Salário para o cargo de Designer educacional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Designer educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Designer educacional

Um Designer educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.601,39 e R$ 9.734,14, com a média salarial de R$ 4.463,04 e o salário mediana em R$ 3.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Designer educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.463,04 53.556,54 1.115,76 21,27
1º Quartil 2.601,39 31.216,65 650,35 12,40
Salário Mediana 3.700,00 44.400,00 925,00 17,63
3º Quartil 7.423,67 89.084,01 1.855,92 35,38
Teto Salarial 9.734,14 116.809,63 2.433,53 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.950 - 14.037 6.308,98 2.950,21 5.422,50 11.589,30 14.037,31
Curitiba - PR 2.508 - 6.924 3.873,17 2.508,41 3.500,00 5.716,39 6.923,86
Rio de Janeiro - RJ 2.706 - 8.040 4.129,35 2.706,17 3.635,00 6.637,59 8.039,65
Brasília - DF 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Belo Horizonte - MG 2.360 - 8.164 4.139,44 2.359,67 3.500,00 6.739,93 8.163,60
Recife - PE 1.571 - 5.153 2.464,09 1.571,25 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Florianópolis - SC 2.702 - 10.357 5.109,02 2.702,25 4.403,00 8.550,50 10.356,62
Maringá - PR 1.887 - 3.640 2.515,19 1.886,57 2.667,00 3.004,91 3.639,64
São Caetano do Sul - SP 3.524 - 7.817 4.558,72 3.524,09 4.449,00 6.453,50 7.816,67
São José dos Campos - SP 1.867 - 11.076 5.932,38 1.866,67 6.367,00 9.144,67 11.076,29
Porto Alegre - RS 3.523 - 7.907 4.727,48 3.522,80 4.427,00 6.528,00 7.906,91
Barueri - SP 2.238 - 9.391 4.360,63 2.237,75 3.166,50 7.753,53 9.391,31
Manaus - AM 1.412 - 6.332 2.226,00 1.412,00 1.412,00 5.227,33 6.331,50
Salvador - BA 1.456 - 8.192 2.974,09 1.456,00 2.188,00 6.763,50 8.192,15
Santa Cruz do Sul - RS 1.800 - 3.270 2.260,00 1.800,00 2.300,00 2.700,00 3.270,32
Vitoria - ES 2.826 - 4.960 3.724,13 2.826,00 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Campinas - SP 1.881 - 4.830 3.111,43 1.881,00 3.200,00 3.988,00 4.830,39
Blumenau - SC 2.830 - 5.910 3.571,86 2.830,00 3.547,00 4.879,00 5.909,59
Muriaé - MG 1.746 - 2.301 1.768,00 1.746,00 1.746,00 1.900,00 2.301,34
São Luís - MA 1.412 - 3.634 2.215,49 1.412,00 1.974,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.632 - 12.854 5.790,62 2.632,32 4.811,00 10.612,12 12.853,71
Paraná 2.142 - 6.575 3.482,75 2.142,08 3.300,50 5.428,67 6.575,37
Minas Gerais 1.701 - 7.239 3.522,31 1.700,82 3.172,00 5.976,55 7.238,98
Rio de Janeiro 2.573 - 7.521 3.901,56 2.573,20 3.351,00 6.209,74 7.521,42
Santa Catarina 2.818 - 8.660 4.440,28 2.818,33 3.862,00 7.149,87 8.660,13
Distrito Federal 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Rio Grande do Sul 1.963 - 7.770 3.880,80 1.962,80 3.900,00 6.415,22 7.770,31
Pernambuco 1.541 - 5.153 2.437,38 1.540,75 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Amazonas 1.412 - 5.279 2.133,12 1.412,00 1.412,00 4.358,00 5.278,54
Bahia 1.539 - 6.696 2.721,71 1.538,67 2.000,00 5.528,00 6.695,68
Espírito Santo 1.960 - 4.960 3.557,00 1.960,02 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Goiás 2.200 - 10.114 4.696,00 2.200,00 4.234,00 8.350,00 10.113,77
Maranhão 1.412 - 3.607 2.193,31 1.412,00 2.006,00 2.977,73 3.606,71
Paraíba 1.500 - 3.804 2.084,50 1.500,00 1.966,50 3.141,00 3.804,47
Sergipe 1.412 - 2.941 1.758,00 1.412,00 1.650,00 2.428,00 2.940,87


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Designer educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • formar-se continuamente;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • respeitar a autoria do educador;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • dimensionar os problemas;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • acompanhar processo de revisão;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • definir mídias;
    • coordenar reuniões;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • estimular o senso crítico;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • equalizar informações;
    • elaborar atividades;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • estimular valores estéticos;
    • selecionar bibliografia;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • validar material revisado;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • traçar objetivos educacionais;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • acompanhar equipe de produção;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • descrever atividades;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • divulgar deliberações;
    • auto avaliar-se;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • traçar metas educacionais;
    • estimular o respeito mútuo;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • organizar encontro de educandos;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • desenvolver a autoestima;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • estimular a solidariedade;
    • validar produto final;
    • administrar recursos de trabalho;
    • identificar público alvo;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar objetivos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • organizar grupos de estudos;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • garantir a integridade instrucional;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • definir escopo;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • respeitar a alteridade;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • traçar cronograma de execução;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • estimular a criatividade;
    • elaborar relatórios;
    • socializar informações;
    • avaliar os planos diretores;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • compreender o contexto;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • emitir pareceres;
    • estimular o senso de justiça;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • mapear competências;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • estimular a cooperação;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • observar o desempenho das classes;
    • analisar resultados das avaliações;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • expressar-se com clareza;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • participar das avaliações externas;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • realizar controle de qualidade;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • analisar o desempenho das classes;
    • promover estudos de caso;
    • dimensionar carga horária;
    • promover trocas de experiências;
    • estudar continuamente;
    • formar equipes de trabalho;
    • criar espaços de participação/interação;
    • roteirizar material;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • administrar tempo;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • definir processos de avaliação;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • administrar a demanda por vagas;
    • pesquisar práticas educativas;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • avaliar a instituição escolar;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • construir sistema de avaliação;
    • dominar a língua portuguesa;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • assessorar o trabalho docente;
    • respeitar as diversidades;
    • elaborar textos de orientação;
    • demonstrar criatividade;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • definir estratégias de ensino;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • demonstrar versatilidade;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • planejar ações de operacionalização;
    • interagir com os pais;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • trabalhar em equipe;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • selecionar referencial teórico;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • atualizar-se continuamente;
    • entrevistar;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • orientar equipe de produção;
    • mapear conteúdo;


    Setores que mais contratam Designer educacional no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Edição de livros
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista