Salário para o cargo de Diretor de departamento de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de departamento de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de departamento de saúde

Um Diretor de departamento de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de departamento de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de departamento de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • planejar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • gerenciar recursos humanos;
  • avaliar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;

  • Atividades

    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • elaborar plano estratégico;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • implementar programas de saúde;
    • prestar auditoria;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • contratar auditorias;
    • evidenciar acessibilidade;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • prestar consultoria;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • participar em conselhos;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • delegar funções;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • realizar convênios e parcerias;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • planejar ações de educação permanente;
    • demonstrar empatia;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • implementar ações de sensibilização;
    • levantar custo por departamento;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • liderar pessoas;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • prestar assessoria;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • definir investimentos e custeio;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • calcular custo de tratamentos;
    • aprovar contratações e demissões;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • definir instruções de serviços internos;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • demonstrar criatividade;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • propor auditorias;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • avaliar programas implementados;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • nomear ouvidores;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • elaborar relatórios;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • promover atividades científicas;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • viabilizar captação de recursos;
    • produzir material técnico-científico;
    • avaliar resultados financeiros;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • analisar indicadores de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • planejar ações de capacitação;
    • definir estratégias de avaliação;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • realizar pesquisas;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • propor alterações de cargos e salários;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • contornar situações adversas;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • estabelecer políticas de gestão;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar iniciativa;


    Setores que mais contratam Diretor de departamento de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: