Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;

Atividades

  • remanejar pessoal;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • executar consultas de crédito;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • selecionar pessoas;
  • contratar serviços terceirizados;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • atender auditoria interna e externa;
  • participar de projetos da instituição;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • analisar mercado e concorrência;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • visitar clientes;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • examinar operações gerenciais;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • delegar atribuições;
  • incrementar resultados;
  • dispensar pessoas;
  • determinar perfil de ocupações;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • motivar equipes;
  • gerir processos de crédito;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • elaborar orçamento da área;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • promover interação da equipe;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • estudar sugestões de clientes;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • participar de comitê de crédito;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • propor remuneração de pessoal;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • demonstrar flexibilidade;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • controlar orçamento da área;
  • estipular políticas por produto;
  • demonstrar persuasão;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • revisar plano diretor;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar visão gerencial;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • conferir autenticidade de informações;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • implementar políticas internas e externas;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • acompanhar formalização de operações;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • identificar necessidade de cliente;
  • classificar clientes (rating e score);
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • consolidar informações gerenciais;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • demonstrar segurança;
  • coordenar equipes;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • controlar custos;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • programar férias da equipe;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar liderança;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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