Salário para o cargo de Diretor de unidade assistencial
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade assistencial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade assistencial

Um Diretor de unidade assistencial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade assistencial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade assistencial

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • propor diretrizes de planos de salários;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • avaliar programas implementados;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • demonstrar capacidade analítica;
    • avaliar resultados financeiros;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • prestar auditoria;
    • propor auditorias;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • planejar ações de capacitação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • realizar pesquisas;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • elaborar relatórios;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • liderar pessoas;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • implementar programas de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • elaborar plano estratégico;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • prestar consultoria;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • delegar funções;
    • contratar auditorias;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • planejar ações de sensibilização;
    • demonstrar criatividade;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • viabilizar captação de recursos;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • definir instruções de serviços internos;
    • levantar custo por departamento;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • participar em conselhos;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • definir estratégias de avaliação;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • aprovar contratações e demissões;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • contornar situações adversas;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • realizar convênios e parcerias;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • calcular custo de tratamentos;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • implementar ações de sensibilização;
    • nomear ouvidores;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • prestar assessoria;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • planejar ações de educação permanente;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • evidenciar acessibilidade;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • promover atividades científicas;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade assistencial no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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