Salário para o cargo de Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-15 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.887,38 e R$ 6.847,51, com a média salarial de R$ 3.166,68 e o salário mediana em R$ 2.543,88 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.166,68 38.000,21 791,67 22,32
1º Quartil 1.887,38 22.648,55 471,84 13,30
Salário Mediana 2.543,88 30.526,50 635,97 17,93
3º Quartil 5.222,20 62.666,41 1.305,55 36,81
Teto Salarial 6.847,51 82.170,08 1.711,88 48,26


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.539 - 4.832 2.302,70 1.538,72 1.679,00 3.988,97 4.831,56
São Paulo - SP 1.680 - 8.142 3.458,81 1.680,24 2.642,00 6.721,72 8.141,55
Curitiba - PR 2.084 - 5.869 3.062,54 2.083,85 2.700,00 4.845,41 5.868,91
Brasília - DF 1.786 - 6.511 3.519,54 1.785,75 3.631,00 5.375,60 6.511,09
Limeira - SP 3.062 - 4.850 3.581,33 3.061,71 3.813,00 4.004,31 4.850,14
São José dos Campos - SP 2.884 - 5.083 3.754,21 2.884,31 3.960,00 4.196,69 5.083,16
Fortaleza - CE 1.533 - 23.564 6.568,95 1.532,53 2.345,50 19.454,71 23.564,13
Imbituba - SC 2.160 - 5.338 3.360,15 2.159,73 4.258,00 4.407,22 5.338,16
Goiânia - GO 1.656 - 7.300 3.305,47 1.656,41 2.862,00 6.026,71 7.299,73
Monte Alto - SP 2.561 - 4.298 3.214,52 2.561,06 3.315,00 3.548,69 4.298,28
Belo Horizonte - MG 1.578 - 8.757 3.239,18 1.577,56 1.900,00 7.229,63 8.756,74
Rio Claro - SP 2.137 - 5.526 3.408,78 2.136,58 3.258,00 4.562,51 5.526,24
Vitoria - ES 1.981 - 4.980 2.757,56 1.981,08 2.500,00 4.111,85 4.980,39
Recife - PE 1.413 - 14.402 4.319,50 1.413,42 1.945,00 11.890,50 14.402,13
Campinas - SP 1.764 - 12.080 4.470,58 1.764,00 2.796,00 9.973,53 12.080,24
Ourinhos - SP 1.664 - 3.886 2.271,02 1.664,17 2.207,50 3.208,42 3.886,13
Campo Grande - MS 1.537 - 5.286 2.653,30 1.536,88 2.200,00 4.363,75 5.285,50
Manaus - AM 1.438 - 5.409 2.444,91 1.438,18 1.800,00 4.465,36 5.408,58
Vila Velha - ES 1.724 - 4.185 2.379,94 1.723,82 2.000,00 3.455,09 4.184,91
Natal - RN 1.471 - 9.631 3.468,13 1.471,09 2.497,00 7.951,71 9.631,35


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.775 - 6.576 3.325,46 1.775,08 3.124,00 5.428,96 6.575,72
Rio de Janeiro 1.546 - 6.283 2.691,69 1.545,92 2.000,00 5.187,38 6.283,11
Paraná 1.676 - 5.455 2.776,91 1.676,01 2.412,00 4.503,83 5.455,18
Santa Catarina 1.863 - 6.418 3.338,02 1.862,65 2.814,00 5.298,67 6.417,91
Minas Gerais 1.572 - 5.789 2.793,51 1.571,58 2.492,00 4.779,24 5.788,76
Distrito Federal 1.786 - 6.511 3.519,54 1.785,75 3.631,00 5.375,60 6.511,09
Rio Grande do Sul 1.509 - 5.863 2.767,28 1.509,08 2.300,00 4.840,20 5.862,59
Espírito Santo 1.740 - 5.791 2.828,96 1.739,74 2.500,00 4.780,92 5.790,79
Pernambuco 1.436 - 9.459 3.416,08 1.436,41 2.160,00 7.809,44 9.459,03
Ceará 1.531 - 20.546 6.005,94 1.530,71 2.658,50 16.963,29 20.546,45
Pará 1.564 - 7.216 3.459,21 1.564,13 3.390,50 5.957,44 7.215,83
Goiás 1.603 - 6.599 3.048,36 1.603,46 2.500,00 5.448,14 6.598,95
Mato Grosso do Sul 1.593 - 5.358 2.738,92 1.592,90 2.630,00 4.423,80 5.358,24
Bahia 1.416 - 10.294 3.417,55 1.415,52 1.694,00 8.499,19 10.294,47
Rio Grande do Norte 1.472 - 9.464 3.462,33 1.472,22 2.497,00 7.813,43 9.463,86
Mato Grosso 1.614 - 7.995 3.341,99 1.613,88 2.515,00 6.600,65 7.994,90
Maranhão 1.462 - 9.966 3.545,42 1.461,94 2.400,00 8.227,99 9.965,99
Sergipe 1.436 - 19.734 5.436,69 1.436,21 1.874,00 16.292,64 19.734,14
Amazonas 1.450 - 5.178 2.449,31 1.449,85 1.866,47 4.274,85 5.177,82
Alagoas 1.438 - 9.964 3.574,15 1.437,82 2.339,50 8.226,18 9.963,80
Paraíba 1.638 - 10.452 3.641,22 1.637,70 2.296,50 8.629,50 10.452,31
Piauí 1.441 - 6.193 2.582,61 1.441,43 1.800,00 5.113,00 6.193,02
Amapá 1.439 - 5.205 2.728,33 1.438,57 2.188,50 4.297,29 5.205,00
Rondônia 1.468 - 6.684 3.008,74 1.467,67 2.884,00 5.518,00 6.683,57
Tocantins 1.647 - 5.762 3.057,96 1.646,67 2.824,00 4.756,83 5.761,62
Acre 1.412 - 4.255 2.302,26 1.412,00 2.080,00 3.513,00 4.255,05
Roraima 1.644 - 5.031 2.581,08 1.643,60 2.225,00 4.153,80 5.031,21


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • estudar;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • comunicar-se;
  • promover a educação dos alunos;

  • Atividades

    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • propor atividades culturais;
    • ministrar aulas;
    • expressar-se com clareza;
    • selecionar os conteúdos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • trabalhar em equipe;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • demonstrar liderança;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • demonstrar controle emocional;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • registrar avaliações e resultados;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • agir eticamente;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • organizar a bibliografia;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • sistematizar o conhecimento;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • demonstrar solidariedade;
    • preencher diário de classe;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • listar material escolar básico;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • participar das assembleias escolares;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • consultar bibliotecas;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • consultar legislação;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • aprender novas tecnologias;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • colocar-se disponível para os alunos;


    Setores que mais contratam Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de condicionamento físico
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Ensino médio
    • Outras atividades esportivas
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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