Salário para o cargo de Gerente de área de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de área de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de área de vendas

Um Gerente de área de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,69 e R$ 17.721,67, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de área de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.347,69 16.172,26 336,92 6,31
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 13.515,31 162.183,67 3.378,83 63,31
Teto Salarial 17.721,67 212.660,09 4.430,42 83,01


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de área de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • detectar expectativas e necessidades;
    • saber ouvir;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • entrevistar candidatos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • administrar orçamentos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • cobrar resultados da equipe;
    • otimizar custos e recursos;
    • captar recursos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • identificar necessidade de recursos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • analisar contexto;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • liderar pessoas;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar demanda do cliente;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • trabalhar em equipe;
    • definir perfis profissionais;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer política comercial;
    • gerenciar remanejamentos;
    • monitorar contratos;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • avaliar desempenho;
    • revisar planos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar criatividade;
    • agir com empatia;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • realizar campanhas de vendas;
    • gerenciar equipes;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • checar informações para divulgação;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dimensionar equipe;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar tendências do mercado;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • contratar serviços de terceiros;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • formular plano de incentivos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar demanda reclamatória;
    • administrar conflitos entre partes;
    • cobrar ações;
    • elaborar orçamentos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • mediar conflitos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • delegar atribuições;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • analisar impacto normativo;
    • estabelecer diálogo;
    • planejar campanhas de vendas;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • examinar currículos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • mapear processo de decisão;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • realizar escuta ativa;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • tomar decisões;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • representar empresa publicamente;
    • pensar estrategicamente;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar cenários;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar mídias;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • negociar com clientes;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • negociar com partes interessadas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • autorizar pagamentos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;


    Setores que mais contratam Gerente de área de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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