Salário para o cargo de Adegueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Adegueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Adegueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • implementar reciclagem de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estimular a motivação das equipes;
  • propor compra de novos itens;
  • expressar-se oralmente;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • elaborar normas e instruções;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir perfil do consumidor final;
  • remanejar leiaute;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • demonstrar motivação;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • instruir subordinados;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • promover programas prevencionistas;
  • planejar compras e locações;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • agir com dinamismo;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerir investimentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • elaborar plano de investimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • gerir compras;
  • entrevistar candidatos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • implantar técnicas de vendas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • participar de reuniões;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • recepcionar mercadorias;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • examinar currículos;
  • gerir custos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • qualificar fornecedores;
  • avaliar desempenho;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerir estoques;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • medir resultados de treinamento;
  • designar equipe para projeto;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • contratar serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • cobrar resultados;
  • manter apresentação pessoal;
  • captar recursos;
  • determinar perfis profissionais;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • exercer liderança;
  • fazer orçamentos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir estratégias de terceirização;
  • delegar atribuições;
  • cooperar na definição de projetos;
  • expressar-se gestualmente;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • administrar remanejamentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • atender agentes de fiscalização;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • representar a empresa;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • promover funcionários;
  • orientar clientes;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • buscar atualização profissional;


Setores que mais contratam Adegueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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