Salário para o cargo de Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-35 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.024,74 e R$ 9.482,14, com a média salarial de R$ 3.961,59 e o salário mediana em R$ 2.833,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.961,59 47.539,09 990,40 31,60
1º Quartil 2.024,74 24.296,93 506,19 16,15
Salário Mediana 2.833,00 33.996,00 708,25 22,60
3º Quartil 7.231,49 86.777,85 1.807,87 57,68
Teto Salarial 9.482,14 113.785,72 2.370,54 75,63


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.827 - 20.455 6.542,92 1.827,10 3.356,00 16.887,90 20.455,13
Rio de Janeiro - RJ 1.730 - 8.125 3.719,38 1.729,57 3.033,00 6.708,43 8.125,45
Brasília - DF 1.905 - 9.098 4.819,77 1.905,25 4.977,00 7.511,42 9.098,06
Belo Horizonte - MG 1.764 - 11.692 4.481,39 1.764,24 2.973,00 9.652,63 11.691,55
Goiânia - GO 1.825 - 9.346 4.222,63 1.825,32 3.718,00 7.716,45 9.346,39
Curitiba - PR 1.742 - 7.402 3.501,55 1.742,43 3.190,00 6.111,53 7.402,46
Recife - PE 1.770 - 6.036 3.246,57 1.769,96 3.150,00 4.983,20 6.035,81
Florianópolis - SC 1.975 - 10.031 4.231,22 1.975,36 3.104,00 8.281,71 10.031,06
Niterói - RJ 1.885 - 15.934 7.042,88 1.884,85 5.931,00 13.155,43 15.934,25
Salvador - BA 1.513 - 5.946 2.656,17 1.512,78 2.110,00 4.909,08 5.946,02
Campinas - SP 2.001 - 9.951 4.081,08 2.000,83 3.013,00 8.216,00 9.951,47
Teresina - PI 1.571 - 6.003 2.956,27 1.570,50 2.986,00 4.955,80 6.002,61
Vitoria - ES 2.323 - 10.708 5.354,11 2.322,63 4.225,00 8.840,75 10.708,18
Guarulhos - SP 1.801 - 10.330 4.397,77 1.801,00 3.577,00 8.528,50 10.329,98
Santo André - SP 2.141 - 13.602 6.098,23 2.140,63 5.002,00 11.229,63 13.601,66
Porto Alegre - RS 1.597 - 9.154 3.933,39 1.596,88 2.802,00 7.557,50 9.153,87
Fortaleza - CE 1.507 - 15.500 4.523,86 1.506,81 2.190,00 12.796,82 15.499,89
Ribeirão Preto - SP 1.778 - 4.530 2.695,40 1.777,57 2.720,00 3.739,71 4.529,65
São Caetano do Sul - SP 3.094 - 7.278 4.295,83 3.094,29 4.061,00 6.009,14 7.278,45
Campos dos Goytacazes - RJ 1.487 - 7.892 3.871,55 1.487,29 4.025,00 6.515,86 7.892,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.866 - 12.005 4.592,94 1.865,57 3.234,00 9.911,26 12.004,81
Rio de Janeiro 1.628 - 10.458 4.112,20 1.627,60 2.796,00 8.633,91 10.457,65
Minas Gerais 1.705 - 9.987 3.939,84 1.705,31 2.834,00 8.245,40 9.987,07
Paraná 1.609 - 6.371 2.972,75 1.609,38 2.397,50 5.260,07 6.371,15
Santa Catarina 1.914 - 9.310 3.943,58 1.913,89 3.009,00 7.686,35 9.309,94
Goiás 1.651 - 8.068 3.422,34 1.650,95 2.456,00 6.660,83 8.067,80
Rio Grande do Sul 1.822 - 7.187 3.359,24 1.822,13 2.755,50 5.934,03 7.187,47
Bahia 1.459 - 5.334 2.549,69 1.459,39 2.207,00 4.403,97 5.334,22
Pernambuco 1.545 - 9.207 3.552,04 1.545,17 2.586,00 7.601,39 9.207,03
Distrito Federal 1.905 - 9.098 4.819,77 1.905,25 4.977,00 7.511,42 9.098,06
Espírito Santo 1.714 - 8.316 3.665,49 1.714,18 2.938,00 6.865,55 8.315,75
Ceará 1.420 - 15.481 4.585,66 1.419,68 1.996,00 12.781,30 15.481,09
Pará 1.640 - 6.927 3.356,40 1.640,47 3.145,00 5.718,93 6.926,94
Piauí 1.514 - 28.010 7.286,44 1.513,92 2.939,50 23.125,34 28.010,11
Rio Grande do Norte 1.562 - 6.147 2.897,67 1.561,82 2.610,00 5.074,73 6.146,66
Mato Grosso do Sul 1.677 - 7.516 3.320,61 1.677,36 2.470,00 6.205,36 7.516,12
Mato Grosso 1.697 - 5.269 2.805,14 1.697,10 2.340,00 4.350,10 5.268,97
Maranhão 1.573 - 4.507 2.395,13 1.573,32 2.227,00 3.721,33 4.507,39
Amazonas 1.464 - 10.239 3.476,23 1.463,71 1.800,00 8.453,71 10.239,39
Tocantins 1.728 - 9.731 3.717,46 1.727,71 2.708,75 8.033,86 9.730,85
Alagoas 1.442 - 5.390 2.628,07 1.441,57 2.572,00 4.450,00 5.389,97
Roraima 1.631 - 4.431 2.573,63 1.631,17 2.387,50 3.658,00 4.430,68
Sergipe 1.463 - 4.596 2.410,38 1.462,50 2.047,50 3.794,83 4.596,42
Paraíba 1.490 - 9.165 4.506,88 1.489,83 4.835,00 7.567,00 9.165,38
Acre 1.790 - 4.598 2.879,23 1.789,67 3.006,00 3.796,33 4.598,23
Amapá 1.412 - 5.280 2.349,60 1.412,00 1.908,50 4.359,00 5.279,75
Rondônia 1.578 - 6.927 2.808,70 1.577,50 1.889,00 5.719,00 6.927,02


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • promover a educação dos alunos;
  • estudar;
  • comunicar-se;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;

  • Atividades

    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • demonstrar liderança;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • organizar atividades comunitárias;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • consultar bibliotecas;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • ministrar aulas;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • organizar a bibliografia;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • sistematizar o conhecimento;
    • agir eticamente;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • preencher diário de classe;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • listar material escolar básico;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • demonstrar solidariedade;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • propor atividades culturais;
    • consultar legislação;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • expressar-se com clareza;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • aprender novas tecnologias;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • trabalhar em equipe;
    • participar das assembleias escolares;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • demonstrar controle emocional;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • registrar avaliações e resultados;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • selecionar os conteúdos;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;


    Setores que mais contratam Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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