Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;

Atividades

  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • determinar perfil de ocupações;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • consolidar informações gerenciais;
  • promover interação da equipe;
  • controlar custos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • identificar necessidade de cliente;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • gerir processos de crédito;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • respeitar valores da instituição;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • administrar conflitos;
  • analisar mercado e concorrência;
  • estudar sugestões de clientes;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • participar de comitê de crédito;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • remanejar pessoal;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • participar de projetos da instituição;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • programar férias da equipe;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • estabelecer prioridades;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • estipular políticas por produto;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • demonstrar liderança;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • visitar clientes;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • dispensar pessoas;
  • classificar clientes (rating e score);
  • solucionar reclamações de clientes;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • atender auditoria interna e externa;
  • examinar operações gerenciais;
  • demonstrar visão gerencial;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • incrementar resultados;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • motivar equipes;
  • implementar políticas internas e externas;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • elaborar orçamento da área;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • revisar plano diretor;
  • conferir autenticidade de informações;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • contratar serviços terceirizados;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • coordenar equipes;
  • executar consultas de crédito;
  • demonstrar persuasão;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • demonstrar segurança;
  • selecionar pessoas;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • acompanhar formalização de operações;
  • controlar orçamento da área;
  • propor remuneração de pessoal;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • demonstrar poder de decisão;
  • definir atribuições para cada cargo;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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