Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • planejar processos de operações bancárias;
  • implementar processos operacionais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;

Atividades

  • executar consultas de crédito;
  • revisar plano diretor;
  • demonstrar flexibilidade;
  • atender auditoria interna e externa;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • consolidar informações gerenciais;
  • classificar clientes (rating e score);
  • estabelecer prioridades;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • estipular políticas por produto;
  • dispensar pessoas;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • conferir autenticidade de informações;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • delegar atribuições;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • demonstrar liderança;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • visitar clientes;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • contratar serviços terceirizados;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • programar férias da equipe;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • administrar conflitos;
  • acompanhar formalização de operações;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • analisar mercado e concorrência;
  • identificar necessidade de cliente;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • propor remuneração de pessoal;
  • incrementar resultados;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • estudar sugestões de clientes;
  • demonstrar segurança;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • implementar políticas internas e externas;
  • coordenar equipes;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • examinar operações gerenciais;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • motivar equipes;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • gerir processos de crédito;
  • demonstrar visão gerencial;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • demonstrar poder de decisão;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • remanejar pessoal;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • controlar orçamento da área;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • respeitar valores da instituição;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • selecionar pessoas;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • promover interação da equipe;
  • participar de comitê de crédito;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • elaborar orçamento da área;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • demonstrar persuasão;
  • participar de projetos da instituição;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • controlar custos;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • determinar perfil de ocupações;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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