Salário para o cargo de Consultor de cobrança
CBO 4213-05 > Cobradores

Consultor de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Consultor de cobrança

Um Consultor de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.439,56 e R$ 2.773,39, com a média salarial de R$ 1.699,20 e o salário mediana em R$ 1.546,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.699,20 20.390,42 424,80 7,79
1º Quartil 1.439,56 17.274,69 359,89 6,60
Salário Mediana 1.546,00 18.552,00 386,50 7,09
3º Quartil 2.115,11 25.381,29 528,78 9,70
Teto Salarial 2.773,39 33.280,71 693,35 12,72


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.758 - 3.213 2.050,94 1.757,72 1.890,00 2.652,59 3.212,90
Barueri - SP 1.794 - 2.393 1.877,68 1.794,06 1.869,00 1.975,80 2.393,15
Fortaleza - CE 1.412 - 1.943 1.465,58 1.412,00 1.412,00 1.604,30 1.943,18
Rio Bonito - RJ 1.412 - 1.762 1.423,88 1.412,00 1.412,00 1.454,94 1.762,26
Goiânia - GO 1.449 - 1.888 1.477,76 1.448,56 1.452,00 1.558,49 1.887,69
Jundiaí - SP 1.435 - 1.764 1.440,23 1.435,00 1.435,00 1.456,13 1.763,71
Teresina - PI 1.419 - 1.811 1.441,82 1.418,83 1.425,00 1.495,21 1.811,05
Florianópolis - SC 1.685 - 2.432 1.910,29 1.685,43 1.974,00 2.007,74 2.431,84
Arapongas - PR 1.798 - 2.308 1.871,27 1.798,47 1.890,00 1.905,72 2.308,27
Ubatuba - SP 1.843 - 2.244 1.846,37 1.842,84 1.845,00 1.852,72 2.244,07
Juazeiro do Norte - CE 1.415 - 2.020 1.489,24 1.415,45 1.437,00 1.667,52 2.019,75
Santa Cruz do Sul - RS 1.694 - 3.465 2.030,52 1.694,12 1.784,00 2.860,68 3.464,94
Jatai - GO 1.412 - 2.269 1.524,69 1.412,00 1.412,00 1.873,48 2.269,21
Feira de Santana - BA 1.460 - 1.940 1.528,06 1.460,16 1.546,00 1.602,05 1.940,45
Belém - PA 1.437 - 2.411 1.665,01 1.437,29 1.619,00 1.990,54 2.411,01
São Luís - MA 1.454 - 2.145 1.575,36 1.453,80 1.565,00 1.770,87 2.144,93
Ribeirão Preto - SP 1.580 - 2.318 1.683,09 1.579,86 1.619,00 1.913,86 2.318,12
São José de Ribamar - MA 1.487 - 1.926 1.560,05 1.486,82 1.590,00 1.590,00 1.925,86
Castanhal - PA 1.430 - 2.623 1.773,12 1.430,23 1.872,00 2.165,50 2.622,91
Caruaru - PE 1.412 - 1.843 1.440,33 1.412,00 1.412,00 1.521,75 1.843,19


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.555 - 2.917 1.919,56 1.555,18 1.855,50 2.408,41 2.917,13
Maranhão 1.412 - 1.965 1.482,71 1.412,00 1.455,00 1.622,49 1.965,21
Ceará 1.412 - 1.970 1.470,15 1.412,00 1.412,00 1.626,42 1.969,97
Minas Gerais 1.412 - 2.735 1.651,65 1.412,00 1.468,00 2.257,64 2.734,52
Pará 1.412 - 2.315 1.594,85 1.412,00 1.519,00 1.911,62 2.315,41
Goiás 1.412 - 2.061 1.498,52 1.412,00 1.452,00 1.701,88 2.061,37
Paraná 1.602 - 2.906 1.936,60 1.601,70 1.890,00 2.399,48 2.906,32
Piauí 1.414 - 1.861 1.451,64 1.413,85 1.430,00 1.536,76 1.861,37
Rio de Janeiro 1.412 - 2.461 1.570,19 1.412,00 1.420,00 2.031,93 2.461,14
Bahia 1.412 - 2.179 1.528,04 1.412,00 1.461,00 1.798,65 2.178,58
Rio Grande do Sul 1.625 - 3.350 1.998,83 1.624,56 1.784,00 2.766,03 3.350,30
Santa Catarina 1.606 - 2.608 1.921,00 1.606,47 1.974,00 2.153,57 2.608,47
Mato Grosso 1.412 - 2.581 1.628,61 1.412,00 1.441,50 2.131,19 2.581,36
Mato Grosso do Sul 1.451 - 2.498 1.687,28 1.451,08 1.630,00 2.062,66 2.498,35
Pernambuco 1.412 - 2.178 1.513,75 1.412,00 1.412,00 1.798,34 2.178,21
Rondônia 1.436 - 2.227 1.600,19 1.436,14 1.600,00 1.838,34 2.226,66
Tocantins 1.412 - 2.007 1.492,14 1.412,00 1.440,00 1.657,21 2.007,26
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.913 1.453,81 1.412,00 1.412,00 1.579,78 1.913,47
Paraíba 1.412 - 1.946 1.464,38 1.412,00 1.425,00 1.606,65 1.946,02
Espírito Santo 1.445 - 1.980 1.517,81 1.444,93 1.455,00 1.634,67 1.979,96
Amapá 1.412 - 1.926 1.459,50 1.412,00 1.412,00 1.590,10 1.925,98
Alagoas 1.412 - 2.355 1.551,56 1.412,00 1.412,00 1.944,63 2.355,39
Amazonas 1.412 - 2.883 1.649,56 1.412,00 1.412,00 2.379,90 2.882,60
Sergipe 1.412 - 1.789 1.426,37 1.412,00 1.412,00 1.476,67 1.788,58
Distrito Federal 1.412 - 4.380 2.002,14 1.412,00 1.537,00 3.616,00 4.379,81
Roraima 1.412 - 1.791 1.428,75 1.412,00 1.412,00 1.479,00 1.791,41
Acre 1.412 - 2.395 1.550,72 1.412,00 1.412,00 1.977,47 2.395,17


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consultor de cobrança

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • levantar hipóteses de fraude;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • demonstrar paciência;
    • localizar pagamento efetuado;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • operar sistema de telefonia;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • identificar-se ao devedor;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • demonstrar ambição;
    • informar locais de pagamento;
    • agrupar documentos;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • consultar instituições financeiras;
    • registrar informações da negociação;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • emitir recibos;
    • demonstrar disciplina;
    • demonstrar polidez;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • notificar débito através de carta;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • definir estratégias de cobrança;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • fechar negociações com devedor;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • demonstrar objetividade;
    • anexar documentos;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar desinibição;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • lidar com conflitos;
    • demonstrar postura profissional;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • consultar informações cartográficas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • transmitir confiança;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • demonstrar dinamismo;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • avaliar estado físico do bem;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • contatar fiador ou avalista;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • informar devedor sobre o débito;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • demonstrar perseverança;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • consultar instituições públicas;
    • analisar razões da inadimplência;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • operar meios eletrônicos;


    Setores que mais contratam Consultor de cobrança no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de móveis
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de engenharia
    • Serviços de funerárias
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Marketing direto
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: