Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;

Atividades

  • examinar operações gerenciais;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • atender auditoria interna e externa;
  • respeitar valores da instituição;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • controlar orçamento da área;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • implementar políticas internas e externas;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • revisar plano diretor;
  • demonstrar flexibilidade;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • selecionar pessoas;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • propor remuneração de pessoal;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • classificar clientes (rating e score);
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • demonstrar persuasão;
  • demonstrar visão gerencial;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • executar consultas de crédito;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • participar de projetos da instituição;
  • analisar mercado e concorrência;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • elaborar orçamento da área;
  • delegar atribuições;
  • controlar custos;
  • demonstrar segurança;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • dispensar pessoas;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • coordenar equipes;
  • estabelecer prioridades;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • conferir autenticidade de informações;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • participar de comitê de crédito;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • programar férias da equipe;
  • demonstrar liderança;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • contratar serviços terceirizados;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • promover interação da equipe;
  • remanejar pessoal;
  • visitar clientes;
  • motivar equipes;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • consolidar informações gerenciais;
  • demonstrar poder de decisão;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • gerir processos de crédito;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • estudar sugestões de clientes;
  • incrementar resultados;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • estipular políticas por produto;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • determinar perfil de ocupações;
  • identificar necessidade de cliente;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • acompanhar formalização de operações;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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