Salário para o cargo de Gerente de relações corporativas
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de relações corporativas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de relações corporativas

Um Gerente de relações corporativas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.529,23 e R$ 26.437,59, com a média salarial de R$ 9.882,01 e o salário mediana em R$ 6.583,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de relações corporativas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.882,01 118.584,16 2.470,50 47,29
1º Quartil 3.529,23 42.350,75 882,31 16,89
Salário Mediana 6.583,00 78.996,00 1.645,75 31,50
3º Quartil 20.162,44 241.949,24 5.040,61 96,48
Teto Salarial 26.437,59 317.251,11 6.609,40 126,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.106 - 33.779 13.080,75 3.106,47 10.367,50 27.888,01 33.778,79
Rio de Janeiro - RJ 3.141 - 30.419 11.946,86 3.140,95 10.000,00 25.114,04 30.418,88
Belo Horizonte - MG 2.206 - 18.323 6.946,49 2.206,06 5.021,00 15.127,30 18.322,64
Brasília - DF 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Barueri - SP 3.418 - 32.733 12.430,31 3.418,19 8.250,00 27.024,38 32.732,74
Curitiba - PR 3.014 - 20.427 8.093,24 3.014,18 6.000,00 16.864,83 20.427,19
Fortaleza - CE 1.948 - 11.802 4.526,39 1.948,20 3.323,00 9.743,70 11.801,86
Porto Alegre - RS 2.435 - 24.337 7.874,81 2.435,24 3.893,00 20.092,95 24.337,18
Salvador - BA 1.931 - 15.626 5.912,93 1.930,64 4.300,00 12.900,71 15.625,73
Campinas - SP 3.268 - 28.448 10.431,98 3.268,46 8.000,00 23.487,00 28.448,16
Vitoria - ES 2.562 - 19.304 7.994,21 2.561,55 7.028,50 15.937,11 19.303,50
Niterói - RJ 4.486 - 9.567 6.746,26 4.486,10 7.250,00 7.898,20 9.566,54
Goiânia - GO 2.298 - 19.295 6.716,16 2.297,98 4.800,00 15.930,24 19.295,19
Recife - PE 2.149 - 15.326 5.726,32 2.149,25 3.715,00 12.653,38 15.326,15
Florianópolis - SC 2.452 - 16.137 6.408,60 2.452,38 3.863,50 13.322,75 16.136,91
Guarulhos - SP 3.240 - 18.398 7.859,48 3.240,00 6.171,00 15.189,60 18.398,10
Uberlândia - MG 1.588 - 7.777 3.422,95 1.588,40 3.000,00 6.420,40 7.776,58
Osasco - SP 5.228 - 39.118 17.112,52 5.227,78 12.600,00 32.295,80 39.117,64
Nova Lima - MG 1.900 - 22.826 7.405,92 1.900,20 4.678,00 18.845,20 22.825,87
Ribeirão Preto - SP 1.874 - 17.831 5.694,32 1.874,00 3.100,00 14.721,00 17.830,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.947 - 32.319 12.380,46 2.946,99 9.573,50 26.682,91 32.319,14
Minas Gerais 1.900 - 16.316 5.952,53 1.900,43 4.190,00 13.470,25 16.315,57
Rio de Janeiro 2.782 - 28.139 10.613,09 2.782,19 7.250,00 23.231,65 28.138,88
Paraná 2.342 - 19.758 7.184,28 2.341,86 4.879,00 16.312,06 19.757,65
Rio Grande do Sul 2.184 - 21.120 7.118,11 2.184,09 3.800,00 17.436,82 21.120,00
Ceará 1.810 - 14.711 5.202,18 1.810,32 3.323,00 12.145,89 14.711,47
Bahia 1.848 - 15.672 5.715,91 1.847,84 3.351,17 12.939,04 15.672,15
Santa Catarina 2.291 - 16.436 6.446,43 2.291,40 4.623,00 13.569,53 16.435,82
Distrito Federal 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Espírito Santo 1.938 - 17.621 6.582,15 1.937,50 4.685,00 14.547,62 17.620,52
Goiás 1.533 - 17.042 5.678,06 1.532,66 3.300,00 14.069,76 17.041,71
Pernambuco 1.991 - 13.185 5.253,33 1.990,50 4.924,00 10.885,26 13.184,55
Pará 1.532 - 18.173 6.332,00 1.531,56 4.285,50 15.003,89 18.173,16
Mato Grosso 1.779 - 40.893 13.119,00 1.778,75 7.649,00 33.761,38 40.892,79
Maranhão 1.532 - 10.393 3.761,00 1.531,75 2.257,50 8.580,88 10.393,41
Mato Grosso do Sul 1.792 - 24.544 7.775,30 1.792,17 3.798,50 20.263,50 24.543,76
Paraíba 1.992 - 14.030 5.690,17 1.992,35 3.452,50 11.583,17 14.029,88
Alagoas 1.803 - 14.311 5.426,64 1.803,09 3.500,00 11.815,00 14.310,68
Rio Grande do Norte 1.996 - 8.950 4.023,25 1.996,00 3.500,00 7.389,00 8.949,78
Amazonas 1.637 - 17.126 5.205,06 1.637,33 3.500,00 14.139,00 17.125,58
Sergipe 1.773 - 6.701 3.107,92 1.773,33 2.500,00 5.532,00 6.700,52
Amapá 1.424 - 6.398 2.266,01 1.423,50 1.435,00 5.282,00 6.397,72
Acre 3.088 - 20.607 7.442,17 3.088,00 6.338,00 17.013,00 20.606,66
Tocantins 1.702 - 16.417 5.498,83 1.702,00 3.395,50 13.554,00 16.417,01
Rondônia 2.076 - 7.810 4.000,60 2.076,00 2.600,00 6.448,00 7.810,01
Piauí 3.500 - 21.287 6.396,79 3.500,00 3.700,00 17.575,00 21.287,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de relações corporativas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • examinar currículos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • elaborar orçamentos;
    • estabelecer política comercial;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • realizar campanhas de vendas;
    • entrevistar candidatos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • negociar com partes interessadas;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • monitorar mídias;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • captar recursos;
    • formular plano de incentivos;
    • saber ouvir;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar impacto normativo;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • monitorar contratos;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar criatividade;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • analisar cenários;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • detectar expectativas e necessidades;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • realizar escuta ativa;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • avaliar desempenho;
    • identificar necessidade de recursos;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • dimensionar equipe;
    • otimizar custos e recursos;
    • pensar estrategicamente;
    • revisar planos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • agir com empatia;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • mapear processo de decisão;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • estabelecer diálogo;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • checar informações para divulgação;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • negociar com clientes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • definir perfis profissionais;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerir lucratividade;
    • liderar pessoas;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • tomar decisões;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • administrar orçamentos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar ações;
    • analisar demanda reclamatória;
    • gerenciar equipes;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • autorizar pagamentos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • contratar serviços de terceiros;
    • representar empresa publicamente;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • mediar conflitos;
    • analisar demanda do cliente;
    • analisar tendências do mercado;
    • analisar contexto;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;


    Setores que mais contratam Gerente de relações corporativas no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades associativas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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