Salário para o cargo de Recepcionista de crediário
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de crediário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de crediário

Um Recepcionista de crediário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.085,72 e R$ 2.398,01, com a média salarial de R$ 1.365,30 e o salário mediana em R$ 1.271,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de crediário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.365,30 16.383,57 341,32 6,43
1º Quartil 1.085,72 13.028,66 271,43 5,11
Salário Mediana 1.271,00 15.252,00 317,75 5,99
3º Quartil 1.828,83 21.945,92 457,21 8,61
Teto Salarial 2.398,01 28.776,15 599,50 11,29


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.153 - 2.482 1.478,73 1.153,17 1.346,67 2.048,94 2.481,74
Rio de Janeiro - RJ 1.153 - 2.462 1.452,11 1.153,39 1.315,86 2.032,73 2.462,11
Belo Horizonte - MG 1.116 - 2.315 1.428,19 1.115,77 1.323,68 1.911,18 2.314,88
Brasília - DF 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Curitiba - PR 1.143 - 2.117 1.397,84 1.143,46 1.362,00 1.747,70 2.116,87
Goiânia - GO 1.078 - 1.911 1.257,22 1.078,23 1.183,35 1.577,55 1.910,77
Salvador - BA 1.066 - 2.195 1.304,06 1.065,71 1.155,00 1.812,17 2.194,95
Fortaleza - CE 1.060 - 2.192 1.293,48 1.060,32 1.157,60 1.809,93 2.192,24
Porto Alegre - RS 1.148 - 2.833 1.518,72 1.147,58 1.283,00 2.338,91 2.832,96
Recife - PE 1.058 - 1.776 1.205,49 1.058,26 1.143,56 1.466,58 1.776,36
Santo André - SP 1.208 - 2.110 1.422,97 1.207,68 1.392,02 1.742,42 2.110,47
Florianópolis - SC 1.185 - 2.251 1.448,92 1.184,68 1.348,00 1.858,78 2.251,42
Belém - PA 1.058 - 2.565 1.403,03 1.057,64 1.200,00 2.117,78 2.565,12
Campinas - SP 1.198 - 3.212 1.648,74 1.197,58 1.373,30 2.651,99 3.212,17
Joinville - SC 1.152 - 1.946 1.351,80 1.151,91 1.324,80 1.606,41 1.945,73
Cuiabá - MT 1.068 - 2.355 1.367,89 1.067,97 1.238,19 1.944,59 2.355,35
Barueri - SP 1.168 - 2.733 1.510,49 1.167,66 1.315,86 2.256,70 2.733,39
São Jose - SC 1.224 - 1.871 1.370,15 1.224,24 1.375,14 1.544,32 1.870,53
Manaus - AM 1.053 - 2.269 1.295,83 1.052,79 1.125,00 1.872,99 2.268,62
Natal - RN 1.044 - 2.608 1.346,71 1.043,95 1.086,00 2.152,93 2.607,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.159 - 2.425 1.461,33 1.158,91 1.340,00 2.002,26 2.425,20
Minas Gerais 1.066 - 2.043 1.289,75 1.065,52 1.200,00 1.687,04 2.043,40
Rio de Janeiro 1.145 - 2.258 1.402,34 1.145,41 1.300,00 1.863,93 2.257,64
Santa Catarina 1.197 - 2.068 1.416,30 1.196,56 1.391,00 1.707,56 2.068,25
Paraná 1.124 - 2.034 1.371,15 1.123,71 1.354,69 1.679,01 2.033,66
Rio Grande do Sul 1.155 - 2.209 1.397,74 1.154,77 1.300,00 1.823,68 2.208,89
Bahia 1.054 - 2.012 1.251,32 1.053,63 1.139,42 1.660,95 2.011,79
Goiás 1.060 - 1.878 1.231,61 1.060,26 1.148,48 1.550,77 1.878,35
Distrito Federal 1.070 - 2.478 1.406,13 1.069,93 1.223,00 2.045,74 2.477,86
Ceará 1.053 - 2.049 1.253,52 1.053,20 1.121,69 1.691,59 2.048,90
Mato Grosso 1.051 - 2.014 1.267,72 1.051,07 1.175,20 1.662,59 2.013,78
Pernambuco 1.050 - 1.853 1.210,15 1.050,35 1.124,73 1.529,71 1.852,83
Pará 1.048 - 2.176 1.300,11 1.048,06 1.174,99 1.796,14 2.175,54
Espírito Santo 1.073 - 2.033 1.275,66 1.072,69 1.159,20 1.678,48 2.033,03
Mato Grosso do Sul 1.092 - 1.838 1.252,66 1.091,73 1.200,00 1.517,72 1.838,31
Maranhão 1.044 - 1.687 1.163,86 1.044,44 1.100,00 1.392,98 1.687,22
Rio Grande do Norte 1.043 - 2.297 1.278,95 1.043,43 1.085,00 1.896,54 2.297,15
Paraíba 1.047 - 1.611 1.147,87 1.046,57 1.100,00 1.329,79 1.610,69
Amazonas 1.052 - 2.247 1.290,60 1.052,05 1.125,00 1.855,01 2.246,85
Piauí 1.045 - 1.548 1.133,38 1.045,33 1.100,00 1.278,28 1.548,29
Rondônia 1.073 - 1.803 1.220,28 1.072,56 1.177,00 1.488,35 1.802,74
Sergipe 1.042 - 2.215 1.252,05 1.041,69 1.062,43 1.828,35 2.214,56
Alagoas 1.045 - 1.762 1.178,22 1.045,17 1.100,00 1.454,91 1.762,23
Tocantins 1.049 - 1.758 1.195,57 1.049,00 1.101,80 1.451,48 1.758,08
Acre 1.048 - 1.842 1.214,93 1.047,64 1.128,60 1.521,14 1.842,45
Roraima 1.048 - 1.490 1.150,52 1.047,57 1.200,00 1.230,15 1.489,99
Amapá 1.045 - 1.680 1.168,96 1.045,00 1.102,45 1.386,85 1.679,79


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de crediário

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;

  • Atividades

    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • registrar acompanhantes;
    • lançar despesas em contas;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • receber pagamentos;
    • demonstrar pró atividade;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • emitir extrato de contas;
    • demonstrar autonomia;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • anotar telefonemas e recados;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • verificar o pedido de internação;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • conferir documentos com identificação;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • demonstrar eficiência;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • internar o paciente;
    • demonstrar interesse;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • efetuar acertos em contas;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • planejar o dia seguinte;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • acionar serviço de higienização;
    • ouvir com atenção;
    • organizar materiais de trabalho;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • interagir com os outros departamentos;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • circular informações internas;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar senso de organização;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • distribuir malotes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • bloquear apartamento;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • pré-cadastrar o cliente;
    • organizar malotes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • agir com bom senso;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • fornecer serviço de cofre;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • atualizar conta;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • demonstrar empatia;
    • realizar câmbio de moedas;
    • verificar cadastro e reserva;
    • demonstrar entusiasmo;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • encerrar a conta no sistema;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • demonstrar paciência;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • transmitir recados e fax;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • coordenar equipe;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • fechar contas masters;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • demonstrar iniciativa;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);


    Setores que mais contratam Recepcionista de crediário no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Laboratórios clínicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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