Salário para o cargo de Orientador escolar
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador escolar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador escolar

Um Orientador escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador escolar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador escolar

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • orientar atividades interdisciplinares;
    • equalizar informações;
    • selecionar bibliografia;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • estudar continuamente;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • definir processos de avaliação;
    • identificar público alvo;
    • estimular a cooperação;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • dimensionar carga horária;
    • organizar encontro de educandos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • auto avaliar-se;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • socializar informações;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • participar das avaliações externas;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • planejar ações de operacionalização;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • orientar equipe de produção;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • promover trocas de experiências;
    • estimular valores estéticos;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • respeitar as diversidades;
    • analisar o desempenho das classes;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • observar o desempenho das classes;
    • compreender o contexto;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • definir abordagem de comunicação;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • descrever atividades;
    • divulgar deliberações;
    • validar produto final;
    • elaborar objetivos;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • administrar conflitos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • estimular o senso de justiça;
    • mapear competências;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • demonstrar versatilidade;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • acompanhar processo de revisão;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • promover estudos de caso;
    • formar-se continuamente;
    • acompanhar equipe de produção;
    • avaliar a instituição escolar;
    • garantir a integridade instrucional;
    • organizar grupos de estudos;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • estimular o senso crítico;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • desenvolver a autoestima;
    • roteirizar material;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • elaborar atividades;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • traçar objetivos educacionais;
    • expressar-se com clareza;
    • definir escopo;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • avaliar os planos diretores;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • assessorar o trabalho docente;
    • elaborar relatórios;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • demonstrar flexibilidade;
    • realizar controle de qualidade;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • selecionar referencial teórico;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • mapear conteúdo;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • traçar cronograma de execução;
    • administrar recursos de trabalho;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estimular a solidariedade;
    • elaborar textos de orientação;
    • demonstrar criatividade;
    • formar equipes de trabalho;
    • validar material revisado;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • interagir com os pais;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • pesquisar práticas educativas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • estimular a criatividade;
    • emitir pareceres;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • demonstrar proatividade;
    • coordenar reuniões;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • administrar tempo;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • respeitar a autoria do educador;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • trabalhar em equipe;
    • dimensionar os problemas;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • definir estratégias de ensino;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • respeitar a alteridade;
    • criar espaços de participação/interação;
    • entrevistar;
    • construir sistema de avaliação;
    • traçar metas educacionais;
    • estimular o respeito mútuo;
    • definir mídias;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • atualizar-se continuamente;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • analisar resultados das avaliações;
    • verificar o cumprimento das metas;


    Setores que mais contratam Orientador escolar no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista