Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • assegurar padrões de atendimento;
  • participar de projetos da instituição;
  • consolidar informações gerenciais;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • remanejar pessoal;
  • demonstrar flexibilidade;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • gerir processos de crédito;
  • demonstrar liderança;
  • analisar mercado e concorrência;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • motivar equipes;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • acompanhar formalização de operações;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • programar férias da equipe;
  • respeitar valores da instituição;
  • revisar plano diretor;
  • implementar políticas internas e externas;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • visitar clientes;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • identificar necessidade de cliente;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • coordenar equipes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • selecionar pessoas;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • solicitar compra de equipamentos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • dispensar pessoas;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • executar consultas de crédito;
  • propor remuneração de pessoal;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • demonstrar persuasão;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • estudar sugestões de clientes;
  • demonstrar visão gerencial;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • controlar custos;
  • incrementar resultados;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • controlar orçamento da área;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • promover interação da equipe;
  • examinar operações gerenciais;
  • delegar atribuições;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • classificar clientes (rating e score);
  • demonstrar segurança;
  • estabelecer prioridades;
  • administrar conflitos;
  • participar de comitê de crédito;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • estipular políticas por produto;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • contratar serviços terceirizados;
  • elaborar orçamento da área;
  • conferir autenticidade de informações;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • atender auditoria interna e externa;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • determinar perfil de ocupações;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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