Salário para o cargo de Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental
CBO 2313-30 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

Um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.023,97 e R$ 8.321,06, com a média salarial de R$ 3.660,34 e o salário mediana em R$ 2.859,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.660,34 43.924,08 915,09 28,32
1º Quartil 2.023,97 24.287,60 505,99 15,66
Salário Mediana 2.859,00 34.308,00 714,75 22,12
3º Quartil 6.346,00 76.151,95 1.586,50 49,10
Teto Salarial 8.321,06 99.852,73 2.080,27 64,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.947 - 11.714 4.747,67 1.946,64 3.597,00 9.671,06 11.713,88
Rio de Janeiro - RJ 1.694 - 7.650 3.588,41 1.694,19 2.985,00 6.316,18 7.650,35
Brasília - DF 1.776 - 11.897 4.444,29 1.776,10 3.040,50 9.822,00 11.896,70
Uberlândia - MG 1.765 - 3.933 2.377,36 1.765,27 2.217,00 3.247,25 3.933,17
Campinas - SP 1.710 - 14.745 5.019,51 1.710,27 3.156,00 12.173,45 14.744,85
Maceió - AL 1.645 - 13.615 4.320,16 1.645,20 2.197,00 11.240,90 13.615,32
Curitiba - PR 1.602 - 5.146 2.679,77 1.602,00 2.292,00 4.248,33 5.145,71
Florianópolis - SC 1.887 - 7.261 3.705,57 1.887,00 3.181,00 5.994,56 7.260,79
João Pessoa - PB 1.451 - 8.619 3.788,32 1.451,07 3.188,50 7.116,00 8.619,11
Campina Grande - PB 1.596 - 7.126 3.230,36 1.595,88 3.150,00 5.883,10 7.125,79
Ribeirão Preto - SP 2.134 - 8.747 4.307,53 2.133,88 4.363,00 7.221,48 8.746,88
Salvador - BA 1.431 - 5.155 2.375,20 1.431,00 1.790,00 4.255,83 5.154,78
Belo Horizonte - MG 1.865 - 6.775 3.259,91 1.865,10 2.764,50 5.593,25 6.774,71
Goiânia - GO 1.607 - 8.828 3.582,09 1.606,82 2.547,50 7.288,86 8.828,48
Campo Grande - MS 1.736 - 5.446 2.817,89 1.736,00 2.403,50 4.496,14 5.445,86
Vila Velha - ES 1.578 - 4.253 2.491,15 1.578,43 2.578,00 3.511,14 4.252,80
Sorocaba - SP 2.133 - 9.220 4.556,04 2.133,17 4.840,00 7.612,00 9.219,88
Imbituba - SC 2.081 - 5.317 3.041,65 2.081,00 2.208,00 4.389,67 5.316,90
Fortaleza - CE 1.895 - 9.494 4.340,94 1.895,25 3.784,50 7.838,33 9.494,02
Porto Alegre - RS 1.627 - 9.748 4.262,95 1.626,67 3.984,00 8.048,17 9.748,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.830 - 9.655 4.143,53 1.830,04 3.360,00 7.971,53 9.655,36
Rio de Janeiro 1.594 - 8.691 3.622,41 1.594,23 2.811,00 7.175,26 8.690,89
Rio Grande do Sul 1.625 - 6.904 3.333,47 1.624,86 3.002,00 5.699,78 6.903,75
Santa Catarina 1.822 - 8.367 3.756,50 1.821,74 3.000,00 6.907,68 8.366,79
Minas Gerais 1.625 - 5.220 2.634,66 1.624,85 2.294,00 4.309,71 5.220,05
Paraná 1.630 - 6.037 2.831,02 1.629,81 2.292,00 4.984,46 6.037,32
Bahia 1.472 - 9.977 3.500,24 1.472,24 2.134,00 8.237,08 9.976,99
Distrito Federal 1.776 - 11.897 4.444,29 1.776,10 3.040,50 9.822,00 11.896,70
Paraíba 1.497 - 8.046 3.465,40 1.496,98 3.111,70 6.642,78 8.045,93
Mato Grosso 1.680 - 6.151 3.102,23 1.680,35 2.905,00 5.078,02 6.150,65
Goiás 1.563 - 6.760 3.037,98 1.562,87 2.330,00 5.581,32 6.760,27
Pernambuco 1.516 - 5.942 2.903,78 1.516,10 2.639,50 4.905,60 5.941,81
Espírito Santo 1.586 - 5.491 2.825,79 1.585,71 2.694,00 4.533,00 5.490,51
Pará 1.819 - 7.049 3.406,51 1.819,30 2.967,00 5.819,37 7.048,59
Alagoas 1.669 - 13.440 4.262,57 1.668,82 2.286,00 11.096,09 13.439,92
Mato Grosso do Sul 1.694 - 5.767 2.973,54 1.694,45 2.443,00 4.761,18 5.766,89
Rio Grande do Norte 1.526 - 17.762 4.881,26 1.526,11 1.909,00 14.664,56 17.762,15
Ceará 2.001 - 19.344 6.247,95 2.000,93 3.802,00 15.970,29 19.343,69
Sergipe 2.234 - 4.048 2.765,13 2.234,33 2.798,00 3.342,17 4.048,13
Maranhão 1.448 - 22.645 5.432,96 1.448,40 1.809,00 18.695,60 22.644,67
Amazonas 1.690 - 5.615 2.560,90 1.689,60 1.902,00 4.636,00 5.615,26
Piauí 1.590 - 4.272 2.423,78 1.589,50 2.213,50 3.527,25 4.272,31
Tocantins 1.808 - 7.097 3.231,78 1.808,00 2.661,00 5.859,50 7.097,20
Rondônia 1.571 - 9.708 3.812,25 1.571,00 2.215,00 8.015,00 9.708,01
Acre 1.608 - 4.272 2.707,70 1.607,50 2.715,00 3.527,00 4.272,01
Roraima 2.824 - 5.158 3.648,44 2.824,00 4.116,00 4.258,10 5.157,54


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • estudar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • demonstrar liderança;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • registrar avaliações e resultados;
    • preencher diário de classe;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • trabalhar em equipe;
    • sistematizar o conhecimento;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • aprender novas tecnologias;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • listar material escolar básico;
    • organizar a bibliografia;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • demonstrar solidariedade;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • expressar-se com clareza;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • demonstrar controle emocional;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • selecionar os conteúdos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • consultar legislação;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • ministrar aulas;
    • consultar bibliotecas;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • agir eticamente;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • organizar atividades comunitárias;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • propor atividades culturais;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • participar das assembleias escolares;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;


    Setores que mais contratam Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Ensino de idiomas
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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