Salário para o cargo de Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental
CBO 2313-30 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

Um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.023,97 e R$ 8.321,06, com a média salarial de R$ 3.660,34 e o salário mediana em R$ 2.859,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.660,34 43.924,08 915,09 28,32
1º Quartil 2.023,97 24.287,60 505,99 15,66
Salário Mediana 2.859,00 34.308,00 714,75 22,12
3º Quartil 6.346,00 76.151,95 1.586,50 49,10
Teto Salarial 8.321,06 99.852,73 2.080,27 64,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.947 - 11.714 4.747,67 1.946,64 3.597,00 9.671,06 11.713,88
Rio de Janeiro - RJ 1.694 - 7.650 3.588,41 1.694,19 2.985,00 6.316,18 7.650,35
Brasília - DF 1.776 - 11.897 4.444,29 1.776,10 3.040,50 9.822,00 11.896,70
Uberlândia - MG 1.765 - 3.933 2.377,36 1.765,27 2.217,00 3.247,25 3.933,17
Campinas - SP 1.710 - 14.745 5.019,51 1.710,27 3.156,00 12.173,45 14.744,85
Maceió - AL 1.645 - 13.615 4.320,16 1.645,20 2.197,00 11.240,90 13.615,32
Curitiba - PR 1.602 - 5.146 2.679,77 1.602,00 2.292,00 4.248,33 5.145,71
Florianópolis - SC 1.887 - 7.261 3.705,57 1.887,00 3.181,00 5.994,56 7.260,79
João Pessoa - PB 1.451 - 8.619 3.788,32 1.451,07 3.188,50 7.116,00 8.619,11
Campina Grande - PB 1.596 - 7.126 3.230,36 1.595,88 3.150,00 5.883,10 7.125,79
Ribeirão Preto - SP 2.134 - 8.747 4.307,53 2.133,88 4.363,00 7.221,48 8.746,88
Salvador - BA 1.431 - 5.155 2.375,20 1.431,00 1.790,00 4.255,83 5.154,78
Belo Horizonte - MG 1.865 - 6.775 3.259,91 1.865,10 2.764,50 5.593,25 6.774,71
Goiânia - GO 1.607 - 8.828 3.582,09 1.606,82 2.547,50 7.288,86 8.828,48
Campo Grande - MS 1.736 - 5.446 2.817,89 1.736,00 2.403,50 4.496,14 5.445,86
Vila Velha - ES 1.578 - 4.253 2.491,15 1.578,43 2.578,00 3.511,14 4.252,80
Sorocaba - SP 2.133 - 9.220 4.556,04 2.133,17 4.840,00 7.612,00 9.219,88
Imbituba - SC 2.081 - 5.317 3.041,65 2.081,00 2.208,00 4.389,67 5.316,90
Fortaleza - CE 1.895 - 9.494 4.340,94 1.895,25 3.784,50 7.838,33 9.494,02
Porto Alegre - RS 1.627 - 9.748 4.262,95 1.626,67 3.984,00 8.048,17 9.748,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.830 - 9.655 4.143,53 1.830,04 3.360,00 7.971,53 9.655,36
Rio de Janeiro 1.594 - 8.691 3.622,41 1.594,23 2.811,00 7.175,26 8.690,89
Rio Grande do Sul 1.625 - 6.904 3.333,47 1.624,86 3.002,00 5.699,78 6.903,75
Santa Catarina 1.822 - 8.367 3.756,50 1.821,74 3.000,00 6.907,68 8.366,79
Minas Gerais 1.625 - 5.220 2.634,66 1.624,85 2.294,00 4.309,71 5.220,05
Paraná 1.630 - 6.037 2.831,02 1.629,81 2.292,00 4.984,46 6.037,32
Bahia 1.472 - 9.977 3.500,24 1.472,24 2.134,00 8.237,08 9.976,99
Distrito Federal 1.776 - 11.897 4.444,29 1.776,10 3.040,50 9.822,00 11.896,70
Paraíba 1.497 - 8.046 3.465,40 1.496,98 3.111,70 6.642,78 8.045,93
Mato Grosso 1.680 - 6.151 3.102,23 1.680,35 2.905,00 5.078,02 6.150,65
Goiás 1.563 - 6.760 3.037,98 1.562,87 2.330,00 5.581,32 6.760,27
Pernambuco 1.516 - 5.942 2.903,78 1.516,10 2.639,50 4.905,60 5.941,81
Espírito Santo 1.586 - 5.491 2.825,79 1.585,71 2.694,00 4.533,00 5.490,51
Pará 1.819 - 7.049 3.406,51 1.819,30 2.967,00 5.819,37 7.048,59
Alagoas 1.669 - 13.440 4.262,57 1.668,82 2.286,00 11.096,09 13.439,92
Mato Grosso do Sul 1.694 - 5.767 2.973,54 1.694,45 2.443,00 4.761,18 5.766,89
Rio Grande do Norte 1.526 - 17.762 4.881,26 1.526,11 1.909,00 14.664,56 17.762,15
Ceará 2.001 - 19.344 6.247,95 2.000,93 3.802,00 15.970,29 19.343,69
Sergipe 2.234 - 4.048 2.765,13 2.234,33 2.798,00 3.342,17 4.048,13
Maranhão 1.448 - 22.645 5.432,96 1.448,40 1.809,00 18.695,60 22.644,67
Amazonas 1.690 - 5.615 2.560,90 1.689,60 1.902,00 4.636,00 5.615,26
Piauí 1.590 - 4.272 2.423,78 1.589,50 2.213,50 3.527,25 4.272,31
Tocantins 1.808 - 7.097 3.231,78 1.808,00 2.661,00 5.859,50 7.097,20
Rondônia 1.571 - 9.708 3.812,25 1.571,00 2.215,00 8.015,00 9.708,01
Acre 1.608 - 4.272 2.707,70 1.607,50 2.715,00 3.527,00 4.272,01
Roraima 2.824 - 5.158 3.648,44 2.824,00 4.116,00 4.258,10 5.157,54


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • promover a educação dos alunos;
  • estudar;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • comunicar-se;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;

  • Atividades

    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • participar das assembleias escolares;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • demonstrar liderança;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • consultar bibliotecas;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • demonstrar controle emocional;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • preencher diário de classe;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • consultar legislação;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • selecionar os conteúdos;
    • aprender novas tecnologias;
    • propor atividades culturais;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • organizar atividades comunitárias;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • ministrar aulas;
    • listar material escolar básico;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • trabalhar em equipe;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • agir eticamente;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • organizar a bibliografia;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • registrar avaliações e resultados;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • expressar-se com clareza;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • sistematizar o conhecimento;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • demonstrar solidariedade;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Ensino de idiomas
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Astrônomo
    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

    Astrônomo