Salário para o cargo de Manipulador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Manipulador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Manipulador

Um Manipulador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.159,21 e R$ 2.419,66, com a média salarial de R$ 1.358,38 e o salário mediana em R$ 1.226,29 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Manipulador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.358,38 16.300,53 339,59 6,21
1º Quartil 1.159,21 13.910,50 289,80 5,30
Salário Mediana 1.226,29 14.715,48 306,57 5,61
3º Quartil 1.845,33 22.144,02 461,33 8,44
Teto Salarial 2.419,66 29.035,90 604,91 11,07


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.162 - 1.617 1.227,22 1.161,94 1.226,20 1.334,62 1.616,54
Rio de Janeiro - RJ 1.201 - 2.141 1.408,50 1.201,41 1.304,44 1.767,93 2.141,36
Nova Iguaçu - RJ 1.300 - 2.635 1.711,25 1.300,00 1.693,59 2.175,46 2.634,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.163 - 2.012 1.310,95 1.163,18 1.226,20 1.661,46 2.012,41
Rio de Janeiro 1.214 - 2.357 1.477,31 1.213,93 1.309,61 1.945,85 2.356,87


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Manipulador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;

  • Atividades

    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • criar guarda roupa;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • criar maquiagem;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • fazer concentração;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • dar entrevistas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • frequentar cursos de atualização;
    • respeitar ética profissional;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • transmitir ética circense;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • montar o aparelho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • selecionar música;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • misturar os números criando outros;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • pesquisar tecnologias;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • fazer aquecimento;
    • motivar os alunos;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • desenvolver disciplina;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • definir coreografia;
    • definir equipamentos de segurança;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • conquistar empatia do público;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • fazer alongamento;
    • pesquisar truques;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • respeitar relações de trabalho;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar aparelhos;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar materiais;
    • desmontar o aparelho;


    Setores que mais contratam Manipulador no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Fabricação de produtos de limpeza e polimento
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
    • Fabricação de conservas de frutas
    • Fabricação de preparações farmacêuticas
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: