Salário para o cargo de Adegueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Adegueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Adegueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • gerir investimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • cooperar na definição de projetos;
  • delegar atribuições;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • demonstrar motivação;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • gerir compras;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • gerir custos;
  • participar de reuniões;
  • propor compra de novos itens;
  • implantar técnicas de vendas;
  • examinar currículos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar remanejamentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • orientar clientes;
  • estimular a motivação das equipes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercer liderança;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • cobrar resultados;
  • atender agentes de fiscalização;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • manter apresentação pessoal;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • fazer orçamentos;
  • avaliar desempenho;
  • recepcionar mercadorias;
  • contratar serviços;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • elaborar plano de investimentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • buscar atualização profissional;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • operar equipamentos de informática;
  • promover programas prevencionistas;
  • agir com dinamismo;
  • captar recursos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • elaborar normas e instruções;
  • exercitar a autonomia;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • formular incentivos de produtividade;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir estratégias de terceirização;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • designar equipe para projeto;
  • definir perfil do consumidor final;
  • instruir subordinados;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • promover funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • remanejar leiaute;
  • representar a empresa;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • expressar-se oralmente;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • transferir numerário para o banco;
  • expressar-se gestualmente;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerir estoques;
  • medir resultados de treinamento;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;


Setores que mais contratam Adegueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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