Salário para o cargo de Professor de matemática do ensino fundamental
CBO 2313-40 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de matemática do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de matemática do ensino fundamental

Um Professor de matemática do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.998,77 e R$ 10.209,07, com a média salarial de R$ 4.341,81 e o salário mediana em R$ 2.791,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de matemática do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.341,81 52.101,72 1.085,45 34,73
1º Quartil 1.998,77 23.985,24 499,69 15,99
Salário Mediana 2.791,00 33.492,00 697,75 22,33
3º Quartil 8.428,68 101.144,16 2.107,17 67,43
Teto Salarial 10.209,07 122.508,84 2.552,27 81,67


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de matemática do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • estudar;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • comunicar-se;
  • promover a educação dos alunos;

Atividades

  • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • registrar avaliações e resultados;
  • contextualizar os conhecimentos;
  • registrar atividades extracurriculares;
  • listar material escolar básico;
  • construir relações de confiança com os alunos;
  • conviver com as ideias ou posições contrárias;
  • prever participação em eventos culturais e científicos;
  • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • demonstrar solidariedade;
  • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
  • demonstrar criatividade e iniciativa;
  • propor estudos interdisciplinares;
  • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • agir eticamente;
  • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • analisar a autoavaliação dos alunos;
  • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • elaborar os instrumentos de avaliação;
  • organizar a bibliografia;
  • participar das assembleias escolares;
  • assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • participar da gestão escolar nos colegiados;
  • organizar atividades comunitárias;
  • preencher formulários com notas e faltas;
  • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • selecionar os conteúdos;
  • estimular a troca de conhecimento;
  • definir processos e critérios de avaliação;
  • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • empregar recursos e procedimentos didáticos;
  • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • elaborar o projeto pedagógico;
  • demonstrar capacidade de diálogo;
  • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
  • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
  • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
  • elencar temas para projetos pedagógicos;
  • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
  • ler literatura específica da área de conhecimento;
  • trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • propor calendário de avaliação escrita;
  • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
  • colocar-se disponível para os alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • consultar legislação;
  • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
  • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • consultar bibliotecas;
  • prever recursos materiais e didáticos;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
  • orientar a autoavaliação dos alunos;
  • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • acompanhar as mudanças na área da educação;
  • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
  • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • analisar o plano de gestão da escola;
  • avaliar a frequência dos alunos;
  • demonstrar liderança;
  • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • ministrar aulas;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar controle emocional;
  • estabelecer as metodologias de ensino;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
  • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
  • propor regras comuns para comunidade escolar;
  • dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • revelar interesses multidisciplinares;
  • respeitar os limites dos alunos;
  • realizar reuniões com os pais para orientação;
  • aprender novas tecnologias;
  • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • propor atividades culturais;
  • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • propor opções para o horário de trabalho;
  • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • sistematizar o conhecimento;
  • preencher diário de classe;
  • debater projetos interdisciplinares com os alunos;


Setores que mais contratam Professor de matemática do ensino fundamental no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino médio
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - creche
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação profissional de nível técnico
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades associativas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Educação superior - graduação
  • Serviços de assistência social sem alojamento




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Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cartunista