e R$ 5.743,96, com a média salarial de R$ 2.832,70 e o salário mediana em R$ 2.344,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de edifícios

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.832,70 33.992,37 708,17 13,07
1º Quartil 1.880,61 22.567,33 470,15 8,68
Salário Mediana 2.344,00 28.128,00 586,00 10,81
3º Quartil 4.380,59 52.567,06 1.095,15 20,21
Teto Salarial 5.743,96 68.927,51 1.435,99 26,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.188 - 8.703 4.151,99 2.187,65 3.500,00 7.185,50 8.703,29
Rio de Janeiro - RJ 1.673 - 4.861 2.289,20 1.673,34 1.679,00 4.013,13 4.860,82
Salvador - BA 1.875 - 4.689 2.682,50 1.875,41 2.500,00 3.870,99 4.688,65
Curitiba - PR 1.796 - 3.321 2.071,64 1.795,53 1.892,00 2.741,97 3.321,15
Fortaleza - CE 1.603 - 3.866 2.264,04 1.602,75 2.133,00 3.191,75 3.865,95
Porto Alegre - RS 2.354 - 4.699 3.173,06 2.353,68 3.243,50 3.879,46 4.698,92
Recife - PE 1.760 - 4.028 2.383,78 1.760,17 2.200,00 3.325,17 4.027,55
Belo Horizonte - MG 2.024 - 4.222 2.616,74 2.024,05 2.436,00 3.485,72 4.222,01
Brasília - DF 2.115 - 5.588 3.197,43 2.115,47 2.997,56 4.613,48 5.587,98
Lauro de Freitas - BA 1.787 - 4.040 2.489,81 1.786,82 2.450,00 3.335,42 4.039,96
Guarulhos - SP 1.745 - 5.206 2.651,19 1.745,44 2.153,50 4.298,44 5.206,40
Barueri - SP 1.745 - 6.203 2.823,95 1.745,17 1.874,50 5.120,94 6.202,63
Camaçari - BA 1.675 - 4.112 2.411,66 1.674,62 2.400,00 3.395,29 4.112,47
Natal - RN 1.421 - 3.154 1.889,93 1.420,62 1.700,00 2.603,77 3.153,76
Cuiabá - MT 2.408 - 4.136 2.850,48 2.407,77 2.789,87 3.414,92 4.136,26
Vitoria - ES 1.590 - 2.946 1.934,08 1.590,37 1.924,00 2.431,96 2.945,66
Manaus - AM 1.792 - 4.274 2.540,28 1.791,75 2.247,00 3.528,25 4.273,52
Goiânia - GO 1.609 - 4.401 2.216,71 1.608,92 1.793,97 3.633,25 4.400,70
Belém - PA 2.125 - 3.216 2.314,02 2.125,25 2.263,00 2.654,92 3.215,71
São Bernardo do Campo - SP 1.912 - 5.827 3.007,32 1.911,66 2.431,50 4.810,70 5.826,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.980 - 7.930 3.768,61 1.979,88 3.255,00 6.547,31 7.930,30
Bahia 1.799 - 4.628 2.624,03 1.798,64 2.455,00 3.820,97 4.628,07
Rio de Janeiro 1.672 - 5.061 2.353,95 1.671,62 1.679,00 4.178,78 5.061,46
Paraná 1.785 - 3.544 2.121,31 1.784,52 1.892,00 2.925,75 3.543,75
Ceará 1.599 - 3.764 2.226,64 1.598,75 2.100,00 3.107,44 3.763,83
Rio Grande do Sul 1.949 - 4.705 2.974,84 1.949,38 3.000,00 3.884,24 4.704,71
Pernambuco 1.692 - 3.951 2.306,60 1.691,50 2.096,93 3.261,79 3.950,78
Minas Gerais 1.808 - 4.904 2.679,56 1.808,29 2.436,00 4.048,79 4.904,02
Pará 1.536 - 3.477 2.149,31 1.536,03 2.176,00 2.870,84 3.477,25
Santa Catarina 1.670 - 4.478 2.500,07 1.670,39 2.200,00 3.697,15 4.478,10
Espírito Santo 1.609 - 3.087 2.019,80 1.609,39 1.925,00 2.548,71 3.087,07
Rio Grande do Norte 1.420 - 3.349 1.940,31 1.419,64 1.705,00 2.764,97 3.349,02
Distrito Federal 2.115 - 5.588 3.197,43 2.115,47 2.997,56 4.613,48 5.587,98
Goiás 1.588 - 5.105 2.423,75 1.588,32 1.900,00 4.214,95 5.105,27
Mato Grosso 2.150 - 4.091 2.764,22 2.149,86 2.686,73 3.377,64 4.091,10
Amazonas 1.792 - 4.274 2.527,33 1.791,75 2.247,00 3.528,25 4.273,52
Paraíba 1.714 - 6.516 2.997,57 1.714,37 2.459,50 5.379,29 6.515,56
Sergipe 1.748 - 3.586 2.195,08 1.748,09 2.046,00 2.960,25 3.585,54
Maranhão 1.487 - 3.353 2.036,28 1.487,25 2.034,00 2.767,88 3.352,53
Alagoas 1.587 - 4.539 2.209,12 1.587,25 1.765,00 3.747,47 4.539,05
Amapá 2.013 - 5.982 4.077,07 2.013,33 4.939,00 4.939,00 5.982,26
Piauí 1.433 - 2.317 1.569,00 1.433,00 1.533,00 1.913,00 2.317,08
Tocantins 2.000 - 2.983 2.123,83 2.000,00 2.000,00 2.463,00 2.983,26


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador de edifícios

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • registrar pedido do cliente;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • controlar emissão de comandas;
    • encaminhar clientes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • demonstrar agilidade;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • orientar pedido do cliente;
    • supervisionar guarda de valores;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • orientar execução dos serviços;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • participar de programas de treinamento;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • verificar estado das instalações;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • supervisionar horários de portaria;
    • acompanhar visitações;
    • implementar sanções disciplinares;
    • pesquisar preços de produtos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • manter-se atualizado;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • executar trabalho de subordinados;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • escolher matéria-prima;
    • distribuir funcionários em setores;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • programar abastecimento dos setores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • recepcionar clientes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • liderar equipe;
    • atender reclamações;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • executar preparação de bebidas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • planejar operações para datas especiais;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • motivar funcionários;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;


    Setores que mais contratam Administrador de edifícios no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Outras obras de engenharia civil




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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