Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • implementar processos operacionais;

Atividades

  • elaborar orçamento da área;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • estudar sugestões de clientes;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • estipular políticas por produto;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • contratar serviços terceirizados;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • controlar orçamento da área;
  • delegar atribuições;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • acompanhar formalização de operações;
  • executar consultas de crédito;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • analisar mercado e concorrência;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • identificar necessidade de cliente;
  • propor remuneração de pessoal;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • consolidar informações gerenciais;
  • demonstrar persuasão;
  • motivar equipes;
  • examinar operações gerenciais;
  • determinar perfil de ocupações;
  • participar de projetos da instituição;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • programar férias da equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • remanejar pessoal;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • visitar clientes;
  • promover interação da equipe;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • selecionar pessoas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • revisar plano diretor;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • participar de comitê de crédito;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • implementar políticas internas e externas;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • conferir autenticidade de informações;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • gerir processos de crédito;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • controlar custos;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • incrementar resultados;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • classificar clientes (rating e score);
  • demonstrar segurança;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar liderança;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • dispensar pessoas;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • atender auditoria interna e externa;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar visão gerencial;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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