Salário para o cargo de Professor de educação física do ensino fundamental
CBO 2313-15 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de educação física do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de educação física do ensino fundamental

Um Professor de educação física do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.856,20 e R$ 7.803,40, com a média salarial de R$ 3.544,76 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de educação física do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.544,76 42.537,12 886,19 25,32
1º Quartil 1.856,20 22.274,40 464,05 13,26
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 17,86
3º Quartil 6.442,54 77.310,48 1.610,64 46,02
Teto Salarial 7.803,40 93.640,80 1.950,85 55,74


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de educação física do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • estudar;

Atividades

  • analisar a autoavaliação dos alunos;
  • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • definir processos e critérios de avaliação;
  • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
  • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • participar das assembleias escolares;
  • organizar a bibliografia;
  • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • ler literatura específica da área de conhecimento;
  • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • avaliar a frequência dos alunos;
  • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • demonstrar solidariedade;
  • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • estimular a troca de conhecimento;
  • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • analisar o plano de gestão da escola;
  • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • demonstrar liderança;
  • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • contextualizar os conhecimentos;
  • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
  • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
  • orientar a autoavaliação dos alunos;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • elencar temas para projetos pedagógicos;
  • propor atividades culturais;
  • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • consultar legislação;
  • propor calendário de avaliação escrita;
  • demonstrar capacidade de diálogo;
  • sistematizar o conhecimento;
  • acompanhar as mudanças na área da educação;
  • registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
  • registrar avaliações e resultados;
  • demonstrar controle emocional;
  • selecionar os conteúdos;
  • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • realizar reuniões com os pais para orientação;
  • assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
  • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
  • aprender novas tecnologias;
  • ministrar aulas;
  • elaborar o projeto pedagógico;
  • registrar atividades extracurriculares;
  • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • preencher diário de classe;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • expressar-se com clareza;
  • revelar interesses multidisciplinares;
  • empregar recursos e procedimentos didáticos;
  • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • propor opções para o horário de trabalho;
  • dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • colocar-se disponível para os alunos;
  • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
  • preencher formulários com notas e faltas;
  • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
  • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • respeitar os limites dos alunos;
  • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • listar material escolar básico;
  • estabelecer as metodologias de ensino;
  • criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • trabalhar em equipe;
  • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • consultar bibliotecas;
  • participar da gestão escolar nos colegiados;
  • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • demonstrar criatividade e iniciativa;
  • organizar atividades comunitárias;
  • agir eticamente;
  • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • elaborar os instrumentos de avaliação;
  • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • prever participação em eventos culturais e científicos;
  • conviver com as ideias ou posições contrárias;
  • propor regras comuns para comunidade escolar;
  • propor estudos interdisciplinares;
  • construir relações de confiança com os alunos;
  • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
  • propor critérios para a composição das classes;
  • prever recursos materiais e didáticos;


Setores que mais contratam Professor de educação física do ensino fundamental no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino médio
  • Outras atividades esportivas
  • Educação infantil - creche
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Clubes sociais, esportivos e similares
  • Atividades associativas
  • Ensino de esportes
  • Produção e promoção de eventos esportivos
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação




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