Salário para o cargo de Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-05 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.110,89 e R$ 8.965,62, com a média salarial de R$ 3.896,72 e o salário mediana em R$ 2.909,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.896,72 46.760,63 974,18 27,63
1º Quartil 2.110,89 25.330,63 527,72 14,97
Salário Mediana 2.909,00 34.908,00 727,25 20,63
3º Quartil 6.837,57 82.050,78 1.709,39 48,49
Teto Salarial 8.965,62 107.587,45 2.241,41 63,58


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Cosmópolis - SP 2.511 - 5.604 3.717,55 2.511,28 3.981,00 4.626,95 5.604,30
São Paulo - SP 1.746 - 16.179 5.861,73 1.745,99 4.035,00 13.357,79 16.179,36
Bariri - SP 2.364 - 3.460 2.581,47 2.363,85 2.558,00 2.856,60 3.460,00
Rio de Janeiro - RJ 1.683 - 9.605 4.016,62 1.683,30 3.015,00 7.930,16 9.605,25
Brasília - DF 1.596 - 15.635 5.540,32 1.595,55 2.950,00 12.908,27 15.634,89
Porto Alegre - RS 1.630 - 8.472 3.625,08 1.629,83 2.989,00 6.994,85 8.472,37
Belo Horizonte - MG 1.618 - 8.011 3.327,52 1.617,93 2.538,00 6.613,56 8.010,54
Sorocaba - SP 2.217 - 13.823 5.741,60 2.217,35 3.322,00 11.412,71 13.823,41
Curitiba - PR 1.776 - 8.446 4.092,17 1.775,75 3.735,00 6.973,44 8.446,44
Salvador - BA 1.506 - 10.369 3.709,71 1.506,43 2.238,50 8.560,93 10.369,25
Manaus - AM 1.441 - 4.998 2.292,12 1.440,79 1.592,50 4.126,57 4.998,23
Altinópolis - SP 2.301 - 5.208 3.159,25 2.300,83 2.762,00 4.300,08 5.208,39
Campo Grande - MS 1.533 - 6.335 2.962,65 1.532,67 2.360,00 5.230,25 6.335,04
Joinville - SC 2.894 - 15.922 7.978,53 2.894,25 7.979,00 13.144,92 15.921,52
Estiva Gerbi - SP 1.671 - 3.549 2.111,73 1.671,14 1.865,40 2.930,33 3.549,31
Ribeirão Preto - SP 1.637 - 7.324 3.731,29 1.637,00 3.849,00 6.046,91 7.324,20
Fortaleza - CE 1.412 - 10.296 3.364,66 1.412,00 1.614,50 8.500,77 10.296,39
Santo André - SP 1.865 - 7.988 3.941,16 1.865,00 3.562,00 6.595,02 7.988,09
Cajamar - SP 4.253 - 5.981 4.738,00 4.253,20 4.938,00 4.938,00 5.981,05
Campinas - SP 1.696 - 9.970 4.114,99 1.696,00 3.232,00 8.231,11 9.969,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.996 - 9.158 4.082,94 1.996,28 3.316,00 7.560,85 9.157,93
Rio de Janeiro 1.581 - 11.310 4.260,61 1.580,89 2.816,00 9.337,91 11.310,36
Minas Gerais 1.640 - 6.626 3.036,00 1.640,42 2.579,00 5.470,56 6.626,11
Bahia 1.573 - 9.062 3.542,03 1.573,38 2.577,00 7.481,42 9.061,73
Rio Grande do Sul 1.648 - 6.662 3.128,48 1.647,58 2.638,00 5.500,46 6.662,33
Paraná 1.659 - 10.329 3.942,07 1.658,65 2.486,00 8.527,60 10.328,88
Santa Catarina 1.777 - 11.596 4.600,10 1.777,14 3.367,50 9.573,75 11.596,01
Goiás 1.679 - 6.640 2.924,25 1.679,28 2.081,00 5.482,14 6.640,13
Pernambuco 1.601 - 10.516 3.796,61 1.601,12 2.532,50 8.682,37 10.516,35
Distrito Federal 1.596 - 15.635 5.540,32 1.595,55 2.950,00 12.908,27 15.634,89
Ceará 1.412 - 10.939 3.549,42 1.412,44 1.650,00 9.031,64 10.939,39
Mato Grosso do Sul 1.585 - 5.866 2.821,37 1.584,88 2.320,00 4.843,38 5.866,44
Amazonas 1.441 - 4.998 2.286,88 1.440,79 1.592,50 4.126,57 4.998,23
Mato Grosso 1.903 - 6.762 3.718,94 1.903,03 3.725,50 5.582,38 6.761,55
Pará 1.649 - 9.143 3.676,35 1.649,00 2.827,00 7.548,38 9.142,83
Piauí 1.413 - 6.175 2.559,22 1.412,50 1.795,00 5.097,72 6.174,51
Tocantins 1.952 - 9.088 3.930,73 1.952,17 3.183,00 7.502,92 9.087,76
Paraíba 1.662 - 5.565 2.707,33 1.661,55 2.356,00 4.594,73 5.565,27
Espírito Santo 1.751 - 6.396 2.979,10 1.750,80 2.243,50 5.280,40 6.395,78
Maranhão 1.431 - 15.403 4.350,06 1.430,62 2.061,00 12.716,92 15.403,12
Sergipe 1.478 - 37.084 8.820,53 1.478,13 2.433,00 30.617,13 37.084,38
Rio Grande do Norte 1.520 - 5.942 2.761,56 1.520,33 2.170,00 4.905,67 5.941,89
Rondônia 2.075 - 6.418 3.509,00 2.075,00 3.182,00 5.298,33 6.417,50
Alagoas 1.412 - 4.443 1.978,89 1.412,00 1.432,00 3.668,33 4.443,20
Amapá 1.462 - 4.796 2.892,45 1.462,00 3.300,00 3.960,00 4.796,47
Roraima 1.965 - 5.122 2.973,63 1.965,00 2.825,50 4.229,00 5.122,29
Acre 2.450 - 3.412 2.727,29 2.450,00 2.730,00 2.817,00 3.412,03


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • estudar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • comunicar-se;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;

  • Atividades

    • construir relações de confiança com os alunos;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • trabalhar em equipe;
    • aprender novas tecnologias;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • preencher diário de classe;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • sistematizar o conhecimento;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • listar material escolar básico;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • registrar avaliações e resultados;
    • demonstrar solidariedade;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • propor atividades culturais;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • ministrar aulas;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • consultar legislação;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • participar das assembleias escolares;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • organizar a bibliografia;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • agir eticamente;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • consultar bibliotecas;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • demonstrar controle emocional;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • selecionar os conteúdos;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • demonstrar liderança;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • expressar-se com clareza;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • organizar atividades comunitárias;


    Setores que mais contratam Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços de assistência social sem alojamento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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