Salário para o cargo de Operador de pabx
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de pabx - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de pabx

Um Operador de pabx trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.075,49 e R$ 2.268,08, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de pabx

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.075,49 12.905,84 268,87 5,98
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.729,73 20.756,81 432,43 9,62
Teto Salarial 2.268,08 27.216,95 567,02 12,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de pabx

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;
  • monitorar atendimentos;
  • cadastrar informações;
  • treinar funcionários;
  • prestar serviços;
  • fornecer informações;

  • Atividades

    • identificar pontos de melhoria;
    • sugerir agenda de folgas;
    • propor medidas corretivas;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • demonstrar objetividade;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar autocontrole;
    • adequar o tom de voz;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • registrar reclamações de trote;
    • identificar tipo de chamada;
    • informar fuso-horário;
    • retransmitir mensagens;
    • redigir ordens de serviço;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • acompanhar ligação;
    • interceptar ligações;
    • digitar teclados;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • acessar códigos;
    • documentar serviços prestados;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • enviar mensagens;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • demonstrar entusiasmo;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • interpretar mensagem do cliente;
    • dominar o idioma inglês;
    • informar ramais;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • participar de cursos específicos;
    • transmitir recados;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • ler mensagem para cliente;
    • programar pabx;
    • elaborar revezamento;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • atualizar cadastro;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • informar horário de atendimento;
    • fazer monitoria ativa;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • saudar o cliente;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • elaborar relatórios mensais;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • transmitir informações corretamente;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • especificar atendimentos diários;
    • consultar terminal de informações;
    • monitorar tempo de pausa;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • demonstrar imparcialidade;
    • programar mensagem;
    • ouvir o cliente;
    • atualizar código de grupo;
    • preencher boleto de tarifa;
    • demonstrar agilidade;
    • lançar ligações manualmente;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • anotar recados;
    • consultar código de grupo;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar prontidão;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • controlar frequência de funcionários;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • identificar necessidades do cliente;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • acionar despertador automático;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • informar números de telefones internos;
    • cadastrar números de telefones;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • gravar informações;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • digitar mensagem;
    • retornar contato com cliente;
    • simular situações reais;
    • trocar senha do cliente;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • informar tarifas;
    • falar formalmente;
    • operar pabx;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • bloquear ligações;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • informar alteração de número telefônico;
    • relatar informações de troca de turno;
    • preencher bilhete;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • demonstrar cordialidade;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • orientar trajeto do motorista;
    • localizar pessoas;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • enviar correio eletrônico;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • demonstrar pontualidade;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • registrar pendências de informações;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • manter sigilo;
    • demonstrar segurança;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • identificar origem da chamada;
    • pronunciar-se claramente;


    Setores que mais contratam Operador de pabx no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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