Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;

Atividades

  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • propor remuneração de pessoal;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • implementar políticas internas e externas;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • dispensar pessoas;
  • classificar clientes (rating e score);
  • acompanhar formalização de operações;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • conferir autenticidade de informações;
  • programar férias da equipe;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • elaborar orçamento da área;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • demonstrar segurança;
  • incrementar resultados;
  • demonstrar persuasão;
  • contratar serviços terceirizados;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar poder de decisão;
  • motivar equipes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • examinar operações gerenciais;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • participar de projetos da instituição;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • revisar plano diretor;
  • participar de comitê de crédito;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • coordenar equipes;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • estabelecer prioridades;
  • controlar custos;
  • executar consultas de crédito;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • estudar sugestões de clientes;
  • demonstrar visão gerencial;
  • demonstrar liderança;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • gerir processos de crédito;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • visitar clientes;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • controlar orçamento da área;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • promover interação da equipe;
  • determinar perfil de ocupações;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • estipular políticas por produto;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • analisar mercado e concorrência;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • atender auditoria interna e externa;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • administrar conflitos;
  • remanejar pessoal;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • selecionar pessoas;
  • respeitar valores da instituição;
  • consolidar informações gerenciais;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • identificar necessidade de cliente;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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