Salário para o cargo de Diretor clínico
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor clínico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor clínico

Um Diretor clínico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor clínico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor clínico

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • planejar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • avaliar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • demonstrar iniciativa;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • demonstrar empatia;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • realizar pesquisas;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • promover atividades científicas;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • definir público-alvo de atendimento;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • prestar consultoria;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • definir estratégias de avaliação;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • levantar custo por departamento;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • prestar assessoria;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • calcular custo de tratamentos;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • evidenciar acessibilidade;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • delegar funções;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • liderar pessoas;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de conferência de saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • elaborar plano estratégico;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • contratar auditorias;
    • participar em conselhos;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • nomear ouvidores;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • definir instruções de serviços internos;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • realizar convênios e parcerias;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • implementar ações de sensibilização;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • prestar auditoria;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • elaborar relatórios;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • produzir material técnico-científico;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • avaliar programas implementados;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • propor auditorias;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • planejar ações de educação permanente;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • planejar ações de sensibilização;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • aprovar contratações e demissões;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • avaliar resultados financeiros;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • acompanhar processos de ação de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor clínico no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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