Salário para o cargo de Supervisor de ensino
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor de ensino

Um Supervisor de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,32 e R$ 8.159,23, com a média salarial de R$ 3.608,94 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.608,94 43.307,25 902,23 18,83
1º Quartil 2.016,32 24.195,89 504,08 10,52
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,15
3º Quartil 6.222,58 74.670,95 1.555,64 32,46
Teto Salarial 8.159,23 97.910,79 2.039,81 42,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.322 - 11.498 5.253,93 2.322,34 4.715,00 9.492,99 11.498,19
Indaial - SC 2.344 - 3.820 2.730,35 2.343,54 2.712,00 3.154,15 3.820,40
Rio de Janeiro - RJ 1.583 - 9.234 3.829,87 1.583,11 2.923,50 7.623,88 9.234,27
Recife - PE 1.566 - 4.938 2.575,87 1.566,45 2.420,00 4.076,49 4.937,56
Fortaleza - CE 1.874 - 7.751 3.701,56 1.874,15 3.000,00 6.399,20 7.750,90
Belo Horizonte - MG 2.118 - 10.485 4.678,94 2.118,35 3.805,57 8.656,25 10.484,71
Brasília - DF 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Salvador - BA 1.866 - 5.248 2.834,84 1.865,77 2.205,00 4.333,03 5.248,30
Manaus - AM 1.510 - 7.156 3.078,78 1.510,47 2.073,00 5.908,01 7.155,96
Taubaté - SP 2.040 - 5.995 3.483,06 2.040,13 3.350,00 4.949,69 5.995,21
Goiânia - GO 1.513 - 5.937 2.784,77 1.513,40 2.300,00 4.901,80 5.937,21
Porto Alegre - RS 1.771 - 10.133 3.982,44 1.770,81 2.621,00 8.365,51 10.132,56
Curitiba - PR 1.771 - 7.692 3.609,22 1.771,31 2.800,00 6.350,23 7.691,59
Aracaju - SE 1.856 - 4.944 2.801,34 1.855,63 2.545,00 4.081,45 4.943,57
Uberlândia - MG 1.552 - 4.086 2.177,48 1.552,08 2.100,00 3.373,46 4.086,04
Batatais - SP 2.293 - 3.843 2.615,92 2.293,25 2.584,00 3.172,89 3.843,10
São Luís - MA 1.789 - 8.174 3.802,00 1.788,60 3.000,00 6.748,16 8.173,57
Montes Claros - MG 1.850 - 6.834 3.578,23 1.849,75 3.349,50 5.642,00 6.833,76
Florianópolis - SC 1.908 - 11.675 4.974,20 1.908,17 3.959,00 9.639,26 11.675,36
Contagem - MG 1.655 - 7.887 3.330,10 1.654,56 2.500,00 6.511,32 7.886,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 9.862 4.229,81 1.726,23 3.394,00 8.142,41 9.862,34
Minas Gerais 1.634 - 7.870 3.426,47 1.634,08 2.719,50 6.497,64 7.870,14
Santa Catarina 2.237 - 8.794 3.981,65 2.236,62 2.712,00 7.259,99 8.793,52
Rio de Janeiro 1.555 - 8.854 3.554,28 1.554,57 2.534,00 7.309,78 8.853,82
Pernambuco 1.523 - 5.494 2.648,71 1.522,67 2.327,28 4.535,97 5.494,10
Ceará 1.759 - 7.620 3.623,78 1.759,02 3.000,00 6.291,37 7.620,29
Rio Grande do Sul 1.836 - 9.483 4.183,96 1.835,58 3.113,00 7.829,55 9.483,39
Paraná 1.571 - 6.733 2.994,73 1.570,70 2.320,50 5.558,85 6.733,05
Bahia 1.746 - 6.118 2.986,92 1.746,40 2.205,00 5.050,75 6.117,62
Goiás 1.435 - 6.073 2.669,25 1.434,58 1.821,00 5.013,87 6.072,95
Distrito Federal 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Espírito Santo 1.675 - 10.486 4.292,36 1.674,62 3.400,00 8.657,06 10.485,69
Amazonas 1.527 - 7.157 3.151,98 1.526,56 2.130,00 5.908,57 7.156,63
Maranhão 1.801 - 7.915 3.910,64 1.800,60 3.141,00 6.534,42 7.914,69
Paraíba 1.564 - 6.081 2.839,23 1.563,65 2.294,00 5.020,29 6.080,73
Pará 1.412 - 5.111 2.363,75 1.412,00 1.988,50 4.219,35 5.110,61
Sergipe 1.827 - 4.944 2.780,40 1.827,40 2.530,00 4.081,45 4.943,57
Mato Grosso 2.106 - 16.352 6.032,80 2.106,08 3.750,00 13.499,99 16.351,59
Rio Grande do Norte 1.804 - 6.320 3.156,94 1.803,74 2.460,00 5.218,10 6.320,32
Rondônia 1.678 - 5.580 3.115,54 1.677,91 2.796,00 4.606,90 5.580,02
Piauí 1.634 - 5.157 2.793,09 1.633,75 2.348,00 4.257,38 5.156,66
Mato Grosso do Sul 1.810 - 5.332 2.982,74 1.809,88 2.825,00 4.402,38 5.332,29
Acre 1.534 - 5.762 3.137,26 1.534,19 3.296,00 4.757,14 5.761,99
Alagoas 1.463 - 5.757 2.597,05 1.462,60 2.114,00 4.753,40 5.757,46
Tocantins 1.732 - 6.247 3.403,39 1.731,60 3.672,50 5.157,96 6.247,48
Roraima 1.444 - 4.233 2.336,68 1.443,50 2.236,00 3.494,50 4.232,64
Amapá 1.412 - 4.504 2.181,62 1.412,00 1.412,00 3.718,67 4.504,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

