Salário para o cargo de Representante de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;

Atividades

  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • treinar novos funcionários;
  • realizar pesquisas junto aos clientes;
  • analisar potencial de clientes;
  • contatar clientes;
  • organizar material de trabalho;
  • fazer itinerário de visitas;
  • apresentar tabelas de preços;
  • demonstrar criatividade;
  • relatar irregularidades dos produtos;
  • discutir estratégias com o superior;
  • contornar situações adversas;
  • gerar demanda de produtos;
  • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • participar de feiras relacionadas a área;
  • intermediar apoio científico para clientes;
  • demonstrar confiança;
  • tomar decisões;
  • classificar clientes por potencial;
  • assessorar os vendedores na venda;
  • demonstrar características e benefícios do produto;
  • fornecer amostras;
  • planejar sequência de trabalho;
  • relatar visitas;
  • demonstrar senso ético;
  • atender solicitação de clientes;
  • requisitar material de divulgação;
  • informar ao superior resultados de vendas;
  • trabalhar em equipe;
  • divulgar eventos científicos;
  • demonstrar resiliência;
  • entregar brindes ao cliente;
  • obter informações de pré-venda;
  • pesquisar ações dos concorrentes;
  • convidar clientes para visitar empresa;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • cumprir cotas de venda do produto;
  • convidar clientes para lançamento de produtos;
  • gerenciar verbas;
  • consultar publicações técnicas;
  • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • participar de treinamento de técnica de venda;
  • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • participar de reuniões;
  • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • trabalhar sob pressão;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • filtrar informações para melhorar serviços;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • auxiliar na escolha dos produtos;
  • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
  • integrar novos funcionários;
  • demonstrar flexibilidade;
  • esclarecer dados científicos do produto;
  • atualizar cadastro de clientes;
  • verificar opiniões do cliente;
  • elaborar relatórios e estatísticas;
  • comunicar as transações realizadas;
  • preparar cadastro de novos clientes;
  • agendar horário;
  • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • organizar eventos científicos;
  • participar de palestras relacionadas a área;
  • demonstrar senso de organização;
  • participar de lançamento de novos produtos;
  • identificar necessidades do cliente;
  • visitar área industrial da empresa;
  • discriminar tipos de produtos;
  • implementar estratégias de marketing;
  • receber indicação de futuros clientes;
  • checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • explicar objetivos da visita;


Setores que mais contratam Representante de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Agências de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Fabricação de alimentos dietéticos e complementos alimentares
  • Fabricação de outros produtos alimentícios
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico
  • Fabricação de materiais para medicina e odontologia
  • Comércio varejista de medicamentos veterinários
  • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria




Profissões em Destaque: