Salário para o cargo de Propagandista de produtos famacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Propagandista de produtos famacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Propagandista de produtos famacêuticos

Um Propagandista de produtos famacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.301,22 e R$ 12.796,45, com a média salarial de R$ 6.513,27 e o salário mediana em R$ 6.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Propagandista de produtos famacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.513,27 78.159,24 1.628,32 30,84
1º Quartil 4.301,22 51.614,67 1.075,31 20,37
Salário Mediana 6.200,00 74.400,00 1.550,00 29,36
3º Quartil 9.759,12 117.109,40 2.439,78 46,21
Teto Salarial 12.796,45 153.557,36 3.199,11 60,59


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.970 - 14.445 7.824,94 3.970,47 8.408,00 11.925,97 14.445,10
Rio de Janeiro - RJ 3.454 - 11.779 6.084,82 3.454,30 5.500,00 9.724,69 11.778,84
Guarulhos - SP 3.805 - 9.773 6.091,34 3.805,43 6.300,00 8.069,01 9.773,43
Hortolândia - SP 5.437 - 9.095 6.248,39 5.437,12 6.163,00 7.509,21 9.095,38
Campinas - SP 3.806 - 8.337 5.443,76 3.805,74 5.661,00 6.882,89 8.336,76
Goiânia - GO 4.722 - 9.330 6.319,95 4.721,92 7.001,00 7.702,89 9.329,97
Brasília - DF 5.201 - 9.508 6.842,73 5.201,48 7.127,00 7.850,15 9.508,33
Recife - PE 3.260 - 6.250 4.148,53 3.259,67 4.123,50 5.160,29 6.250,30
Cotia - SP 7.813 - 17.305 10.846,84 7.813,12 10.866,00 14.287,39 17.305,32
Barueri - SP 3.508 - 12.852 7.286,26 3.507,88 7.646,00 10.611,03 12.852,40
Colatina - ES 2.378 - 4.552 2.839,92 2.377,95 2.526,00 3.758,57 4.552,49
Belo Horizonte - MG 2.280 - 7.566 4.383,58 2.280,38 4.202,00 6.246,62 7.566,09
Rondonópolis - MT 1.412 - 2.332 1.537,05 1.412,00 1.412,00 1.925,37 2.332,06
Valinhos - SP 2.613 - 9.415 4.681,12 2.613,00 3.663,50 7.772,89 9.414,76
São Bernardo do Campo - SP 3.511 - 8.016 5.157,99 3.511,44 5.555,00 6.618,31 8.016,30
Colombo - PR 3.221 - 6.166 4.216,20 3.220,88 4.212,00 5.090,81 6.166,14
Osasco - SP 2.732 - 11.185 5.904,70 2.732,00 6.087,00 9.234,31 11.184,88
Anápolis - GO 4.344 - 8.769 5.820,72 4.344,17 6.300,00 7.239,40 8.768,58
Toledo - PR 4.840 - 8.898 6.174,66 4.839,64 6.200,00 7.346,43 8.898,21
Atibaia - SP 2.784 - 7.108 3.990,53 2.783,83 3.600,00 5.868,25 7.107,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.822 - 13.339 7.113,01 3.821,94 6.343,00 11.012,42 13.338,57
Rio de Janeiro 3.153 - 11.607 5.911,20 3.153,23 5.314,00 9.582,73 11.606,89
Goiás 4.360 - 9.225 6.131,84 4.360,39 6.492,00 7.616,15 9.224,90
Distrito Federal 5.201 - 9.508 6.842,73 5.201,48 7.127,00 7.850,15 9.508,33
Pernambuco 2.620 - 6.046 3.843,39 2.619,56 3.890,00 4.991,44 6.045,78
Paraná 1.776 - 8.213 4.299,63 1.776,06 4.251,00 6.780,90 8.213,23
Minas Gerais 1.593 - 7.348 3.773,11 1.592,72 3.611,00 6.066,18 7.347,53
Espírito Santo 2.336 - 6.530 3.397,72 2.335,84 2.860,00 5.390,82 6.529,53
Mato Grosso 1.412 - 3.171 1.726,18 1.412,00 1.412,00 2.617,60 3.170,52
Rio Grande do Sul 2.049 - 7.239 3.784,90 2.048,65 3.108,00 5.976,79 7.239,27
Bahia 1.780 - 7.662 3.638,98 1.779,54 2.822,00 6.325,85 7.662,05
Ceará 1.760 - 8.192 4.081,08 1.760,34 3.000,00 6.763,30 8.191,91
Pará 1.882 - 4.790 2.617,38 1.881,50 2.196,00 3.954,80 4.790,17
Santa Catarina 2.229 - 9.221 4.077,18 2.229,11 3.029,50 7.612,67 9.220,69
Maranhão 1.505 - 3.860 2.397,26 1.505,14 2.613,00 3.187,14 3.860,36
Piauí 2.443 - 4.884 2.951,33 2.442,50 2.717,00 4.032,00 4.883,68
Paraíba 2.166 - 6.625 3.120,26 2.165,50 2.436,00 5.470,00 6.625,43
Sergipe 2.000 - 6.168 2.799,80 2.000,00 2.356,50 5.092,50 6.168,19
Rondônia 1.456 - 4.082 2.083,56 1.456,00 1.600,00 3.370,00 4.081,85
Alagoas 1.873 - 5.486 3.281,56 1.872,50 3.150,00 4.529,52 5.486,28
Tocantins 1.606 - 3.270 2.085,00 1.606,00 1.900,00 2.700,00 3.270,32
Roraima 3.000 - 4.469 3.120,00 3.000,00 3.000,00 3.690,00 4.469,44
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.027 1.969,00 1.412,00 2.000,00 2.499,00 3.026,86