  • Atividades

    • fornecer subsídios teóricos;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • participar das avaliações externas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • promover trocas de experiências;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • divulgar deliberações;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • demonstrar criatividade;
    • respeitar a alteridade;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • orientar equipe de produção;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • avaliar a instituição escolar;
    • definir estratégias de ensino;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • observar o desempenho das classes;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • coordenar reuniões;
    • mapear competências;
    • respeitar as diversidades;
    • auto avaliar-se;
    • garantir a integridade instrucional;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • elaborar textos de orientação;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • estimular a cooperação;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • formar equipes de trabalho;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • desenvolver a autoestima;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • assessorar o trabalho docente;
    • demonstrar proatividade;
    • traçar metas educacionais;
    • estudar continuamente;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • administrar tempo;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • definir escopo;
    • identificar público alvo;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • descrever atividades;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • avaliar os planos diretores;
    • mapear conteúdo;
    • analisar o desempenho das classes;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • estimular a solidariedade;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • organizar grupos de estudos;
    • emitir pareceres;
    • definir processos de avaliação;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • administrar a demanda por vagas;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • elaborar relatórios;
    • estimular o senso de justiça;
    • dimensionar carga horária;
    • definir abordagem de comunicação;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • dimensionar os problemas;
    • estimular o senso crítico;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • socializar informações;
    • traçar objetivos educacionais;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • acompanhar processo de revisão;
    • roteirizar material;
    • elaborar atividades;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • atualizar-se continuamente;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • traçar cronograma de execução;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • respeitar a autoria do educador;
    • demonstrar versatilidade;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • criar espaços de participação/interação;
    • promover estudos de caso;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • selecionar bibliografia;
    • estimular o respeito mútuo;
    • validar produto final;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • administrar conflitos;
    • entrevistar;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • administrar recursos de trabalho;
    • definir mídias;
    • formar-se continuamente;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • selecionar referencial teórico;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • estimular valores estéticos;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • elaborar objetivos;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • planejar ações de operacionalização;
    • validar material revisado;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • realizar controle de qualidade;
    • pesquisar práticas educativas;
    • compreender o contexto;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • estimular a criatividade;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • acompanhar equipe de produção;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • construir sistema de avaliação;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • equalizar informações;
    • demonstrar flexibilidade;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • trabalhar em equipe;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • organizar encontro de educandos;
    • interagir com os pais;
    • dominar a língua portuguesa;
    • expressar-se com clareza;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;


    Setores que mais contratam Supervisor de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: