Salário para o cargo de Professor de geografia do ensino fundamental
CBO 2313-20 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de geografia do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de geografia do ensino fundamental

Um Professor de geografia do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.887,97 e R$ 8.817,17, com a média salarial de R$ 3.693,38 e o salário mediana em R$ 2.647,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geografia do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.693,38 44.320,57 923,35 30,37
1º Quartil 1.887,97 22.655,69 471,99 15,53
Salário Mediana 2.647,00 31.764,00 661,75 21,77
3º Quartil 6.724,35 80.692,19 1.681,09 55,30
Teto Salarial 8.817,17 105.806,01 2.204,29 72,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.748 - 14.068 5.224,87 1.748,37 3.571,00 11.614,24 14.067,52
Rio de Janeiro - RJ 1.582 - 8.618 3.567,69 1.582,42 2.498,00 7.114,77 8.617,62
Brasília - DF 1.668 - 9.360 3.715,50 1.667,62 2.675,50 7.727,76 9.360,10
Belo Horizonte - MG 1.575 - 8.848 3.234,55 1.575,17 1.988,00 7.305,31 8.848,41
Goiânia - GO 1.636 - 8.463 3.555,93 1.635,67 2.717,00 6.987,50 8.463,47
Campinas - SP 1.545 - 6.165 2.847,50 1.545,33 2.362,50 5.089,67 6.164,76
São Caetano do Sul - SP 3.446 - 5.203 3.940,04 3.445,60 4.061,00 4.296,00 5.203,44
Manaus - AM 1.457 - 5.818 2.502,34 1.457,40 1.892,00 4.803,20 5.817,78
João Pessoa - PB 1.431 - 9.405 4.259,96 1.430,64 4.000,00 7.765,00 9.405,20
Campo Grande - MS 1.463 - 7.686 3.067,81 1.462,80 2.163,00 6.345,60 7.685,98
Aracaju - SE 1.500 - 5.399 2.671,61 1.499,60 2.486,63 4.457,20 5.398,69
Fortaleza - CE 1.488 - 28.911 6.604,79 1.487,50 2.200,00 23.869,00 28.910,85
Santo André - SP 1.882 - 13.411 5.444,74 1.882,00 3.202,00 11.072,50 13.411,34
Florianópolis - SC 1.483 - 5.308 2.536,13 1.483,25 2.311,55 4.382,08 5.307,70
Guarulhos - SP 1.665 - 5.052 2.757,09 1.665,25 2.738,50 4.170,65 5.051,62
Salvador - BA 1.551 - 9.363 3.480,01 1.550,96 2.599,20 7.730,50 9.363,41
Curitiba - PR 1.485 - 6.443 3.025,11 1.485,25 2.504,50 5.319,00 6.442,53
Natal - RN 1.969 - 28.954 7.657,74 1.969,38 2.994,00 23.904,75 28.954,15
Recife - PE 1.864 - 17.955 7.503,53 1.864,00 8.042,00 14.823,67 17.954,87
Campos dos Goytacazes - RJ 1.431 - 5.032 2.507,92 1.430,67 2.099,00 4.154,33 5.031,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.716 - 10.376 4.233,07 1.715,74 3.275,50 8.566,12 10.375,54
Rio de Janeiro 1.518 - 8.986 3.492,52 1.518,10 2.300,50 7.418,49 8.985,50
Minas Gerais 1.581 - 7.026 2.968,36 1.580,71 2.167,00 5.800,52 7.025,76
Santa Catarina 1.617 - 7.531 3.350,34 1.616,69 2.482,00 6.217,27 7.530,54
Distrito Federal 1.668 - 9.360 3.715,50 1.667,62 2.675,50 7.727,76 9.360,10
Rio Grande do Sul 1.550 - 7.149 3.100,71 1.549,76 2.452,50 5.902,24 7.148,97
Goiás 1.557 - 6.936 3.002,18 1.557,07 2.476,00 5.726,64 6.936,28
Paraná 1.550 - 6.600 3.030,22 1.549,62 2.434,00 5.448,92 6.599,90
Bahia 1.500 - 5.804 2.666,20 1.499,83 2.091,00 4.791,67 5.803,81
Ceará 1.460 - 14.659 4.404,07 1.460,30 2.200,00 12.102,40 14.658,79
Mato Grosso do Sul 1.515 - 6.816 2.977,61 1.515,00 2.297,00 5.627,00 6.815,59
Pará 1.770 - 18.737 5.635,29 1.769,69 2.946,00 15.469,33 18.736,92
Rio Grande do Norte 1.608 - 18.871 5.464,05 1.608,38 2.994,00 15.580,38 18.871,42
Pernambuco 1.729 - 14.987 5.889,46 1.729,29 4.740,00 12.373,43 14.987,07
Maranhão 1.415 - 4.249 2.202,81 1.415,00 2.061,00 3.507,67 4.248,59
Sergipe 1.489 - 5.622 2.606,51 1.488,50 2.043,00 4.641,50 5.621,92
Paraíba 1.438 - 9.080 3.864,89 1.438,03 3.493,00 7.496,67 9.080,19
Amazonas 1.465 - 5.554 2.464,74 1.464,50 1.771,00 4.585,83 5.554,50
Tocantins 1.641 - 6.958 3.091,81 1.641,40 2.058,00 5.744,80 6.958,27
Espírito Santo 1.745 - 7.435 3.314,05 1.745,40 2.425,00 6.138,20 7.434,77
Piauí 1.412 - 4.256 2.296,33 1.412,00 2.147,00 3.514,00 4.256,26
Rondônia 1.582 - 7.334 3.313,21 1.582,00 2.838,50 6.054,67 7.333,59
Mato Grosso 1.433 - 8.401 3.207,98 1.432,67 1.916,00 6.935,67 8.400,69
Acre 1.856 - 5.224 2.968,00 1.856,00 2.730,00 4.313,00 5.224,03
Amapá 1.412 - 5.329 2.364,70 1.412,00 1.905,50 4.400,00 5.329,41
Roraima 2.160 - 3.221 2.376,88 2.160,00 2.354,00 2.659,00 3.220,66
Alagoas 1.412 - 8.570 2.978,17 1.412,00 1.867,00 7.075,20 8.569,69


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de geografia do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • estudar;
  • promover a educação dos alunos;
  • comunicar-se;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • participar das assembleias escolares;
    • organizar a bibliografia;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • sistematizar o conhecimento;
    • ministrar aulas;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • consultar legislação;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • demonstrar controle emocional;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • listar material escolar básico;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • selecionar os conteúdos;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • trabalhar em equipe;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • expressar-se com clareza;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • demonstrar solidariedade;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • agir eticamente;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • registrar avaliações e resultados;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • aprender novas tecnologias;
    • consultar bibliotecas;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • propor atividades culturais;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • demonstrar liderança;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • preencher diário de classe;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;


    Setores que mais contratam Professor de geografia do ensino fundamental no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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