Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • estabelecer prioridades;
  • propor remuneração de pessoal;
  • demonstrar visão gerencial;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • conferir autenticidade de informações;
  • programar férias da equipe;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • participar de projetos da instituição;
  • coordenar equipes;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • identificar necessidade de cliente;
  • elaborar orçamento da área;
  • classificar clientes (rating e score);
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • analisar mercado e concorrência;
  • dispensar pessoas;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • selecionar pessoas;
  • demonstrar liderança;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • respeitar valores da instituição;
  • acompanhar formalização de operações;
  • estudar sugestões de clientes;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • consolidar informações gerenciais;
  • demonstrar poder de decisão;
  • promover interação da equipe;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • implementar políticas internas e externas;
  • delegar atribuições;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • gerir processos de crédito;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • demonstrar persuasão;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • motivar equipes;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • remanejar pessoal;
  • visitar clientes;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar segurança;
  • atender auditoria interna e externa;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • contratar serviços terceirizados;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • examinar operações gerenciais;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • revisar plano diretor;
  • incrementar resultados;
  • estipular políticas por produto;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • participar de comitê de crédito;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • administrar conflitos;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • definir estrutura organizacional da área;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • determinar perfil de ocupações;
  • executar consultas de crédito;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • controlar custos;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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