Salário para o cargo de Propagandista de produtos famacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Propagandista de produtos famacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Propagandista de produtos famacêuticos

Um Propagandista de produtos famacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Propagandista de produtos famacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Propagandista de produtos famacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • analisar potencial de clientes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • implementar estratégias de marketing;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • visitar cliente pós-venda;
    • fornecer amostras;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • fazer itinerário de visitas;
    • calcular custo do produto;
    • entregar brindes ao cliente;
    • organizar material de trabalho;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • discutir estratégias com o superior;
    • trabalhar sob pressão;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • emitir recibo de venda;
    • tomar decisões;
    • divulgar eventos científicos;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • definir estratégia de marketing;
    • preencher contrato;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • discriminar tipos de produtos;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • consultar publicações técnicas;
    • organizar eventos científicos;
    • demonstrar resiliência;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar flexibilidade;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • enviar brindes ao cliente;
    • controlar vendas efetuadas;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • renovar contratos;
    • implantar contratos de serviços;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • atender solicitação de clientes;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • entrevistar novos candidatos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • visitar área industrial da empresa;
    • classificar clientes por faturamento;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • participar de reuniões;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • explicar formas de pagamento;
    • identificar necessidades do cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar confiança;
    • receber pagamento do produto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • apresentar tabelas de preços;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • integrar novos funcionários;
    • trabalhar em equipe;
    • definir autonomia para negociação;
    • requisitar material de consumo;
    • entregar produtos vendidos;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • obter informações de pré-venda;
    • contornar situações adversas;
    • discriminar tipos de serviços;
    • tirar pedidos de produtos;
    • comunicar as transações realizadas;
    • classificar clientes por potencial;
    • agendar horário;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar senso ético;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • gerenciar verbas;
    • alterar contratos de clientes;
    • planejar sequência de trabalho;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • contatar clientes;
    • relatar visitas;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • definir participação no mercado;
    • requisitar material de divulgação;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • verificar opiniões do cliente;
    • requisitar assistência técnica;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • prever vendas;


    Setores que mais contratam Propagandista de produtos famacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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