Salário para o cargo de Monitor de teleatendimento
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Monitor de teleatendimento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Monitor de teleatendimento

Um Monitor de teleatendimento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.087,83 e R$ 3.023,71, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de teleatendimento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.087,83 13.053,99 271,96 5,36
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.306,01 27.672,11 576,50 11,36
Teto Salarial 3.023,71 36.284,50 755,93 14,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de teleatendimento

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • atender o cliente;
  • cadastrar informações;
  • prestar serviços;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • treinar funcionários;
  • monitorar atendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fornecer informações;

  • Atividades

    • demonstrar autocontrole;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar tarifas;
    • interceptar ligações;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • manter sigilo;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • cadastrar números de telefones;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • demonstrar segurança;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • digitar mensagem;
    • gravar informações;
    • elaborar revezamento;
    • programar pabx;
    • consultar código de grupo;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • informar horário de atendimento;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • falar formalmente;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar imparcialidade;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • especificar atendimentos diários;
    • trocar senha do cliente;
    • consultar terminal de informações;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • digitar teclados;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • enviar correio eletrônico;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • documentar serviços prestados;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • simular situações reais;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • atualizar cadastro;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • fazer monitoria ativa;
    • acessar códigos;
    • localizar pessoas;
    • atualizar código de grupo;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • pronunciar-se claramente;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • monitorar tempo de pausa;
    • operar pabx;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • programar mensagem;
    • sugerir agenda de folgas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • acionar despertador automático;
    • identificar origem da chamada;
    • dominar o idioma inglês;
    • demonstrar prontidão;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • acompanhar ligação;
    • saudar o cliente;
    • lançar ligações manualmente;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • elaborar relatórios mensais;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • bloquear ligações;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • propor medidas corretivas;
    • relatar informações de troca de turno;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • registrar reclamações de trote;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar objetividade;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • preencher boleto de tarifa;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • adequar o tom de voz;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • informar números de telefones internos;
    • enviar mensagens;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • informar alteração de número telefônico;
    • demonstrar cordialidade;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • demonstrar agilidade;
    • identificar tipo de chamada;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar pontualidade;
    • demonstrar paciência;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • transmitir informações corretamente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • participar de cursos específicos;
    • transmitir recados;
    • ler mensagem para cliente;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • identificar pontos de melhoria;
    • informar ramais;
    • anotar recados;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • retransmitir mensagens;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • identificar necessidades do cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • controlar frequência de funcionários;
    • registrar pendências de informações;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • preencher bilhete;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • retornar contato com cliente;
    • ouvir o cliente;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • redigir ordens de serviço;
    • orientar trajeto do motorista;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • identificar código de serviço na tela do computador;


    Setores que mais contratam Monitor de teleatendimento no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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