Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Boieiro
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- atender aos clientes;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- providenciar integração de funcionários;
- expressar-se oralmente;
- implementar reciclagem de funcionários;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- manter apresentação pessoal;
- operar equipamentos de informática;
- formular incentivos de produtividade;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- analisar tendências do mercado;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- colaborar na definição de epi e epc;
- designar equipe para projeto;
- resolver reclamações de clientes;
- orientar clientes;
- apreciar inovações organizacionais;
- atender agentes de fiscalização;
- buscar atualização profissional;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- prover ações de preservação ambiental;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- administrar remanejamentos;
- fazer orçamentos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- avaliar desempenho;
- definir estratégias de terceirização;
- gerir custos;
- estimular a motivação das equipes;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- recomendar promoção de funcionários;
- exercer liderança;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- agir com dinamismo;
- medir resultados de treinamento;
- gerir estoques;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- implantar técnicas de vendas;
- determinar perfis profissionais;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- recepcionar mercadorias;
- contratar serviços;
- transferir numerário para o banco;
- participar de reuniões;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- promover programas prevencionistas;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- propor compra de novos itens;
- acompanhar rotinas administrativas;
- revisar manuais de procedimentos;
- elaborar normas e instruções;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- captar recursos;
- cobrar resultados;
- argumentar com convicção (persuasão);
- divulgar mercadorias e serviços;
- instruir subordinados;
- controlar o cumprimento de normas;
- prestar assistência social aos funcionários;
- exercitar a autonomia;
- acompanhar a execução orçamentária;
- elaborar plano de investimentos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- negociar preços e condições de pagamento;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- expressar-se gestualmente;
- gerir investimentos;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- entrevistar candidatos;
- promover funcionários;
- planejar compras e locações;
- monitorar o andamento de projetos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- administrar conflitos entre funcionários;
- remanejar leiaute;
- examinar currículos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- demonstrar motivação;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- representar a empresa;
- liberar mercadorias para entrega;
- definir perfil do consumidor final;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- delegar atribuições;
- realizar reuniões com a equipe;
- cooperar na definição de projetos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- gerir compras;
- gerenciar contratos de serviços;
Setores que mais contratam Boieiro no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial