Salário para o cargo de Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-05 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.078,65 e R$ 10.621,24, com a média salarial de R$ 4.515,31 e o salário mediana em R$ 2.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.515,31 54.183,72 1.128,83 32,25
1º Quartil 2.078,65 24.943,80 519,66 14,85
Salário Mediana 2.862,00 34.344,00 715,50 20,44
3º Quartil 8.768,97 105.227,64 2.192,24 62,64
Teto Salarial 10.621,24 127.454,88 2.655,31 75,87


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • promover a educação dos alunos;
  • estudar;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
  • demonstrar liderança;
  • analisar a autoavaliação dos alunos;
  • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • propor critérios para a composição das classes;
  • elaborar o projeto pedagógico;
  • demonstrar controle emocional;
  • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • listar material escolar básico;
  • aprender novas tecnologias;
  • propor regras comuns para comunidade escolar;
  • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
  • trabalhar em equipe;
  • ministrar aulas;
  • organizar a bibliografia;
  • demonstrar criatividade e iniciativa;
  • elencar temas para projetos pedagógicos;
  • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • sistematizar o conhecimento;
  • analisar o plano de gestão da escola;
  • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • prever recursos materiais e didáticos;
  • preencher formulários com notas e faltas;
  • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
  • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
  • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • propor estudos interdisciplinares;
  • propor atividades culturais;
  • ler literatura específica da área de conhecimento;
  • demonstrar capacidade de diálogo;
  • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • consultar bibliotecas;
  • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
  • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • demonstrar solidariedade;
  • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • prever participação em eventos culturais e científicos;
  • agir eticamente;
  • construir relações de confiança com os alunos;
  • empregar recursos e procedimentos didáticos;
  • acompanhar as mudanças na área da educação;
  • estabelecer as metodologias de ensino;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
  • conviver com as ideias ou posições contrárias;
  • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • revelar interesses multidisciplinares;
  • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
  • propor opções para o horário de trabalho;
  • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • consultar legislação;
  • definir processos e critérios de avaliação;
  • elaborar os instrumentos de avaliação;
  • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • registrar avaliações e resultados;
  • preencher diário de classe;
  • trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
  • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • expressar-se com clareza;
  • selecionar os conteúdos;
  • registrar atividades extracurriculares;
  • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
  • criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • colocar-se disponível para os alunos;
  • organizar atividades comunitárias;
  • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • estimular a troca de conhecimento;
  • propor calendário de avaliação escrita;
  • assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • contextualizar os conhecimentos;
  • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
  • respeitar os limites dos alunos;
  • orientar a autoavaliação dos alunos;
  • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;


Setores que mais contratam Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Educação infantil - creche
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação superior - graduação
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades associativas
  • Outras atividades esportivas




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