Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;

Atividades

  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • coordenar equipes;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • selecionar pessoas;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • administrar conflitos;
  • participar de comitê de crédito;
  • estabelecer prioridades;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • respeitar valores da instituição;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • consolidar informações gerenciais;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • remanejar pessoal;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • analisar mercado e concorrência;
  • determinar perfil de ocupações;
  • programar férias da equipe;
  • identificar necessidade de cliente;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • conferir autenticidade de informações;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • contratar serviços terceirizados;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • estipular políticas por produto;
  • executar consultas de crédito;
  • examinar operações gerenciais;
  • classificar clientes (rating e score);
  • dispensar pessoas;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • acompanhar formalização de operações;
  • atender auditoria interna e externa;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • demonstrar segurança;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • controlar orçamento da área;
  • demonstrar flexibilidade;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • promover interação da equipe;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar visão gerencial;
  • controlar custos;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • participar de projetos da instituição;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • demonstrar persuasão;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • motivar equipes;
  • revisar plano diretor;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • demonstrar poder de decisão;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • visitar clientes;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • gerir processos de crédito;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • implementar políticas internas e externas;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • propor remuneração de pessoal;
  • incrementar resultados;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • verificar enquadramento de garantias;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • elaborar orçamento da área;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar liderança;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • estudar sugestões de clientes;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • divulgar normas e procedimentos;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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