Salário para o cargo de Representante de cobrança
CBO 4213-05 > Cobradores

Representante de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Representante de cobrança

Um Representante de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.050,63 e R$ 2.620,39, com a média salarial de R$ 1.358,99 e o salário mediana em R$ 1.178,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,99 16.307,91 339,75 6,26
1º Quartil 1.050,63 12.607,56 262,66 4,84
Salário Mediana 1.178,00 14.136,00 294,50 5,43
3º Quartil 1.998,42 23.981,08 499,61 9,21
Teto Salarial 2.620,39 31.444,71 655,10 12,07


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.278 - 3.928 2.037,94 1.277,53 1.805,25 3.243,40 3.928,50
Fortaleza - CE 1.045 - 1.556 1.110,73 1.045,00 1.045,00 1.284,94 1.556,35
Teresina - PI 1.093 - 1.560 1.189,17 1.092,54 1.188,87 1.288,27 1.560,39
Rio de Janeiro - RJ 1.130 - 1.580 1.197,27 1.130,18 1.177,72 1.304,14 1.579,62
Jundiaí - SP 1.190 - 1.490 1.199,84 1.189,55 1.189,76 1.230,30 1.490,17
Florianópolis - SC 1.240 - 1.995 1.504,59 1.239,78 1.629,37 1.646,77 1.994,62
Campinas - SP 1.390 - 1.784 1.420,11 1.389,70 1.401,00 1.473,04 1.784,19
Belém - PA 1.067 - 18.090 4.618,21 1.066,80 1.287,00 14.935,02 18.089,75
São José dos Campos - SP 1.194 - 1.974 1.323,74 1.193,80 1.218,75 1.629,50 1.973,70
Montes Claros - MG 1.015 - 1.553 1.119,85 1.014,97 1.094,37 1.282,23 1.553,07
Belo Horizonte - MG 1.102 - 2.890 1.423,04 1.101,89 1.110,00 2.386,32 2.890,38
São Luís - MA 1.073 - 1.600 1.187,08 1.072,87 1.194,65 1.321,21 1.600,29
Santa Cruz do Sul - RS 1.266 - 2.049 1.437,51 1.265,96 1.406,62 1.691,36 2.048,63
Ananindeua - PA 1.197 - 3.880 1.804,61 1.197,06 1.444,24 3.203,42 3.880,08
João Pessoa - PB 1.104 - 1.418 1.146,34 1.104,29 1.155,00 1.171,07 1.418,44
Marica - RJ 1.404 - 1.755 1.419,91 1.404,40 1.413,55 1.448,63 1.754,62
Imperatriz - MA 1.045 - 2.001 1.202,76 1.045,00 1.086,65 1.651,84 2.000,76
Santarém - PA 1.074 - 1.937 1.257,70 1.073,94 1.141,65 1.599,03 1.936,80
Campo Grande - MS 1.067 - 2.078 1.289,59 1.066,82 1.217,00 1.715,83 2.078,26
Jatai - GO 469 - 1.330 913,93 469,33 1.045,00 1.098,27 1.330,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.180 - 2.886 1.612,59 1.180,33 1.452,21 2.382,46 2.885,71
Minas Gerais 1.048 - 2.182 1.271,50 1.047,97 1.110,00 1.801,27 2.181,75
Maranhão 1.049 - 1.597 1.137,25 1.049,49 1.086,91 1.318,33 1.596,80
Pará 1.056 - 4.438 1.778,56 1.056,21 1.203,37 3.664,25 4.438,25
Ceará 1.044 - 1.535 1.113,50 1.044,40 1.059,60 1.267,66 1.535,43
Rio de Janeiro 1.148 - 1.967 1.321,44 1.147,97 1.200,00 1.623,92 1.966,94
Piauí 1.068 - 1.547 1.154,50 1.068,43 1.117,84 1.276,83 1.546,54
Goiás 951 - 1.771 1.144,91 950,52 1.100,00 1.462,49 1.771,42
Bahia 1.038 - 1.825 1.184,66 1.037,91 1.100,00 1.506,75 1.825,02
Rio Grande do Sul 1.156 - 2.543 1.481,67 1.156,23 1.344,00 2.099,21 2.542,63
Paraná 1.170 - 2.406 1.485,32 1.169,53 1.395,68 1.986,18 2.405,73
Mato Grosso 1.024 - 1.810 1.173,68 1.023,94 1.090,98 1.494,68 1.810,41
Santa Catarina 1.232 - 2.286 1.520,95 1.232,30 1.484,43 1.887,44 2.286,12
Mato Grosso do Sul 1.091 - 1.967 1.267,02 1.090,99 1.183,90 1.624,17 1.967,24
Paraíba 1.078 - 2.013 1.257,87 1.077,87 1.155,00 1.661,88 2.012,92
Tocantins 1.049 - 1.414 1.095,74 1.049,06 1.087,68 1.167,58 1.414,21
Pernambuco 1.046 - 2.490 1.330,82 1.046,17 1.107,50 2.056,01 2.490,30
Rondônia 1.106 - 1.803 1.229,81 1.105,83 1.178,00 1.488,96 1.803,47
Espírito Santo 1.105 - 1.766 1.217,80 1.105,18 1.143,93 1.458,12 1.766,11
Amazonas 1.081 - 1.804 1.214,23 1.081,27 1.152,07 1.489,79 1.804,48
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.401 1.075,06 1.045,00 1.045,00 1.156,92 1.401,30
Distrito Federal 1.122 - 2.016 1.387,91 1.121,83 1.393,03 1.664,63 2.016,25
Amapá 1.045 - 1.523 1.125,09 1.045,00 1.100,00 1.257,63 1.523,28
Acre 1.070 - 1.966 1.217,35 1.069,65 1.128,30 1.622,74 1.965,51
Roraima 1.059 - 1.873 1.172,22 1.059,00 1.065,00 1.546,24 1.872,85
Sergipe 1.045 - 1.846 1.179,58 1.045,00 1.093,00 1.523,83 1.845,71
Alagoas 1.057 - 2.478 1.308,82 1.056,67 1.100,00 2.046,20 2.478,42


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de cobrança

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar valores devidos;
  • comunicar-se com devedor;

  • Atividades

    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • demonstrar desinibição;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • contatar fiador ou avalista;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar ambição;
    • analisar razões da inadimplência;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • agrupar documentos;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar postura profissional;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • notificar débito através de carta;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • demonstrar perseverança;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • demonstrar disciplina;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • operar sistema de telefonia;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • transmitir confiança;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • consultar instituições públicas;
    • localizar pagamento efetuado;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • lidar com conflitos;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • emitir recibos;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • identificar-se ao devedor;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • registrar informações da negociação;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • operar meios eletrônicos;
    • demonstrar segurança;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • definir estratégias de cobrança;
    • informar devedor sobre o débito;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • consultar informações cartográficas;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • anexar documentos;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • demonstrar polidez;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • avaliar estado físico do bem;
    • fechar negociações com devedor;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • informar locais de pagamento;
    • demonstrar objetividade;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • consultar instituições financeiras;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • verificar veracidade das informações coletadas;


    Setores que mais contratam Representante de cobrança no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de funerárias
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de teleatendimento
    • Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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