Salário para o cargo de Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série
CBO 2313-10 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série

Um Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.010,66 e R$ 7.863,07, com a média salarial de R$ 3.538,00 e o salário mediana em R$ 2.848,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.538,00 42.456,01 884,50 26,06
1º Quartil 2.010,66 24.127,93 502,67 14,81
Salário Mediana 2.848,00 34.176,00 712,00 20,98
3º Quartil 5.996,71 71.960,58 1.499,18 44,17
Teto Salarial 7.863,07 94.356,87 1.965,77 57,92


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.767 - 10.899 4.288,78 1.766,85 2.880,00 8.998,00 10.898,64
Limeira - SP 3.336 - 4.806 3.691,39 3.335,51 3.813,00 3.967,96 4.806,11
Rio de Janeiro - RJ 1.538 - 9.675 3.808,59 1.538,15 2.640,00 7.987,53 9.674,73
Porto Alegre - RS 1.487 - 7.177 2.567,09 1.487,00 1.487,00 5.925,21 7.176,79
Brasília - DF 1.717 - 9.708 4.127,36 1.717,00 3.621,00 8.015,19 9.708,24
Capixaba - AC 2.869 - 3.740 2.930,30 2.869,03 2.884,00 3.088,02 3.740,30
Salvador - BA 1.690 - 5.240 2.951,92 1.689,68 3.099,00 4.325,79 5.239,53
Recife - PE 1.493 - 19.974 6.126,73 1.492,58 2.569,00 16.490,71 19.974,04
Belo Horizonte - MG 1.768 - 9.282 3.763,27 1.768,23 2.767,50 7.663,64 9.282,43
Uberlândia - MG 1.916 - 3.612 2.551,08 1.916,32 2.739,00 2.981,90 3.611,77
Florianópolis - SC 1.727 - 5.341 2.823,95 1.727,28 2.561,00 4.409,63 5.341,07
Belém - PA 2.691 - 12.690 5.733,06 2.690,63 4.663,08 10.476,69 12.689,68
Natal - RN 1.424 - 8.136 3.015,33 1.423,86 2.038,00 6.717,00 8.135,83
Imbituba - SC 1.965 - 5.267 2.814,75 1.965,41 2.208,00 4.348,29 5.266,77
Curitiba - PR 1.640 - 7.037 3.620,49 1.639,80 3.626,50 5.809,86 7.037,07
Monte Alto - SP 3.242 - 4.095 3.312,80 3.242,33 3.314,00 3.380,67 4.094,76
Campo Grande - MS 1.555 - 3.317 2.165,04 1.555,00 2.037,00 2.738,80 3.317,32
Campinas - SP 1.556 - 7.402 3.042,45 1.555,80 2.492,50 6.111,40 7.402,31
São José dos Campos - SP 1.697 - 6.827 2.717,77 1.697,40 1.829,50 5.636,80 6.827,46
Rio Claro - SP 2.322 - 6.359 3.388,50 2.322,40 2.917,50 5.250,20 6.359,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.844 - 7.573 3.637,53 1.843,88 3.360,00 6.252,02 7.572,63
Rio de Janeiro 1.496 - 9.283 3.607,66 1.495,80 2.538,50 7.664,36 9.283,30
Santa Catarina 1.743 - 6.594 3.240,27 1.743,44 2.630,50 5.443,97 6.593,90
Minas Gerais 1.625 - 8.060 3.393,97 1.624,85 2.739,00 6.654,17 8.059,73
Rio Grande do Sul 1.480 - 6.047 2.562,68 1.480,36 1.854,50 4.992,49 6.047,05
Paraná 1.583 - 6.259 2.867,70 1.583,25 2.290,00 5.167,08 6.258,53
Bahia 1.508 - 5.252 2.742,07 1.507,53 2.700,00 4.336,19 5.252,12
Pernambuco 1.492 - 16.993 5.392,36 1.492,40 2.545,50 14.029,55 16.993,01
Distrito Federal 1.717 - 9.708 4.127,36 1.717,00 3.621,00 8.015,19 9.708,24
Goiás 1.685 - 8.446 3.391,52 1.685,45 2.322,00 6.972,72 8.445,57
Pará 1.720 - 10.168 4.446,69 1.719,77 3.932,00 8.394,46 10.167,63
Acre 2.533 - 3.819 2.864,66 2.532,79 2.884,00 3.153,40 3.819,49
Espírito Santo 1.474 - 9.405 3.639,92 1.473,58 2.455,00 7.764,67 9.404,80
Mato Grosso do Sul 1.490 - 4.677 2.365,89 1.490,18 2.027,00 3.861,55 4.677,22
Rio Grande do Norte 1.415 - 11.902 3.866,24 1.415,30 2.168,00 9.826,40 11.902,03
Ceará 1.425 - 10.023 3.482,09 1.424,50 2.226,00 8.275,38 10.023,38
Mato Grosso 1.913 - 4.795 2.790,00 1.913,33 2.730,00 3.958,83 4.795,06
Maranhão 1.688 - 29.611 8.407,54 1.687,90 3.439,00 24.446,75 29.610,64
Amazonas 1.651 - 28.217 7.004,55 1.650,67 2.015,60 23.296,50 28.217,42
Tocantins 1.452 - 4.560 2.259,89 1.452,00 1.767,00 3.765,00 4.560,28
Paraíba 1.922 - 8.645 4.620,93 1.922,20 3.940,00 7.137,50 8.645,15
Alagoas 1.806 - 5.177 2.870,88 1.805,50 2.926,00 4.274,50 5.177,40
Piauí 2.280 - 60.562 10.470,86 2.280,00 4.128,00 50.000,00 60.561,50
Rondônia 1.500 - 3.634 2.175,43 1.500,00 2.187,00 3.000,00 3.633,69
Sergipe 1.412 - 4.167 1.983,86 1.412,00 1.623,00 3.440,00 4.166,63


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • estudar;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • promover a educação dos alunos;
  • comunicar-se;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;

  • Atividades

    • organizar a bibliografia;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • demonstrar controle emocional;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • preencher diário de classe;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • agir eticamente;
    • listar material escolar básico;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • registrar avaliações e resultados;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • sistematizar o conhecimento;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • selecionar os conteúdos;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • trabalhar em equipe;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • expressar-se com clareza;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • organizar atividades comunitárias;
    • participar das assembleias escolares;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • demonstrar solidariedade;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • ministrar aulas;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • demonstrar liderança;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • consultar legislação;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • aprender novas tecnologias;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • propor atividades culturais;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • consultar bibliotecas;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • demonstrar capacidade de diálogo;


    Setores que mais contratam Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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