Salário para o cargo de Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-25 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.939,11 e R$ 9.090,42, com a média salarial de R$ 3.791,54 e o salário mediana em R$ 2.698,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.791,54 45.498,53 947,89 31,42
1º Quartil 1.939,11 23.269,38 484,78 16,07
Salário Mediana 2.698,00 32.376,00 674,50 22,36
3º Quartil 6.932,74 83.192,88 1.733,19 57,46
Teto Salarial 9.090,42 109.085,01 2.272,60 75,34


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.788 - 15.521 5.644,69 1.788,10 3.740,00 12.814,34 15.521,11
Rio de Janeiro - RJ 1.648 - 10.513 3.998,13 1.647,67 2.719,50 8.679,59 10.512,98
Brasília - DF 1.839 - 7.772 3.456,23 1.839,00 2.695,00 6.416,27 7.771,58
Belo Horizonte - MG 1.757 - 8.637 3.619,08 1.757,22 2.867,00 7.130,99 8.637,27
Curitiba - PR 1.709 - 6.665 3.030,51 1.709,11 2.500,00 5.502,44 6.664,73
Salvador - BA 1.512 - 5.219 2.645,96 1.512,00 2.518,00 4.308,53 5.218,62
Goiânia - GO 1.592 - 7.448 3.233,98 1.592,14 2.421,50 6.149,05 7.447,91
Manaus - AM 1.471 - 7.282 2.840,94 1.470,67 1.725,00 6.012,18 7.282,14
Fortaleza - CE 1.742 - 42.108 10.118,09 1.741,80 3.384,50 34.764,40 42.107,68
Belém - PA 1.561 - 7.261 3.164,55 1.561,44 2.729,00 5.994,40 7.260,60
Campinas - SP 1.676 - 10.743 3.966,90 1.676,20 2.614,00 8.869,40 10.742,88
São Luís - MA 1.700 - 6.512 3.171,84 1.699,75 2.860,00 5.376,75 6.512,48
Porto Alegre - RS 2.025 - 15.672 5.632,37 2.024,75 3.277,00 12.938,75 15.671,80
Santa Maria do Oeste - PR 3.654 - 4.426 3.654,00 3.654,00 3.654,00 3.654,00 4.425,83
Santo André - SP 1.696 - 13.635 4.841,12 1.696,00 2.027,00 11.257,00 13.634,82
Ribeirão Preto - SP 1.720 - 7.326 3.542,89 1.720,05 3.294,00 6.048,75 7.326,43
Feira de Santana - BA 1.509 - 3.186 1.936,94 1.509,00 1.762,50 2.630,25 3.185,84
Lauro de Freitas - BA 1.759 - 5.073 2.598,73 1.758,67 1.932,00 4.188,00 5.072,63
São José dos Campos - SP 1.597 - 8.462 4.077,00 1.597,33 3.771,00 6.986,00 8.461,65
São Caetano do Sul - SP 3.068 - 5.267 3.849,40 3.067,67 3.885,00 4.348,33 5.266,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.760 - 10.099 4.159,05 1.760,15 3.190,00 8.337,63 10.098,79
Rio de Janeiro 1.573 - 10.265 3.801,42 1.572,96 2.428,80 8.475,25 10.265,48
Minas Gerais 1.625 - 7.319 3.219,24 1.624,91 2.473,00 6.042,76 7.319,18
Paraná 1.661 - 6.040 3.093,93 1.660,93 2.802,00 4.986,29 6.039,54
Santa Catarina 1.658 - 6.668 3.070,26 1.658,09 2.290,00 5.505,29 6.668,17
Bahia 1.525 - 5.035 2.527,30 1.524,65 2.162,00 4.156,82 5.034,87
Rio Grande do Sul 1.635 - 9.107 3.612,91 1.635,04 2.766,00 7.519,21 9.107,49
Goiás 1.548 - 6.890 3.035,49 1.548,31 2.515,50 5.688,33 6.889,88
Distrito Federal 1.839 - 7.772 3.456,23 1.839,00 2.695,00 6.416,27 7.771,58
Pará 1.642 - 7.109 3.400,71 1.641,93 3.102,00 5.869,55 7.109,37
Pernambuco 1.454 - 4.613 2.167,68 1.454,04 1.658,50 3.808,80 4.613,33
Ceará 1.651 - 36.805 9.306,79 1.651,11 2.824,00 30.386,78 36.805,38
Espírito Santo 1.578 - 9.223 3.628,91 1.577,63 2.637,00 7.614,88 9.223,37
Maranhão 1.608 - 9.164 3.756,43 1.607,71 2.669,50 7.566,14 9.164,34
Amazonas 1.471 - 7.282 2.840,94 1.470,67 1.725,00 6.012,18 7.282,14
Paraíba 1.415 - 23.512 6.528,70 1.414,80 2.106,50 19.411,40 23.511,67
Mato Grosso 1.533 - 9.769 3.562,17 1.533,00 2.203,50 8.065,75 9.769,48
Rio Grande do Norte 1.596 - 32.092 8.170,61 1.596,25 2.860,00 26.495,00 32.091,54
Tocantins 1.571 - 6.706 3.536,94 1.571,00 3.514,50 5.536,25 6.705,67
Sergipe 1.452 - 16.172 4.719,94 1.451,50 2.206,50 13.351,50 16.171,74
Acre 2.165 - 4.525 3.012,29 2.164,67 3.083,00 3.735,67 4.524,75
Piauí 1.447 - 31.387 6.673,45 1.447,00 1.952,00 25.913,00 31.386,60
Alagoas 1.435 - 4.617 2.189,27 1.434,50 1.617,00 3.811,50 4.616,60
Amapá 1.462 - 6.262 3.153,60 1.462,00 2.835,00 5.170,00 6.262,06
Mato Grosso do Sul 1.531 - 4.366 2.279,64 1.530,50 2.100,00 3.605,00 4.366,48
Rondônia 2.504 - 8.199 4.245,13 2.503,50 3.710,50 6.769,00 8.198,82
Roraima 2.192 - 3.897 2.710,06 2.191,50 2.736,25 3.217,50 3.897,13


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estudar;
  • promover a educação dos alunos;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;

  • Atividades

    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • participar das assembleias escolares;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • trabalhar em equipe;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • sistematizar o conhecimento;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • consultar legislação;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • demonstrar liderança;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • registrar avaliações e resultados;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • selecionar os conteúdos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • ministrar aulas;
    • organizar a bibliografia;
    • demonstrar controle emocional;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • organizar atividades comunitárias;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • consultar bibliotecas;
    • aprender novas tecnologias;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • demonstrar solidariedade;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • expressar-se com clareza;
    • preencher diário de classe;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • listar material escolar básico;
    • propor atividades culturais;
    • agir eticamente;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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