Salário para o cargo de Partner (circo)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Partner (circo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Partner (circo)

Um Partner (circo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Partner (circo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Partner (circo)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • definir coreografia;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • criar guarda roupa;
    • confeccionar o aparelho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • conquistar empatia do público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • desenvolver disciplina;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar aparelhos;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • misturar os números criando outros;
    • fazer concentração;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • fazer aquecimento;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • selecionar música;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar materiais;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • desmontar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • definir equipamentos de segurança;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • montar o aparelho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • transmitir ética circense;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • respeitar ética profissional;
    • frequentar cursos de atualização;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • motivar os alunos;
    • criar maquiagem;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar relações de trabalho;
    • fazer alongamento;
    • dar entrevistas;
    • pesquisar tecnologias;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar truques;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;


    Setores que mais contratam Partner (circo) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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