Salário para o cargo de Operador de pabx
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de pabx - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de pabx

Um Operador de pabx trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.481,02 e R$ 2.691,35, com a média salarial de R$ 1.704,82 e o salário mediana em R$ 1.617,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de pabx

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.704,82 20.457,80 426,20 9,24
1º Quartil 1.481,02 17.772,27 370,26 8,02
Salário Mediana 1.617,00 19.404,00 404,25 8,76
3º Quartil 2.052,54 24.630,50 513,14 11,12
Teto Salarial 2.691,35 32.296,25 672,84 14,58


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.540 - 2.929 1.883,37 1.539,64 1.823,00 2.418,29 2.929,10
Rio de Janeiro - RJ 1.464 - 2.437 1.663,67 1.464,49 1.570,00 2.011,63 2.436,55
Belo Horizonte - MG 1.432 - 2.785 1.760,10 1.432,39 1.585,00 2.299,38 2.785,07
Barueri - SP 1.601 - 2.227 1.708,52 1.600,89 1.694,00 1.838,71 2.227,10
Porto Alegre - RS 1.448 - 2.181 1.540,94 1.447,73 1.451,00 1.800,62 2.180,96
Goiânia - GO 1.462 - 2.216 1.624,22 1.462,24 1.566,59 1.829,62 2.216,09
Curitiba - PR 1.444 - 2.449 1.731,07 1.443,54 1.756,00 2.022,13 2.449,26
São Jose - SC 1.653 - 3.651 2.145,65 1.652,98 1.872,84 3.014,13 3.650,80
Brasília - DF 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Florianópolis - SC 1.563 - 2.719 1.907,57 1.562,77 1.911,50 2.245,20 2.719,46
Fortaleza - CE 1.412 - 2.516 1.623,40 1.412,00 1.447,00 2.077,57 2.516,41
Salvador - BA 1.412 - 1.999 1.499,66 1.412,08 1.464,00 1.650,01 1.998,54
Joinville - SC 1.505 - 2.546 1.701,67 1.504,65 1.633,00 2.101,95 2.545,95
Campinas - SP 1.551 - 2.792 1.843,14 1.551,11 1.736,00 2.305,36 2.792,32
Teresina - PI 1.412 - 2.287 1.609,84 1.412,00 1.486,00 1.888,16 2.287,00
Recife - PE 1.413 - 2.000 1.483,75 1.412,65 1.424,00 1.651,44 2.000,28
Guarulhos - SP 1.630 - 2.424 1.767,12 1.630,09 1.696,46 2.001,00 2.423,67
São Luís - MA 1.412 - 2.504 1.599,09 1.412,00 1.444,00 2.067,62 2.504,36
Bauru - SP 1.598 - 2.021 1.630,70 1.598,50 1.628,00 1.668,37 2.020,78
São João de Meriti - RJ 1.729 - 2.271 1.800,62 1.729,00 1.833,00 1.874,68 2.270,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.530 - 2.706 1.809,87 1.529,90 1.735,00 2.234,40 2.706,38
Santa Catarina 1.542 - 3.069 1.941,08 1.541,76 1.872,00 2.533,92 3.069,15
Minas Gerais 1.414 - 2.736 1.677,99 1.413,86 1.511,00 2.259,08 2.736,26
Rio Grande do Sul 1.444 - 2.423 1.645,80 1.443,54 1.554,00 2.000,19 2.422,70
Rio de Janeiro 1.462 - 2.441 1.690,38 1.462,10 1.625,00 2.015,15 2.440,82
Paraná 1.440 - 2.475 1.714,87 1.440,24 1.686,00 2.043,24 2.474,83
Goiás 1.433 - 2.224 1.608,40 1.432,76 1.566,00 1.836,24 2.224,11
Bahia 1.412 - 2.006 1.500,79 1.412,00 1.476,00 1.656,05 2.005,86
Distrito Federal 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Ceará 1.412 - 2.494 1.612,97 1.412,00 1.447,00 2.058,93 2.493,83
Pernambuco 1.413 - 2.050 1.491,42 1.412,82 1.424,00 1.692,77 2.050,34
Espírito Santo 1.429 - 2.301 1.588,45 1.429,35 1.485,00 1.899,51 2.300,75
Mato Grosso 1.412 - 2.280 1.567,27 1.412,00 1.493,00 1.882,11 2.279,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.406 1.591,65 1.412,00 1.509,00 1.986,77 2.406,43
Paraíba 1.412 - 2.308 1.581,66 1.412,00 1.424,00 1.905,51 2.308,01
Maranhão 1.412 - 2.427 1.577,30 1.412,00 1.431,00 2.004,04 2.427,35
Piauí 1.412 - 2.286 1.608,43 1.412,00 1.486,00 1.887,73 2.286,48
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.161 1.551,64 1.412,44 1.476,00 1.783,95 2.160,77
Pará 1.412 - 2.498 1.662,47 1.412,00 1.510,00 2.061,96 2.497,51
Amazonas 1.412 - 2.114 1.512,22 1.412,00 1.447,50 1.745,48 2.114,18
Sergipe 1.412 - 1.861 1.469,51 1.412,00 1.486,00 1.536,82 1.861,44
Alagoas 1.412 - 2.245 1.581,88 1.412,00 1.500,00 1.853,52 2.245,04
Tocantins 1.412 - 1.982 1.478,57 1.412,00 1.430,00 1.636,57 1.982,26
Rondônia 1.421 - 2.449 1.648,57 1.420,50 1.600,00 2.022,08 2.449,21
Acre 1.421 - 2.258 1.617,63 1.420,86 1.606,00 1.864,29 2.258,08
Amapá 1.412 - 2.452 1.672,89 1.412,00 1.735,00 2.024,00 2.451,53
Roraima 1.412 - 1.750 1.419,33 1.412,00 1.412,00 1.445,00 1.750,23


