Salário para o cargo de Gerente de marketing e vendas
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de marketing e vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de marketing e vendas

Um Gerente de marketing e vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.306,33 e R$ 27.683,63, com a média salarial de R$ 10.225,57 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de marketing e vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.225,57 122.706,81 2.556,39 47,89
1º Quartil 3.306,33 39.675,91 826,58 15,48
Salário Mediana 7.000,00 84.000,00 1.750,00 32,78
3º Quartil 21.112,72 253.352,63 5.278,18 98,87
Teto Salarial 27.683,63 332.203,57 6.920,91 129,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.738 - 35.887 15.685,15 4.738,45 14.000,00 29.628,80 35.887,29
Rio de Janeiro - RJ 2.631 - 29.992 11.763,48 2.630,68 9.451,00 24.761,45 29.991,81
Belo Horizonte - MG 2.250 - 19.849 7.703,54 2.250,12 5.659,00 16.387,18 19.848,65
Fortaleza - CE 1.591 - 9.699 3.767,50 1.590,60 2.599,00 8.007,86 9.699,36
Curitiba - PR 2.645 - 22.179 8.623,19 2.644,72 6.464,00 18.310,84 22.178,64
Barueri - SP 4.555 - 35.633 15.339,15 4.555,16 13.545,50 29.419,11 35.633,31
Campinas - SP 2.670 - 32.455 12.251,98 2.670,42 9.500,00 26.795,18 32.455,13
Recife - PE 1.664 - 13.608 5.090,61 1.663,77 3.616,00 11.234,47 13.607,52
Porto Alegre - RS 2.274 - 23.449 8.713,09 2.273,70 6.652,00 19.360,06 23.449,48
Brasília - DF 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Goiânia - GO 1.923 - 16.692 6.087,14 1.923,16 4.236,00 13.781,00 16.691,97
Florianópolis - SC 2.682 - 23.955 9.003,27 2.681,91 6.546,00 19.777,81 23.955,48
Salvador - BA 1.946 - 26.472 8.492,02 1.946,30 4.553,00 21.855,16 26.471,63
Osasco - SP 4.437 - 44.185 18.447,31 4.436,92 15.563,81 36.479,08 44.184,55
Guarulhos - SP 2.298 - 27.659 10.098,44 2.297,74 7.000,00 22.835,15 27.658,62
Joinville - SC 2.693 - 24.121 9.029,60 2.693,34 6.785,00 19.914,42 24.120,94
João Pessoa - PB 1.576 - 6.846 3.085,97 1.576,16 2.500,00 5.652,34 6.846,29
Londrina - PR 2.072 - 20.380 6.497,53 2.072,28 3.500,00 16.825,74 20.379,84
Maringá - PR 2.199 - 12.156 5.145,58 2.199,08 4.176,00 10.036,35 12.156,32
São Luís - MA 1.582 - 7.295 3.028,95 1.582,37 2.129,00 6.022,44 7.294,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.350 - 34.097 14.043,11 3.350,15 12.000,00 28.150,50 34.096,73
Minas Gerais 1.740 - 17.577 6.259,11 1.740,18 4.000,00 14.511,55 17.576,82
Paraná 2.077 - 19.404 6.914,93 2.077,48 4.402,00 16.019,96 19.403,85
Rio de Janeiro 2.144 - 27.655 10.184,55 2.143,79 7.786,00 22.832,06 27.654,88
Santa Catarina 1.996 - 17.266 6.373,93 1.995,80 4.334,50 14.255,16 17.266,28
Ceará 1.539 - 12.314 4.227,95 1.538,82 2.500,00 10.166,55 12.314,03
Rio Grande do Sul 2.013 - 18.665 6.753,31 2.013,26 4.490,50 15.410,08 18.665,15
Pernambuco 1.541 - 12.051 4.318,84 1.541,31 2.640,00 9.949,09 12.050,63
Goiás 1.753 - 16.271 5.885,61 1.752,92 4.000,00 13.433,75 16.271,36
Bahia 1.581 - 18.382 5.893,11 1.580,83 3.168,00 15.176,33 18.382,02
Distrito Federal 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Paraíba 1.488 - 6.982 2.972,36 1.487,87 2.220,00 5.764,30 6.981,89
Espírito Santo 1.923 - 14.381 5.510,13 1.922,58 3.700,00 11.873,05 14.381,00
Mato Grosso 1.716 - 18.543 6.223,38 1.716,02 3.960,00 15.308,96 18.542,67
Rio Grande do Norte 1.503 - 7.123 3.075,93 1.502,85 2.437,00 5.881,05 7.123,30
Maranhão 1.502 - 6.588 2.847,03 1.501,82 2.022,00 5.439,39 6.588,36
Pará 1.517 - 7.252 3.095,98 1.517,37 2.350,00 5.986,97 7.251,60
Piauí 1.431 - 11.234 3.785,03 1.430,69 2.184,00 9.274,49 11.233,54
Mato Grosso do Sul 1.800 - 11.526 4.583,62 1.799,63 3.503,00 9.515,68 11.525,68
Alagoas 1.670 - 9.040 3.637,15 1.670,19 2.800,00 7.463,43 9.039,93
Sergipe 1.468 - 7.227 3.075,35 1.468,05 2.500,00 5.966,75 7.227,11
Amazonas 1.824 - 11.166 4.514,62 1.823,80 3.060,00 9.219,05 11.166,39
Rondônia 1.467 - 6.051 2.630,60 1.467,00 2.000,00 4.996,14 6.051,48
Tocantins 1.449 - 7.075 2.967,76 1.449,20 2.500,00 5.841,20 7.075,04
Amapá 1.512 - 5.889 2.666,83 1.511,57 2.315,00 4.862,29 5.889,35
Roraima 1.790 - 9.692 3.587,39 1.789,50 2.575,00 8.002,00 9.692,26
Acre 1.652 - 11.062 3.948,00 1.651,75 2.200,00 9.132,75 11.061,86


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de marketing e vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • cobrar resultados da equipe;
    • analisar demanda do cliente;
    • delegar atribuições;
    • elaborar orçamentos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • administrar orçamentos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • analisar impacto normativo;
    • mapear processo de decisão;
    • captar recursos;
    • estabelecer diálogo;
    • avaliar desempenho;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • negociar com partes interessadas;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • demonstrar flexibilidade;
    • planejar campanhas de vendas;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • negociar com clientes;
    • gerenciar remanejamentos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • monitorar mídias;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • checar informações para divulgação;
    • estabelecer política comercial;
    • liderar pessoas;
    • otimizar custos e recursos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • cobrar ações;
    • gerir lucratividade;
    • agir com empatia;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar cenários;
    • analisar contexto;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar visão sistêmica;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • examinar currículos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar demanda reclamatória;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • pesquisar mercado;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • gerenciar equipes;
    • formular plano de incentivos;
    • revisar planos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • monitorar contratos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • pensar estrategicamente;
    • identificar necessidade de recursos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • entrevistar candidatos;
    • autorizar pagamentos;
    • saber ouvir;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • representar empresa publicamente;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • dimensionar equipe;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • tomar decisões;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • elaborar relatórios;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • mediar conflitos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • realizar campanhas de vendas;
    • analisar tendências do mercado;


    Setores que mais contratam Gerente de marketing e vendas no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico