Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;

Atividades

  • classificar clientes (rating e score);
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • delegar atribuições;
  • acompanhar formalização de operações;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • coordenar equipes;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • revisar plano diretor;
  • participar de projetos da instituição;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • propor remuneração de pessoal;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • estudar sugestões de clientes;
  • analisar mercado e concorrência;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • selecionar pessoas;
  • visitar clientes;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • participar de comitê de crédito;
  • respeitar valores da instituição;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • controlar orçamento da área;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • demonstrar liderança;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • administrar conflitos;
  • remanejar pessoal;
  • conferir autenticidade de informações;
  • elaborar orçamento da área;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • identificar necessidade de cliente;
  • programar férias da equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • demonstrar visão gerencial;
  • gerir processos de crédito;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • executar consultas de crédito;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • promover interação da equipe;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • demonstrar segurança;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • consolidar informações gerenciais;
  • determinar perfil de ocupações;
  • examinar operações gerenciais;
  • implementar políticas internas e externas;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • contratar serviços terceirizados;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • demonstrar persuasão;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • incrementar resultados;
  • demonstrar flexibilidade;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • estipular políticas por produto;
  • estabelecer prioridades;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • dispensar pessoas;
  • motivar equipes;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • controlar custos;
  • atender auditoria interna e externa;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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