Salário para o cargo de Operador de radiotelefonia
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de radiotelefonia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de radiotelefonia

Um Operador de radiotelefonia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.188,45 e R$ 3.576,25, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de radiotelefonia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.188,45 14.261,43 297,11 5,89
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.727,40 32.728,83 681,85 13,51
Teto Salarial 3.576,25 42.915,03 894,06 17,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de radiotelefonia

Operadores de telefonia devem:

  • cadastrar informações;
  • operar equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • treinar funcionários;
  • monitorar atendimentos;
  • fornecer informações;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;

  • Atividades

    • digitar teclados;
    • retransmitir mensagens;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • ouvir o cliente;
    • transmitir informações corretamente;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • pronunciar-se claramente;
    • transmitir recados;
    • informar tarifas;
    • registrar reclamações de trote;
    • fazer monitoria ativa;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • demonstrar imparcialidade;
    • simular situações reais;
    • gravar informações;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • informar números de telefones internos;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • falar formalmente;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • demonstrar prontidão;
    • acessar códigos;
    • acionar despertador automático;
    • demonstrar autocontrole;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • demonstrar segurança;
    • elaborar revezamento;
    • cadastrar números de telefones;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • propor medidas corretivas;
    • relatar informações de troca de turno;
    • anotar recados;
    • redigir ordens de serviço;
    • trocar senha do cliente;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • enviar mensagens;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • programar pabx;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • identificar origem da chamada;
    • consultar terminal de informações;
    • atualizar cadastro;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • retornar contato com cliente;
    • registrar pendências de informações;
    • informar alteração de número telefônico;
    • orientar trajeto do motorista;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar horário de atendimento;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • documentar serviços prestados;
    • informar ramais;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • ler mensagem para cliente;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • interceptar ligações;
    • monitorar tempo de pausa;
    • identificar tipo de chamada;
    • demonstrar entusiasmo;
    • programar mensagem;
    • preencher bilhete;
    • sugerir agenda de folgas;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • controlar frequência de funcionários;
    • localizar pessoas;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • manter sigilo;
    • enviar correio eletrônico;
    • dominar o idioma inglês;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • bloquear ligações;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • elaborar relatórios mensais;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • lançar ligações manualmente;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • operar pabx;
    • participar de cursos específicos;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • demonstrar pontualidade;
    • identificar pontos de melhoria;
    • identificar necessidades do cliente;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • demonstrar agilidade;
    • consultar código de grupo;
    • adequar o tom de voz;
    • saudar o cliente;
    • demonstrar objetividade;
    • atualizar código de grupo;
    • demonstrar paciência;
    • acompanhar ligação;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • especificar atendimentos diários;
    • digitar mensagem;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • preencher boleto de tarifa;
    • demonstrar cordialidade;
    • despertar hóspedes pelo telefone;


    Setores que mais contratam Operador de radiotelefonia no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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