Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • programar férias da equipe;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • examinar operações gerenciais;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar visão gerencial;
  • implementar políticas internas e externas;
  • respeitar valores da instituição;
  • participar de comitê de crédito;
  • administrar conflitos;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • demonstrar liderança;
  • determinar perfil de ocupações;
  • demonstrar persuasão;
  • estabelecer prioridades;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • contratar serviços terceirizados;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • executar consultas de crédito;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • conferir autenticidade de informações;
  • participar de projetos da instituição;
  • demonstrar segurança;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • dispensar pessoas;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • revisar plano diretor;
  • incrementar resultados;
  • promover interação da equipe;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • analisar mercado e concorrência;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • identificar necessidade de cliente;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • divulgar normas e procedimentos;
  • elaborar orçamento da área;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • controlar custos;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • consolidar informações gerenciais;
  • gerir processos de crédito;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • classificar clientes (rating e score);
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • remanejar pessoal;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • acompanhar formalização de operações;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • motivar equipes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • estipular políticas por produto;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • visitar clientes;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • delegar atribuições;
  • selecionar pessoas;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • coordenar equipes;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • propor remuneração de pessoal;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • estudar sugestões de clientes;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • atender auditoria interna e externa;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador de rua