Salário para o cargo de Operador de radiotelefonia
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de radiotelefonia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de radiotelefonia

Um Operador de radiotelefonia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.670,12 e R$ 5.176,02, com a média salarial de R$ 2.533,99 e o salário mediana em R$ 1.946,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de radiotelefonia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.533,99 30.407,88 633,50 12,72
1º Quartil 1.670,12 20.041,46 417,53 8,38
Salário Mediana 1.946,00 23.352,00 486,50 9,77
3º Quartil 3.947,46 47.369,48 986,86 19,82
Teto Salarial 5.176,02 62.112,28 1.294,01 25,98


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.761 - 6.641 3.694,68 1.761,47 3.873,00 5.482,51 6.640,58
Macaé - RJ 2.864 - 6.164 4.014,73 2.863,67 4.345,00 5.089,35 6.164,38
São Paulo - SP 1.596 - 2.821 1.852,74 1.596,34 1.688,00 2.329,16 2.821,15
Vitoria - ES 2.161 - 4.530 2.880,04 2.160,54 2.824,00 3.740,23 4.530,27
Alfredo Chaves - ES 4.345 - 5.263 4.345,00 4.345,00 4.345,00 4.345,00 5.262,79
São Bernardo do Campo - SP 1.837 - 2.620 1.921,95 1.837,00 1.837,00 2.163,19 2.620,12
Porto Alegre - RS 1.460 - 2.570 1.777,26 1.459,85 1.854,00 2.122,14 2.570,40
Curitiba - PR 1.412 - 2.549 1.666,07 1.412,00 1.452,67 2.104,17 2.548,63
Maceió - AL 1.481 - 2.444 1.730,40 1.480,78 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.574 1.618,41 1.412,00 1.508,00 2.125,00 2.573,86
Florianópolis - SC 2.148 - 3.067 2.420,69 2.148,43 2.503,00 2.532,10 3.066,96
Capão da Canoa - RS 1.723 - 2.246 1.796,91 1.723,00 1.854,00 1.854,00 2.245,62
Aracaju - SE 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Cotia - SP 1.837 - 2.440 1.880,71 1.837,00 1.837,00 2.014,50 2.440,02
Cascavel - PR 1.637 - 2.540 1.835,38 1.636,57 1.768,00 2.097,00 2.539,95
Serra - ES 1.878 - 2.482 1.984,88 1.877,96 2.049,00 2.049,00 2.481,81
Novo Hamburgo - RS 1.723 - 3.487 2.038,08 1.723,00 1.854,00 2.878,83 3.486,93
São José dos Campos - SP 1.553 - 2.970 1.769,87 1.553,00 1.553,00 2.452,38 2.970,40
Itaguaí - RJ 1.500 - 2.493 1.762,73 1.500,00 1.832,00 2.058,40 2.493,20
Sapucaia do Sul - RS 1.796 - 2.224 1.824,10 1.796,00 1.832,00 1.836,40 2.224,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.020 - 6.284 3.674,48 2.020,13 3.873,00 5.188,38 6.284,32
São Paulo 1.584 - 3.169 1.960,48 1.584,09 1.837,00 2.616,63 3.169,34
Espírito Santo 1.892 - 5.270 3.116,39 1.891,91 2.824,00 4.351,18 5.270,28
Rio Grande do Sul 1.646 - 2.613 1.866,73 1.646,41 1.854,00 2.157,00 2.612,62
Minas Gerais 1.412 - 2.195 1.529,12 1.412,00 1.413,00 1.811,88 2.194,60
Paraná 1.412 - 2.757 1.813,40 1.412,00 1.768,00 2.276,26 2.757,08
Santa Catarina 1.521 - 3.531 2.209,54 1.520,52 2.472,00 2.915,43 3.531,25
Alagoas 1.472 - 2.444 1.717,29 1.471,50 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Sergipe 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Mato Grosso 1.660 - 2.711 1.898,82 1.659,71 1.830,00 2.238,29 2.711,08
Pernambuco 1.989 - 6.391 3.894,52 1.989,00 4.555,00 5.276,60 6.391,18
Goiás 1.412 - 3.401 1.843,43 1.412,00 1.587,00 2.807,62 3.400,68
Distrito Federal 1.554 - 3.127 1.962,91 1.553,69 1.819,84 2.581,50 3.126,79
Bahia 1.711 - 7.711 3.190,73 1.711,00 3.000,00 6.366,00 7.710,69
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.751 1.664,73 1.412,00 1.500,00 2.271,00 2.750,70
Pará 1.900 - 5.243 3.147,78 1.900,00 3.481,00 4.329,00 5.243,41
Ceará 1.412 - 3.309 2.543,51 1.412,00 2.732,14 2.732,14 3.309,25


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de radiotelefonia

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • fornecer informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;

  • Atividades

    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • manter sigilo;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • adequar o tom de voz;
    • identificar tipo de chamada;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • orientar trajeto do motorista;
    • monitorar tempo de pausa;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • acompanhar ligação;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar entusiasmo;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • sugerir agenda de folgas;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • atualizar cadastro;
    • atualizar código de grupo;
    • consultar terminal de informações;
    • bloquear ligações;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • dominar o idioma inglês;
    • demonstrar segurança;
    • especificar atendimentos diários;
    • demonstrar cordialidade;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • localizar pessoas;
    • transmitir informações corretamente;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • digitar mensagem;
    • propor medidas corretivas;
    • ler mensagem para cliente;
    • saudar o cliente;
    • enviar correio eletrônico;
    • informar alteração de número telefônico;
    • demonstrar prontidão;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • identificar origem da chamada;
    • identificar necessidades do cliente;
    • programar pabx;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • ouvir o cliente;
    • relatar informações de troca de turno;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • operar pabx;
    • gravar informações;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • transmitir recados;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • consultar código de grupo;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • preencher bilhete;
    • registrar pendências de informações;
    • preencher boleto de tarifa;
    • documentar serviços prestados;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • redigir ordens de serviço;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • anotar recados;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • trocar senha do cliente;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • informar fuso-horário;
    • enviar mensagens;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • acessar códigos;
    • registrar reclamações de trote;
    • acionar despertador automático;
    • elaborar revezamento;
    • digitar teclados;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • fazer monitoria ativa;
    • identificar pontos de melhoria;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • demonstrar autocontrole;
    • controlar frequência de funcionários;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • pronunciar-se claramente;
    • informar horário de atendimento;
    • programar mensagem;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • simular situações reais;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • informar tarifas;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • lançar ligações manualmente;
    • informar números de telefones internos;
    • informar ramais;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • cadastrar números de telefones;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • interceptar ligações;
    • participar de cursos específicos;
    • retornar contato com cliente;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • falar formalmente;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar imparcialidade;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • elaborar relatórios mensais;
    • retransmitir mensagens;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • demonstrar pontualidade;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • permutar dias e turnos de trabalho;


    Setores que mais contratam Operador de radiotelefonia no mercado de trabalho

    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Uti móvel
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Obras de montagem industrial
    • Serviços móveis de atendimento a urgências, exceto por uti móvel
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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