Salário para o cargo de Adegueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Adegueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Adegueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • avaliar desempenho;
  • representar a empresa;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • gerir investimentos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar remanejamentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • delegar atribuições;
  • promover programas prevencionistas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • planejar compras e locações;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • definir estratégias de terceirização;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • elaborar normas e instruções;
  • medir resultados de treinamento;
  • designar equipe para projeto;
  • contratar serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • atender agentes de fiscalização;
  • orientar clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • promover funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • exercer liderança;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • fazer orçamentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • agir com dinamismo;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • examinar currículos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • formular incentivos de produtividade;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • operar equipamentos de informática;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • recepcionar mercadorias;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • expressar-se gestualmente;
  • demonstrar motivação;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • elaborar plano de investimentos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • expressar-se oralmente;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • qualificar fornecedores;
  • providenciar integração de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerir compras;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • buscar atualização profissional;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • transferir numerário para o banco;
  • exercitar a autonomia;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • cooperar na definição de projetos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • participar de reuniões;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • gerir estoques;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • captar recursos;
  • gerir custos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • entrevistar candidatos;
  • cobrar resultados;
  • manter apresentação pessoal;
  • resolver reclamações de clientes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;


Setores que mais contratam Adegueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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