Salário para o cargo de Gerente de relações corporativas
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de relações corporativas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de relações corporativas

Um Gerente de relações corporativas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.446,61 e R$ 24.979,92, com a média salarial de R$ 9.970,86 e o salário mediana em R$ 6.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Gerente de relações corporativas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.970,86 119.650,32 2.492,72 47,48
1º Quartil 3.446,61 41.359,32 861,65 16,41
Salário Mediana 6.500,00 78.000,00 1.625,00 30,95
3º Quartil 20.623,60 247.483,20 5.155,90 98,21
Teto Salarial 24.979,92 299.759,04 6.244,98 118,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de relações corporativas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • elaborar relatórios;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
  • pensar estrategicamente;
  • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
  • gerenciar remanejamentos;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar flexibilidade;
  • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar orçamentos;
  • definir perfis profissionais;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
  • representar empresa publicamente;
  • gerir nível de satisfação do cliente;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • entrevistar candidatos;
  • revisar planos;
  • captar recursos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • avaliar desempenho;
  • monitorar contratos;
  • analisar tendências do mercado;
  • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
  • saber ouvir;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
  • administrar orçamentos;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • negociar condições e prioridades de projetos;
  • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
  • liderar pessoas;
  • demonstrar capacidade de abstração;
  • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
  • planejar ações para promoção da imagem institucional;
  • autorizar pagamentos;
  • identificar necessidade de recursos;
  • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
  • recomendar doações e/ou patrocínios;
  • acompanhar atuação da concorrência;
  • planejar campanhas de vendas;
  • gerenciar equipes;
  • pesquisar mercado;
  • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
  • coordenar serviços de atendimento a clientes;
  • formular plano de incentivos;
  • implementar serviços de atendimento a clientes;
  • assessorar nos contatos com a imprensa;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • trabalhar em equipe;
  • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
  • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
  • dimensionar equipe;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
  • contratar serviços de terceiros;
  • monitorar a execução de serviços de terceiros;
  • tomar decisões;
  • agir com empatia;
  • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
  • demonstrar habilidades comunicativas;
  • detectar necessidades de capacitação profissional;
  • examinar currículos;
  • monitorar metas e indicadores de desempenho;
  • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
  • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
  • otimizar custos e recursos;
  • atender a auditoria interna e externa;
  • listar atividades de cargos / funções;
  • cobrar resultados da equipe;
  • criar programas e ações de fidelização de clientes;


Setores que mais contratam Gerente de relações corporativas no mercado de trabalho

  • Agências de publicidade
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de teleatendimento
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades associativas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Outras atividades de ensino
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros




Profissões em Destaque: