Salário para o cargo de Imediato da marinha mercante
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Imediato da marinha mercante - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Imediato da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar operações;
  • navegar com segurança;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar material de bordo;

Atividades

  • conferir certificação da tripulação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • preparar a unidade para reboque;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • demonstrar percepção espacial;
  • controlar medicamento de bordo;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • demonstrar liderança;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • manusear cargas a bordo;
  • discriminar cores;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • supervisionar seção de câmara;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar material de combate à poluição;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • controlar material de custeio;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • operar rampas de cargas;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • realizar o plano de viagem;
  • controlar material de passadiço;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • elaborar material didático;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • operar equipamentos de navegação;
  • conferir certificação da embarcação;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • ministrar treinamento em terra;
  • trabalhar em equipe;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • definir área segura para trabalho;
  • controlar certificação da tripulação;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • tomar decisões;
  • avaliar as condições para amarração;
  • verificar marcação das cargas;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • efetuar auditorias internas;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • operar tampas de escotilha;
  • supervisionar o sms;
  • acionar plano de emergência;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • coordenar postos de emergência;
  • proferir palestras;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • controlar planos de bordo;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • operar guincho de reboque;
  • avaliar as condições de calado;
  • consultar legislação;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • emitir permissão para trabalho;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • acionar plano de contingência;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • testar equipamentos de segurança;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • operar rampas de acesso;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • aplicar legislação;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • controlar rancho;
  • controlar epi e epc;
  • discriminar sons e ruídos;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • supervisionar equipe de convés;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • manobrar a embarcação;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • elaborar conteúdo programático;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • coordenar operações de reboque;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • realizar comunicação de bordo;
  • operar o sistema de lastro;
  • elaborar o plano para reboque;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • trabalhar sob pressão;
  • operar cobertas de cargas;
  • transportar passageiros;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • verificar peação da carga;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • avaliar as condições de atracação;
  • coordenar operações de resgate;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • orientar a navegação;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • elaborar apresentações;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • executar procedimentos de serviços no porto;


Setores que mais contratam Imediato da marinha mercante no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




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