Salário para o cargo de Marionetistas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Marionetistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Marionetistas

Um Marionetistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.293,47 e R$ 1.729,96, com a média salarial de R$ 1.306,41 e o salário mediana em R$ 1.306,41 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Marionetistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
1º Quartil 1.293,47 15.521,64 323,37 5,88
Salário Mediana 1.306,41 15.676,86 326,60 5,94
3º Quartil 1.319,34 15.832,08 329,84 6,00
Teto Salarial 1.729,96 20.759,50 432,49 7,86


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Marionetistas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • adquirir técnicas para cair;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • pesquisar aparelhos;
    • fazer alongamento;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • frequentar cursos de atualização;
    • preparar a entrada do artista;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • fazer concentração;
    • confeccionar o aparelho;
    • criar maquiagem;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • desmontar o aparelho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • motivar os alunos;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • trabalhar em equipe;
    • conquistar empatia do público;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • definir equipamentos de segurança;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • misturar os números criando outros;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar truques;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • criar guarda roupa;
    • pesquisar tecnologias;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • montar o aparelho;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar materiais;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • fazer aquecimento;
    • dar entrevistas;
    • respeitar ética profissional;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • definir coreografia;
    • respeitar relações de trabalho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • transmitir ética circense;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • selecionar música;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • desenvolver disciplina;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • aprender a profissão ensaiando;


    Setores que mais contratam Marionetistas no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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