Mato Grosso do Sul 1.412 - 5.087 2.891,17 1.412,00 2.550,00 4.200,00 5.087,17
Amazonas 1.412 - 3.634 2.047,20 1.412,00 1.412,00 3.000,00 3.633,69
Acre 1.412 - 3.634 1.964,80 1.412,00 2.000,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Propagandista de produtos famacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • planejar visitas e contatos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • obter informações de pré-venda;
    • integrar novos funcionários;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • gerenciar verbas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • requisitar material de consumo;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • receber pagamento do produto;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • organizar material de trabalho;
    • preencher contrato;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • fornecer amostras;
    • requisitar troca de produtos;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • contornar situações adversas;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • participar de reuniões;
    • analisar potencial de clientes;
    • renovar contratos;
    • verificar opiniões do cliente;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • agendar horário;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • prever vendas;
    • entregar brindes ao cliente;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar senso ético;
    • organizar eventos científicos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • alterar contratos de clientes;
    • comunicar as transações realizadas;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • trabalhar sob pressão;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • explicar objetivos da visita;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • definir estratégia de marketing;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • apresentar tabelas de preços;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • classificar clientes por faturamento;
    • emitir recibo de venda;
    • entregar produtos vendidos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • visitar área industrial da empresa;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • visitar cliente pós-venda;
    • demonstrar resiliência;
    • requisitar assistência técnica;
    • implementar estratégias de marketing;
    • controlar vendas efetuadas;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • discriminar tipos de produtos;
    • consultar publicações técnicas;
    • planejar sequência de trabalho;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • discutir estratégias com o superior;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • entrevistar novos candidatos;
    • implantar contratos de serviços;
    • requisitar material de divulgação;
    • enviar brindes ao cliente;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • tomar decisões;
    • gerar demanda de produtos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • definir participação no mercado;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • fazer itinerário de visitas;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • divulgar eventos científicos;
    • tirar pedidos de produtos;
    • contatar clientes;
    • demonstrar senso de organização;
    • classificar clientes por potencial;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar confiança;
    • calcular custo do produto;
    • discriminar tipos de serviços;
    • atender solicitação de clientes;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • identificar necessidades do cliente;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • definir autonomia para negociação;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • relatar visitas;


    Setores que mais contratam Propagandista de produtos famacêuticos no mercado de trabalho

    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Gerente de pensionato
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensionato