Salário para o cargo de Professor de história do ensino fundamental
CBO 2313-25 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de história do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de história do ensino fundamental

Um Professor de história do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.924,21 e R$ 12.829,44, com a média salarial de R$ 5.003,48 e o salário mediana em R$ 2.688,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de história do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.003,48 60.041,76 1.250,87 41,70
1º Quartil 1.924,21 23.090,52 481,05 16,04
Salário Mediana 2.688,00 32.256,00 672,00 22,40
3º Quartil 10.592,07 127.104,84 2.648,02 88,27
Teto Salarial 12.829,44 153.953,28 3.207,36 106,91


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de história do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • promover a educação dos alunos;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • estudar;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • contextualizar os conhecimentos;
  • propor critérios para a composição das classes;
  • construir relações de confiança com os alunos;
  • decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • analisar o plano de gestão da escola;
  • respeitar os limites dos alunos;
  • definir processos e critérios de avaliação;
  • prever recursos materiais e didáticos;
  • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • demonstrar criatividade e iniciativa;
  • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • registrar atividades extracurriculares;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • ler literatura específica da área de conhecimento;
  • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
  • avaliar a frequência dos alunos;
  • demonstrar capacidade de diálogo;
  • elaborar os instrumentos de avaliação;
  • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
  • preencher diário de classe;
  • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • estabelecer as metodologias de ensino;
  • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
  • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • demonstrar controle emocional;
  • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • demonstrar solidariedade;
  • propor opções para o horário de trabalho;
  • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • participar da gestão escolar nos colegiados;
  • registrar avaliações e resultados;
  • ministrar aulas;
  • registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • analisar a autoavaliação dos alunos;
  • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • revelar interesses multidisciplinares;
  • organizar a bibliografia;
  • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • propor calendário de avaliação escrita;
  • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
  • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
  • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • organizar atividades comunitárias;
  • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • prever participação em eventos culturais e científicos;
  • assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
  • propor atividades culturais;
  • demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • elencar temas para projetos pedagógicos;
  • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
  • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • demonstrar liderança;
  • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
  • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
  • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
  • consultar legislação;
  • consultar bibliotecas;
  • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • sistematizar o conhecimento;
  • propor estudos interdisciplinares;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
  • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • estimular a troca de conhecimento;
  • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • participar das assembleias escolares;
  • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • empregar recursos e procedimentos didáticos;
  • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • aprender novas tecnologias;
  • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
  • agir eticamente;
  • selecionar os conteúdos;
  • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • elaborar o projeto pedagógico;
  • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • conviver com as ideias ou posições contrárias;
  • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • preencher formulários com notas e faltas;
  • orientar a autoavaliação dos alunos;
  • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • acompanhar as mudanças na área da educação;
  • trabalhar em equipe;
  • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • expressar-se com clareza;
  • colocar-se disponível para os alunos;
  • propor regras comuns para comunidade escolar;


Setores que mais contratam Professor de história do ensino fundamental no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino médio
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - creche
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais




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