Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • comunicar-se;

Atividades

  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • promover interação da equipe;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • atender auditoria interna e externa;
  • propor remuneração de pessoal;
  • acompanhar formalização de operações;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • revisar plano diretor;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • examinar operações gerenciais;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • elaborar orçamento da área;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • estabelecer prioridades;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • controlar orçamento da área;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • analisar mercado e concorrência;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • motivar equipes;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • delegar atribuições;
  • participar de projetos da instituição;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar visão gerencial;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • implementar políticas internas e externas;
  • executar consultas de crédito;
  • contratar serviços terceirizados;
  • coordenar equipes;
  • incrementar resultados;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • conferir autenticidade de informações;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar persuasão;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • identificar necessidade de cliente;
  • visitar clientes;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • remanejar pessoal;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • consolidar informações gerenciais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • programar férias da equipe;
  • gerir processos de crédito;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • classificar clientes (rating e score);
  • participar de comitê de crédito;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • dispensar pessoas;
  • controlar custos;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • estudar sugestões de clientes;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • demonstrar poder de decisão;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • demonstrar liderança;
  • selecionar pessoas;
  • determinar perfil de ocupações;
  • estipular políticas por produto;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • demonstrar segurança;
  • administrar conflitos;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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