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de pabx

Operadores de telefonia devem:

  • monitorar atendimentos;
  • prestar serviços;
  • cadastrar informações;
  • comunicar-se;
  • operar equipamentos;
  • fornecer informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários;
  • atender o cliente;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • interceptar ligações;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • adequar o tom de voz;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • participar de cursos específicos;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • retransmitir mensagens;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • acompanhar ligação;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • informar horário de atendimento;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • acessar códigos;
    • digitar teclados;
    • orientar trajeto do motorista;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • dominar o idioma inglês;
    • bloquear ligações;
    • identificar pontos de melhoria;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • manter sigilo;
    • ler mensagem para cliente;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • cadastrar números de telefones;
    • controlar frequência de funcionários;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • informar fuso-horário;
    • lançar ligações manualmente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar prontidão;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • informar alteração de número telefônico;
    • localizar pessoas;
    • documentar serviços prestados;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • transmitir recados;
    • elaborar relatórios mensais;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar paciência;
    • informar ramais;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • ouvir o cliente;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • demonstrar cordialidade;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • identificar origem da chamada;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • preencher boleto de tarifa;
    • especificar atendimentos diários;
    • saudar o cliente;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • atualizar cadastro;
    • consultar código de grupo;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • demonstrar segurança;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • demonstrar agilidade;
    • registrar pendências de informações;
    • acionar despertador automático;
    • consultar terminal de informações;
    • atualizar código de grupo;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • gravar informações;
    • trocar senha do cliente;
    • elaborar revezamento;
    • falar formalmente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • transmitir informações corretamente;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar entusiasmo;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • identificar tipo de chamada;
    • digitar mensagem;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • retornar contato com cliente;
    • fazer monitoria ativa;
    • monitorar tempo de pausa;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • demonstrar autocontrole;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • programar mensagem;
    • enviar mensagens;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • informar tarifas;
    • relatar informações de troca de turno;
    • simular situações reais;
    • programar pabx;
    • demonstrar pontualidade;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • registrar reclamações de trote;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar imparcialidade;
    • pronunciar-se claramente;
    • enviar correio eletrônico;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • propor medidas corretivas;
    • redigir ordens de serviço;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • informar números de telefones internos;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • anotar recados;
    • sugerir agenda de folgas;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • operar pabx;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • preencher bilhete;


    Setores que mais contratam Operador de pabx no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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