Salário para o cargo de Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-20 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.887,97 e R$ 8.817,17, com a média salarial de R$ 3.693,38 e o salário mediana em R$ 2.647,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.693,38 44.320,57 923,35 30,37
1º Quartil 1.887,97 22.655,69 471,99 15,53
Salário Mediana 2.647,00 31.764,00 661,75 21,77
3º Quartil 6.724,35 80.692,19 1.681,09 55,30
Teto Salarial 8.817,17 105.806,01 2.204,29 72,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.748 - 14.068 5.224,87 1.748,37 3.571,00 11.614,24 14.067,52
Rio de Janeiro - RJ 1.582 - 8.618 3.567,69 1.582,42 2.498,00 7.114,77 8.617,62
Brasília - DF 1.668 - 9.360 3.715,50 1.667,62 2.675,50 7.727,76 9.360,10
Belo Horizonte - MG 1.575 - 8.848 3.234,55 1.575,17 1.988,00 7.305,31 8.848,41
Goiânia - GO 1.636 - 8.463 3.555,93 1.635,67 2.717,00 6.987,50 8.463,47
Campinas - SP 1.545 - 6.165 2.847,50 1.545,33 2.362,50 5.089,67 6.164,76
São Caetano do Sul - SP 3.446 - 5.203 3.940,04 3.445,60 4.061,00 4.296,00 5.203,44
Manaus - AM 1.457 - 5.818 2.502,34 1.457,40 1.892,00 4.803,20 5.817,78
João Pessoa - PB 1.431 - 9.405 4.259,96 1.430,64 4.000,00 7.765,00 9.405,20
Campo Grande - MS 1.463 - 7.686 3.067,81 1.462,80 2.163,00 6.345,60 7.685,98
Aracaju - SE 1.500 - 5.399 2.671,61 1.499,60 2.486,63 4.457,20 5.398,69
Fortaleza - CE 1.488 - 28.911 6.604,79 1.487,50 2.200,00 23.869,00 28.910,85
Santo André - SP 1.882 - 13.411 5.444,74 1.882,00 3.202,00 11.072,50 13.411,34
Florianópolis - SC 1.483 - 5.308 2.536,13 1.483,25 2.311,55 4.382,08 5.307,70
Guarulhos - SP 1.665 - 5.052 2.757,09 1.665,25 2.738,50 4.170,65 5.051,62
Salvador - BA 1.551 - 9.363 3.480,01 1.550,96 2.599,20 7.730,50 9.363,41
Curitiba - PR 1.485 - 6.443 3.025,11 1.485,25 2.504,50 5.319,00 6.442,53
Natal - RN 1.969 - 28.954 7.657,74 1.969,38 2.994,00 23.904,75 28.954,15
Recife - PE 1.864 - 17.955 7.503,53 1.864,00 8.042,00 14.823,67 17.954,87
Campos dos Goytacazes - RJ 1.431 - 5.032 2.507,92 1.430,67 2.099,00 4.154,33 5.031,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.716 - 10.376 4.233,07 1.715,74 3.275,50 8.566,12 10.375,54
Rio de Janeiro 1.518 - 8.986 3.492,52 1.518,10 2.300,50 7.418,49 8.985,50
Minas Gerais 1.581 - 7.026 2.968,36 1.580,71 2.167,00 5.800,52 7.025,76
Santa Catarina 1.617 - 7.531 3.350,34 1.616,69 2.482,00 6.217,27 7.530,54
Distrito Federal 1.668 - 9.360 3.715,50 1.667,62 2.675,50 7.727,76 9.360,10
Rio Grande do Sul 1.550 - 7.149 3.100,71 1.549,76 2.452,50 5.902,24 7.148,97
Goiás 1.557 - 6.936 3.002,18 1.557,07 2.476,00 5.726,64 6.936,28
Paraná 1.550 - 6.600 3.030,22 1.549,62 2.434,00 5.448,92 6.599,90
Bahia 1.500 - 5.804 2.666,20 1.499,83 2.091,00 4.791,67 5.803,81
Ceará 1.460 - 14.659 4.404,07 1.460,30 2.200,00 12.102,40 14.658,79
Mato Grosso do Sul 1.515 - 6.816 2.977,61 1.515,00 2.297,00 5.627,00 6.815,59
Pará 1.770 - 18.737 5.635,29 1.769,69 2.946,00 15.469,33 18.736,92
Rio Grande do Norte 1.608 - 18.871 5.464,05 1.608,38 2.994,00 15.580,38 18.871,42
Pernambuco 1.729 - 14.987 5.889,46 1.729,29 4.740,00 12.373,43 14.987,07
Maranhão 1.415 - 4.249 2.202,81 1.415,00 2.061,00 3.507,67 4.248,59
Sergipe 1.489 - 5.622 2.606,51 1.488,50 2.043,00 4.641,50 5.621,92
Paraíba 1.438 - 9.080 3.864,89 1.438,03 3.493,00 7.496,67 9.080,19
Amazonas 1.465 - 5.554 2.464,74 1.464,50 1.771,00 4.585,83 5.554,50
Tocantins 1.641 - 6.958 3.091,81 1.641,40 2.058,00 5.744,80 6.958,27
Espírito Santo 1.745 - 7.435 3.314,05 1.745,40 2.425,00 6.138,20 7.434,77
Piauí 1.412 - 4.256 2.296,33 1.412,00 2.147,00 3.514,00 4.256,26
Rondônia 1.582 - 7.334 3.313,21 1.582,00 2.838,50 6.054,67 7.333,59
Mato Grosso 1.433 - 8.401 3.207,98 1.432,67 1.916,00 6.935,67 8.400,69
Acre 1.856 - 5.224 2.968,00 1.856,00 2.730,00 4.313,00 5.224,03
Amapá 1.412 - 5.329 2.364,70 1.412,00 1.905,50 4.400,00 5.329,41
Roraima 2.160 - 3.221 2.376,88 2.160,00 2.354,00 2.659,00 3.220,66
Alagoas 1.412 - 8.570 2.978,17 1.412,00 1.867,00 7.075,20 8.569,69


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • estudar;
  • promover a educação dos alunos;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • ministrar aulas;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • demonstrar solidariedade;
    • sistematizar o conhecimento;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • preencher diário de classe;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • selecionar os conteúdos;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • expressar-se com clareza;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • demonstrar controle emocional;
    • organizar a bibliografia;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • propor atividades culturais;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • consultar legislação;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • aprender novas tecnologias;
    • demonstrar liderança;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • listar material escolar básico;
    • participar das assembleias escolares;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • registrar avaliações e resultados;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • agir eticamente;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • consultar bibliotecas;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;


    Setores que mais contratam Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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