Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • estabelecer objetivos e metas;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • coordenar equipes;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • controlar custos;
  • demonstrar poder de decisão;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • participar de projetos da instituição;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • visitar clientes;
  • demonstrar visão gerencial;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • demonstrar persuasão;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • propor remuneração de pessoal;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • conferir autenticidade de informações;
  • remanejar pessoal;
  • gerir processos de crédito;
  • revisar plano diretor;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • demonstrar segurança;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • executar consultas de crédito;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • examinar operações gerenciais;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • consolidar informações gerenciais;
  • determinar perfil de ocupações;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • demonstrar liderança;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • programar férias da equipe;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • classificar clientes (rating e score);
  • analisar mercado e concorrência;
  • administrar conflitos;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • incrementar resultados;
  • implementar políticas internas e externas;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • participar de comitê de crédito;
  • dispensar pessoas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • estudar sugestões de clientes;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • selecionar pessoas;
  • promover interação da equipe;
  • motivar equipes;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • identificar necessidade de cliente;
  • atender auditoria interna e externa;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • estipular políticas por produto;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • acompanhar formalização de operações;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • elaborar orçamento da área;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • controlar orçamento da área;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • contratar serviços terceirizados;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • respeitar valores da instituição;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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