Salário para o cargo de Diretor de unidade assistencial
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade assistencial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade assistencial

Um Diretor de unidade assistencial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade assistencial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Santo André - SP 1.236 - 39.791 19.243,66 1.235,57 18.502,68 32.852,00 39.791,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade assistencial

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • coordenar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;

  • Atividades

    • definir capacidade operacional da instituição;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • contratar auditorias;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar relatórios;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • definir investimentos e custeio;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • evidenciar acessibilidade;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • calcular custo de tratamentos;
    • avaliar programas implementados;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • realizar pesquisas;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • planejar ações de sensibilização;
    • prestar auditoria;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • participar de conferência de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • elaborar plano estratégico;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • delegar funções;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • levantar custo por departamento;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • definir instruções de serviços internos;
    • avaliar resultados financeiros;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • aprovar contratações e demissões;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • realizar convênios e parcerias;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • implementar ações de sensibilização;
    • liderar pessoas;
    • participar em conselhos;
    • demonstrar empatia;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir estratégias de avaliação;
    • planejar ações de educação permanente;
    • demonstrar iniciativa;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • produzir material técnico-científico;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • propor auditorias;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • prestar assessoria;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • prestar consultoria;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar capacidade retórica;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • promover atividades científicas;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • viabilizar captação de recursos;
    • analisar indicadores de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade assistencial no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: